: Mais Magazine:: Comentários: 0

Em 2022 a Póvoa de Varzim mantém as suas oito praias galardoadas com a Bandeira Azul. Na época balnear que se inicia ainda este mês, as Praias da Barranha, Fragosa, Lagoa, Paimo, Quião, Zona Urbana Norte, Zona Urbana Sul I, Zona Urbana Sul II voltarão a hastear o maior símbolo de qualidade, reflexo do esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, mas também da estratégia de sustentabilidade que impera no município.

É inequívoca a ligação de Póvoa de Varzim ao oceano. Terra de mar e de pescadores, a sua história construiu-se em torno desta entidade misteriosa e encantadora que banha o concelho numa frente de aproximadamente 13 quilómetros. Dada a sua importância histórica, económica e turística para o concelho, o mar é assim um dos enfoques da estratégia levada a cabo pelo município na promoção de um território mais sustentável e amigo do ambiente. “Sendo um concelho com reconhecida tradição balnear, a qualidade das nossas praias são o nosso cartão de visita e o que esperamos é que, quem nos visita, leve consigo a melhor experiência possível quer pela qualidade das nossas praias, quer pelas infraestruturas disponíveis”, explica Sílvia Costa, Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Nesta edição do Programa Bandeira Azul, o Município de Póvoa do Varzim foi distinguido com oito galardões, e assim tem sido ao longo dos últimos anos. Desta feita, as Praias da Barranha, Fragosa, Lagoa, Paimo, Quião, Zona Urbana Norte, Zona Urbana Sul I, Zona Urbana Sul II voltarão a ondular o estandarte que comprova o esforço e trabalho contínuo de aposta na sustentabilidade costeira, marinha e ambiental desenvolvido ao longo do último ano. “O Município da Póvoa de Varzim apresenta, por exemplo, um elevado índice de cobertura da sua rede de águas residuais, encaminhando o efluente gerado pela sua população para tratamento em ETAR da Águas do Norte. Por outro lado, temos implementado, ao longo dos últimos anos, um ambicioso programa de gestão de resíduos que nos permitiu superar as metas que nos foram impostas em matéria de deposição em aterro (depositamos menos de 2% dos nossos resíduos em aterro), de preparação para a reutilização e reciclagem e de retomas de recolha seletiva. Somos, atualmente, dos municípios portugueses com melhor desempenho nesta matéria”. Todas estas preocupações são também transpostas para as praias e nelas se refletem os resultados do trabalho desenvolvido em terra.

No âmbito desta estratégia, o Município da Póvoa de Varzim envolve todos os setores da sociedade no processo, onde as escolas desenvolvem, com o seu apoio, um trabalho notável em matéria de sensibilização e de envolvimento da comunidade. “Sendo um concelho costeiro foi com muito orgulho que assistimos à distinção das nossas escolas no âmbito do projeto ‘Escola Azul’. Também, aqui, os conceitos de sustentabilidade costeira e marinha foram trabalhados de forma exemplar”. Para além disso, o Programa de Educação Ambiental do Município da Póvoa de Varzim dá grande destaque ao tema da proteção costeira, lixo marinho e sustentabilidade ambiental, enquanto tema transversal. Todos os anos são promovidas ações de envolvimento comunitário em prol do ambiente, designadamente ações regulares de limpeza de praia que, no presente ano, atingiram números record de participações. Fatores que demonstram uma consciencialização crescente junto da população para as questões do lixo marinho e a importância de terem um papel mais ativo na promoção de um concelho de bom ambiente.

A Póvoa de Varzim tem uma longa história de ligação ao mar. Seja pela pesca, pela prática de atividades náuticas, ou pelas suas praias que todos os anos recebem milhares de banhistas, o concelho afirma-se como um destino de excelência em matéria de turismo balnear pela qualidade e nível de organização dos serviços prestados nas suas praias, pela segurança, pela qualidade consistente das águas e pela limpeza das praias, continuamente reconhecidas pela atribuição da Bandeira Azul a todas as suas zonas balneares.