: Mais Magazine:: Comentários: 0

O caminho que nos leva até Pinhel é, sem dúvida, o troço mais desafiante da EN 221, ou não tivesse sido apelidado de “Excomungada”. No entanto é também o que melhor nos permite contemplar e apreciar as belíssimas paisagens que emolduram a Cidade Falcão, rodeada por colinas, montes e pela imponente Serra da Marofa. Antes de voltar à estrada e percorrer os últimos quilómetros desta aventura, delicie-se com o que Pinhel tem para lhe oferecer.

Em Pinhel existe tempo para respirar, mas também muitas histórias para descobrir, saberes, artes e dons. Desde o património edificado ao património natural, passando pela descoberta das vivências locais, traduzidas em experiências enogastronómicas de excelência – não é por acaso que Pinhel ostenta o título de “Cidade do Vinho 2020-2022”. Motivos não faltam para fazer da Cidade Falcão uma das suas paragens na aventura pela Estrada Nacional 221.

Para visitar a cidade e o seu centro histórico, nada melhor do que andar a pé, de modo a poder apreciar todos os pormenores. Fazer o “Caminho de Ronda”, que acompanha os 800 metros da muralha, é praticamente obrigatório, passando assim pelo ponto mais alto da cidade onde não deve deixar de visitar o Castelo, composto por duas torres. “Para melhor compreender este monumento, foi recentemente criado o Centro Interpretativo do Castelo e Territórios de Pinhel, instalado nas torres do próprio Castelo”, confidencia o autarca do município, Rui Ventura.
Se pretende descobrir todos os encantos do concelho, o carro é a melhor opção, embora haja outras, para turistas mais aventureiros. Também aqui vale a pena tirar algumas horas desta viagem para contemplar as vistas, com destaque para a paisagem vinhateira, com diferentes tonalidades e atrativos consoante a estação do ano. Por outro lado, “o Vale do Côa assume particular destaque e é cada vez mais motivo de atração para os adeptos do Turismo de Natureza”. É verdade que Pinhel integra o Parque Arqueológico do Vale do Côa, devido às gravuras e pinturas rupestres que foram descobertas no sítio da Faia, em Cidadelhe, mas todo o percurso do Côa é digno de referência. Aliás, esta tem sido uma das apostas do Município de Pinhel, materializada através do projeto “Ver e Sentir o Falcão”, que inclui a construção de uma Falcoaria, junto ao Castelo, e vários miradouros ao do Côa, sendo que o primeiro, o Miradouro da Faia, foi inaugurado no passado dia 25 de abril, permitindo uma fruição ímpar deste património único que é o Vale do Côa. “A preservação dos nossos patrimónios, a sua valorização e promoção tem sido o pilar da estratégia turística do Município, consciente de que os visitantes procuram locais atrativos, mas também autênticos”, explica o autarca.
Por outro lado, o município tem também procurado organizar eventos de maior dimensão, ao longo do ano, capazes de atrair novos públicos que, a pretexto da participação nestes eventos, aproveitam para conhecer a cidade e o concelho. A Feira das Tradições, no fim de semana de Carnaval, a Feira Medieval, que decorre no primeiro fim de semana de junho, e o certame Beira Interior – Vinhos & Sabores, no terceiro
fim de semana de novembro, são atualmente alguns dos “eventos-marca” de Pinhel.

Estrada Nacional 221 – Uma nova forma de descobrir e viver Pinhel

A criação da Rota Turística da EN221, à semelhança de outras do género, é hoje motivo de atração de novos turistas e públicos ao concelho. Se é dos que gosta de aventura, o troço que liga os concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo a Pinhel é exatamente o que procura. A “Excomungada” – como é apelidada – é por si só uma aventura, com 25 quilómetros e 125 curvas, que só está ao alcance dos mais destemidos. Seja qual for o motivo, ou percurso, que o leva até Pinhel, quem aqui chegar terá uma cidade de braços abertos à sua espera. “Pinhel é um concelho hospitaleiro e o melhor deste território são as suas gentes. Afáveis por natureza, simples e humildes, mas muito orgulhosas de pertencerem a esta terra e sempre empenhadas em receber da melhor forma quem nos visita”, esclarece o autarca.
É caso para dizer que, motivos não faltam para aproveitar tudo o que este lugar tem para oferecer e deixar-se contagiar por Pinhel e pela generosidade dos pinhelenses. “Aqui, sentir-se-ão certamente em casa”.