: Mais Magazine:: Comentários: 0

No município em que há lagoas “até mais não” e as vacas são personagem principal, vistas em cada canto, para que o azul seja hasteado, ao longo do todo o ano, asseguram-se “as intervenções necessárias”, sobretudo em termos de acessibilidade e segurança.

Praia das Milícias, Praia do Pópulo, Piscinas Naturais do Forno da Cal, Poços de Capelas e Poços Sul dos Mosteiros são os cinco locais que esta época balnear hastearam o galardão da Bandeira Azul, em Ponta Delgada. “Um símbolo de qualidade ambiental”, mas também “um indicador do cumprimento de certos critérios para a sua atribuição”, como conta à Mais Magazine, Pedro do Nascimento Cabral, Presidente da Câmara Municipal.

Já diz o provérbio popular português, “a prática leva à perfeição”. Talvez esta frase sirva como guia à autarquia do arquipélago dos Açores, relativamente àquilo que cumpre para ser merecedor deste prémio atribuído a Portugal Continental, uma vez que ao longo de todo o ano asseguram “todas as intervenções necessárias para o bom funcionamento das zonas balneares, através de obras de conservação, manutenção e de melhoria das estruturas existentes.” “A segurança e vigilância a banhistas”, outros dos fatores importantes sobretudo na hora de dar uns mergulhos, “também é garantida através da aquisição de serviços de nadadores-salvadores habilitados”. Já “a qualidade da água é monitorizada quinzenalmente”, no sentido de verificarem se os valores “são consentâneos com os parâmetros de qualidade definidos na legislação.” Ainda neste campo, no ano passado, a Quercus atribuiu as “Bandeiras Praias Qualidade de Ouro”, para diferenciar e “dar visibilidade à qualidade da água balnear”.

Como a “união faz a força”, e reforçando o plano em prol da preservação ambiental e marítima do território de Ponta Delgada, o autarca revela que os seus munícipes são envolvidos na realização de ações e atividades “nas zonas balneares e fora delas”, assim como na formação relativa à educação ambiental. Para esse efeito ser totalmente concretizado, em cada espaço há “um painel onde é publicada a informação e documentação relativa ao Programa Bandeira Azul e que permite aos banhistas tomarem conhecimento das atividades que vão decorrer” e nas quais podem participar.

Fazer do “perto” um espaço ainda mais perto

Recentemente, Pedro do Nascimento Cabral anunciou a concretização de “visitas de proximidade” às 24 freguesias do município açoriano. Questionado sobre o assunto, sem demoras, o próprio adiantou que estas iniciativas inserem-se “no âmbito da concretização do projeto de desenvolvimento harmónico” e que “a política de proximidade” que pretendem cumprir “traduz-se no contacto permanente com a população e instituições de todo o concelho”. O propósito é não deixar nenhuma das freguesias para trás e possibilitar o respetivo desenvolvimento, oferecendo assim “todas as condições necessárias” para que os cidadãos possam dizer um “olá” e não um “adeus” a esses locais.

Uma catapulta de distinções

A Lagoa das Sete Cidades, o “ex-libris natural de Ponta Delgada” e o “cartão de visita dos Açores”, e as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, uma das “maiores festas religiosas” deste arquipélago e “as segundas maiores festividades religiosas do país”, foram dos principais ícones nacionais a vencer o prémio Cinco Estrelas Regiões 2022. Também neste ano, Ponta Delgada entrou no lote das “dez cidades mais acolhedoras do mundo”, de acordo com os Traveller Review Awards 2022.

Para o Presidente da Câmara Municipal, estas “medalhas” são “o reconhecimento pelo nosso património e um sinal inequívoco de que estamos a trilhar o caminho certo (…) por um destino atrativo, seguro e sustentável, preparado para oferecer experiências únicas a todos os que nos visitam”.

Candidatura à Capital Europeia da Cultura 2027

Ponta Delgada é um dos municípios portugueses a concorrer a Capital Europeia da Cultura 2027, precisamente no ano em que se assinala o 600.º aniversário da descoberta dos Açores, o que “tem um significado muito especial para a Região”. Pedro do Nascimento Cabral divulga que está confiante e a Câmara “fortemente empenhada em garantir o sucesso da nossa candidatura”, tendo a plena consciência do desenvolvimento cultural, social e económico que poderia acarretar.