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A P&G Portugal juntou-se ao Programa Bandeira Azul, contribuindo para o desenvolvimento de ações de sustentabilidade ambiental, das quais se destaca o projeto “AMAR A PRAIA – Concurso de Práticas Sustentáveis”.

Promovido pelo programa Bandeira Azul, este concurso visa destacar e partilhar as boas práticas dos concessionários de praia e estimular aqueles que estão mais próximos dos utentes e, também, mais atentos às necessidades das zonas balneares. As práticas sustentáveis podem incidir em áreas como água, energia, resíduos, equipamentos, ruído, educação e sensibilização ambiental ou segurança.

Para Catarina Gonçalves, Coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul: “Os Concessionários de praia são fundamentais para o bom funcionamento das praias, para a manutenção das zonas envolventes, para a promoção de comportamentos sustentáveis e para assegurar a segurança balnear.

Os resultados de 2021

Ao iniciar a época balnear de 2022, fazemos o balanço do Projeto Amar a Praia de 2021 e preparamos a época de 2022. No ano passado, a iniciativa recebeu candidaturas provenientes de Portugal Continental, dos Açores e da Madeira, com um aumento significativo no número de candidatos face a 2019 (mais 24). Os três vencedores envolvem ações com um enfoque na educação e sensibilização ambiental.

“Conhecer e proteger, é a minha praia” destacou-se por ser um herbário vivo nas dunas, com informação educacional detalhada dedicada às espécies autóctones na valorização das dunas. Este projeto, que venceu o 1.º lugar, insere-se na requalificação da esplanada de um bar de praia, localizado em Torres Vedras.

“Carregador de Telemóvel solar – Regressa à praia do Osso da Baleia” também foi eleito pelo júri do concurso para o 2.º lugar e consiste numa estação para carregar telemóveis com energia solar, com disponibilização de jogos para sensibilizar para o tema da sustentabilidade. Foi desenvolvido por alunos de vários cursos da ETAP – Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal.

Em 3.º lugar, o projeto “MAR e Netas”, implementado no Funchal (Região Autónoma da Madeira), consistiu numa peça de teatro de marionetas que visou sensibilizar a população para a importância da preservação e recuperação do ecossistema marítimo e a sensibilização para a necessidade de preservar os oceanos, a fauna e flora marinhas. Realizou-se ao longo de todo o verão com várias apresentações.

“Depois do interregno do ano de 2020 do concurso ‘AMAR A PRAIA’, foi com enorme orgulho que a P&G Portugal marcou presença na distinção dos três projetos vencedores da edição de 2021 em conjunto com a Associação Bandeira Azul da Europa. A sustentabilidade ambiental é e continuará a ser um dos principais pilares da P&G e a adesão de várias entidades a um projeto tão fundamental como o do desenvolvimento de boas práticas ambientais nas praias portuguesas vem mais uma vez provar que é possível contribuir um futuro mais sustentável em conjunto”, afirma a Diretora Geral da P&G Portugal, Cláudia Lourenço.

Catarina Gonçalves, Coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul, comentou: “a possibilidade de partilha das boas práticas num local tão sensível como são as nossas praias reveste-se de grande importância, não só porque temos concessionários de praias e utentes com comportamentos sustentáveis, mas fundamentalmente porque o efeito multiplicador que advém desta partilha e competição saudável, favorece para a alteração de comportamentos mais adequados e que promovem a proteção Ambiental”.

Esta iniciativa está enquadrada no projeto de cidadania da P&G, que tem como foco o Impacto na Comunidade, a Igualdade e Inclusão e a Sustentabilidade Ambiental. A empresa está comprometida em ser uma força para a mudança, através da sua inovação, comunicação e do desenvolvimento de parcerias estratégicas com entidades e organizações que lhe permitam entender, adaptar e desenhar ações com um verdadeiro impacto no planeta.