: Mais Magazine:: Comentários: 0

É no Município da Murtosa que encontramos três das 393 praias distinguidas com o Galardão Bandeira Azul 2022, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). A praia oceânica da Torreira e as praias “de ria” do Bico e Monte Branco voltaram, este ano, a içar o símbolo mais representativo do trabalho desenvolvido pelo município no caminho da sustentabilidade e da proteção do ambiente marinho, costeiro e lacustre.

Não é de agora a ligação do Município da Murtosa às práticas sustentáveis. A vontade de querer ver as suas praias reconhecidas, por todo o potencial e pelas condições que têm e mantêm, tem motivado o município a reunir esforços ao longo dos anos, trabalhando afincadamente para se afirmar como um território amigo do ambiente e, em especial, do ambiente marinho, costeiro e lacustre. A atribuição do Galardão Bandeira Azul 2022 às praias do Bico, do Monte Branco e da Torreira é hoje mais um reconhecimento e símbolo do esforço contínuo deste município na adoção de boas práticas no domínio da sustentabilidade, na preservação do meio ambiente, bem como na melhoria de todas as condições de utilização e usufruto destes espaços em época balnear.

Com o objetivo claro de atingir metas de responsabilidade a caminho da sustentabilidade, o Município da Murtosa tem realizado um esforço contínuo de qualificação das condições de acessibilidade e salubridade das praias e áreas envolventes, aumentando o número de lugares de estacionamento, construindo novos passadiços e requalificando os já existentes. A qualificação de acessibilidades e construção de novas instalações sanitárias, a promoção de sistemas de recolha de resíduos mais eficientes, sem nunca descorar as condições de limpeza dos areais, a qualidade das águas e ainda as ações de educação e sensibilização dos visitantes e da comunidade, foram alguns dos projetos e iniciativas desenvolvidos pelo município, que se revelaram fundamentais para que hoje possa hastear a bandeira, símbolo de qualidade de ouro.

Mais do que distinguir o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, a Bandeira Azul eleva o grau de consciencialização dos cidadãos, alertando-os para a importância da proteção do ambiente marinho e da promoção da sustentabilidade. São várias ações e iniciativas apoiadas pelo Município da Murtosa, de forma a promover e incentivar a participação mais ativa da população em prol do ambiente, como é exemplo o Programa Eco–Escolas, desenvolvido pela ABAE. No ano letivo de 2021/2022, todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas da Murtosa inscreveram-se neste programa reunindo, mais uma vez, esforços de alunos, professores, pais, funcionários, juntas de freguesia e município, no planeamento e realização de iniciativas para toda a comunidade, abordando e desenvolvendo várias temáticas, como é o caso do tema “Recuperação dos Ecossistemas”, que este ano deu mote ao Programa Bandeira Azul.

Alinhada com a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas, a edição da Bandeira Azul 2022 é também parte ativa na estratégia adotada pelo município no que respeita às alterações climáticas. Enquadrado entre a Ria e o Mar, no coração da Ria de Aveiro e com uma vasta área rural, vivendo economicamente de uma grande ligação às atividades agrícola e piscatória, o Município da Murtosa tem procurado manter e restaurar a saúde e a produtividade dos ecossistemas terrestres e marinhos. Uma preocupação constante, espelhada nas estratégias que o município desenvolve para o seu território e comunidade.

Graças ao plano de água da Ria de Aveiro que, no território da Murtosa, pela sua condição geográfica de coração da laguna, assume a sua maior expressão, este território proporciona condições de excelência para a prática desportiva, contando também com uma longa tradição em atividades náuticas. Com a atribuição da Bandeira Azul a três locais, o que era bom tornou-se ainda melhor. E que tal juntar o melhor dos dois mundos e aproveitar a singularidade e excelência das praias deste concelho e fazer dele um destino de férias privilegiado? Garantimos que não se vai arrepender.