: Mais Magazine:: Comentários: 0

A Praia da Albufeira da Tapada Grande, em Mértola, foi distinguida pelo 11.º ano consecutivo com a Bandeira Azul, o mais importante galardão de qualidade atribuído a uma zona balnear. Para Mário Tomé, Presidente do Município, o esforço e empenho da autarquia tem – se traduzido nas distinções e galardões alcançados, dentro e fora de portas, e contribuído para afirmar este local como um verdadeiro polo de atração turística.

O Município de Mértola foi novamente distinguido com o Galardão Bandeira Azul 2022, uma iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) que visa premiar a adoção de boas práticas no domínio da sustentabilidade, na preservação do ambiente marinho, costeiro e lacustre. A grande premiada foi a Praia da Albufeira da Tapada Grande, na Mina de S. Domingos, que desde 2012 faz do azul a sua principal bandeira. “É um orgulho para todos nós que uma praia do interior do país tenha esta congratulação sucessiva”, confessa o autarca. Este reconhecimento vem, uma vez mais, confirmar o investimento contínuo do município na criação de condições e de serviços de qualidade, bem como na defesa de uma estratégia territorial de desenvolvimento sustentável. “A Bandeira Azul atesta a qualidade da praia, dos equipamentos e do serviço prestado. Atesta uma prática de profunda consideração pelos valores naturais e biodiversidade em presença, atesta as condições de inclusão e respeito pelas condicionantes de públicos com dificuldades de mobilidade num projeto que queremos ambientalmente, economicamente e socialmente responsável. Participar neste concurso é reafirmar anualmente este compromisso”.

Praia da Albufeira da Tapada Grande

A Praia da Albufeira da Tapada Grande está localizada na Mina de S. Domingos, numa antiga terra mineira do interior e longe do mar. Inicialmente, com a construção da barragem, pretendia-se apenas represar a água para abastecimento ao complexo mineiro. Hoje, esta
Albufeira é utilizada também com fins recreativos e desportivos, sendo um dos destinos obrigatórios, quer para a população deste concelho alentejano, quer para centenas de turistas portugueses e estrangeiros que repetidamente a visitam. Infraestruturada pela autarquia de
Mértola, a Praia de Albufeira da Tapada Grande dispõe de um conjunto de equipamentos e serviços, como bar e instalações sanitárias, serviços de animação turística, parque de merendas e caminhos pedonais. Tudo isto sempre com a garantia do estrito respeito pelas condições de segurança, acessibilidade e inclusão dos seus utilizadores, ou não estivesse esta inserida no Programa Praia Acessível.

Município e comunidade de mãos dadas em prol da sustentabilidade

A Bandeira Azul é um símbolo incontornável de qualidade que, mais do que distinguir o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, eleva o grau de consciencialização dos cidadãos. Empenhado na construção de um futuro mais sustentável, o Município de Mértola tem procurado promover junto da população uma participação ativa nas iniciativas em prol do ambiente aquático e promoção da sustentabilidade. “É algo que fazemos regularmente e que nos diz muito. Todos os anos temos um projeto de educação ambiental associado à candidatura ao galardão da Bandeira Azul com iniciativas que acontecem não só
na praia ou em época balnear”. A iniciativa “Caminhadas sem lixo” é um desses exemplos. Organizada na comunidade com o objetivo de recolher, seletivamente, o lixo depositado nas bermas das estradas do concelho e reencaminhá-lo para reciclagem, evitando que vá parar ao rio ou a outras linhas de água, esta iniciativa de sensibilização, ação ambiental e participação cívica pretende envolver os cidadãos na promoção de um território mais limpo e livre de lixo. Ações de limpeza na praia e de educação ambiental são também uma constante no município que encontra nestas iniciativas uma forma de vincular e implicar a comunidade no compromisso de salvaguardar os recursos naturais deste território.

Esta época balnear há mais para (vi)ver em Mértola

Até 15 de setembro todos os caminhos vão dar à Praia da Albufeira da Tapada Grande, que nos meses de verão constitui um dos principais
polos de atração turística de Mértola. “A pandemia acelerou este ponto de viragem ao apresentar as praias de interior como uma alternativa às praias mais massivamente procuradas do litoral. Esta alternativa apresenta-se como mais segura e sustentável a um turista cada vez mais social e ambientalmente responsável”.

Aqui, pode alugar uma canoa ou uma gaivota e partir à descoberta do que de melhor a natureza tem para oferecer. Se preferir relaxar, fique a saber que o espaço está dotado de grandes áreas relvadas repletas de sombras, onde pode estender a sua toalha e desfrutar de puros momentos de descanso. Afinal, não é por acaso que esta praia fluvial foi eleita em 2017, nos World Travel Awards como o melhor destino europeu da categoria “Praias Interiores”. “Todos os anos recebemos milhares de visitantes, sendo que muitos deles repetem a visita. Este ano esperamos continuar a receber estes e novos visitantes”. Já sabe, este verão, faça deste oásis alentejano um ponto de paragem obrigatória.