: Mais Magazine:: Comentários: 0

É ao quilómetro 45 da Estrada Nacional 221 que encontramos o verdadeiro refúgio transmontano, Mogadouro. Aqui são muitos os pontos de interesse que merecem alguns momentos desta viagem. Para quem aqui para, uma visita ao centro histórico, onde encontramos o Castelo de Mogadouro, é indispensável. A verdade é que, seja para desfrutar, ou como primeiro ponto de dormida, podemos afirmar que há muito para descobrir nesta típica vila do nordeste transmontano. Venha conhecê-la!

Visitar Mogadouro é descobrir um território de uma hospitalidade, beleza e história sem igual. Por entre o Douro Internacional e os Lagos do Sabor, estende-se um património natural, edificado e imaterial, que merece e deve ser contemplado em todo o seu esplendor. Os percursos pedestres de pequenas rotas distribuídas por todo o concelho, a fauna e flora endógenas, o imenso potencial cinegético e uma paisagem diversificada, são, por si só, um convite à descoberta, ou não fosse este um território que se insere em áreas naturais e classificadas, tais como o Parque Natural Douro Internacional, Rede Natura 2000 e a Bioesfera da Meseta Ibérica.

Mogadouro tem ainda a particularidade de combinar a beleza natural com um incomparável legado histórico e cultural. Percorrer as suas ruas é como embarcar numa autêntica viagem no tempo, onde cada pedra da calçada teria, certamente, uma mão cheia de histórias para nos contar. Na
vila impõe-se a zona histórica com o Castelo, a Igreja Matriz, o Pelourinho e a Igreja da Misericórdia. A Sala Museu de Arqueologia, o Convento de São Francisco, a capela de Nª Srª do Caminho, a Biblioteca Municipal, o Centro de Interpretação do Mundo Rural no Parque da Ribeira do Juncal,
o Parque da Vila, a Casa das Artes e Posto de Turismo são também pontos de visita obrigatória, sobretudo se é amante do turismo cultural.

Explorar as lojas de comércio local, de produtos regionais e de artesanato é também imprescindível para viver a melhor experiência, a qual só fica, certamente, completa após degustar a típica gastronomia transmontana. Repleta de sabores tradicionais e indeléveis, a gastronomia é um dos ex-líbris deste concelho e um traço identitário da região. É incontornável referir a posta de vitela, as casulas com bulho regadas com azeite de qualidade, que devem ser imperiosamente acompanhadas por um bom vinho, também aqui produzido. O fumeiro, os queijos, de ovelha e cabra, o mel, os cogumelos, o cabrito, a marrã, o pão cozido em forno a lenha e a doçaria tradicional são outros manjares, que prometem
fazer as delícias de quem se desafie numa aventura gastronómica.

Consciente desta riqueza natural, histórica e cultural, a Câmara Municipal de Mogadouro tem vindo a desenvolver diversas iniciativas com o intuito de promover a dinamização turística deste território e de dar a conhecer este seu potencial a quem o visita. Neste contexto, podem referir-se os eventos da Amendoeira em Flor, o Festival da Terra Transmontana, que decorre de 22 a 24 de julho, o Festival Aéreo Red Burros Fly-in, a Feira Anual dos Gorazes, o Encontro Micológico, que decorre todos os anos no final do mês de outubro, ou ainda o Encontro de Máscaras.

Estrada Nacional 221 alavanca turismo no concelho

Num concelho vincadamente de interior, o turismo afigura-se como um dos principais motores de desenvolvimento social e económico da região. Hoje, são muitos os portugueses, mas também estrangeiros, que “se fazem à estrada” e partem à descoberta de um Portugal falado por muitos, mas conhecido por poucos. As rotas são um importante ponto de partida para estes aventureiros e, simultaneamente, uma forte estratégica de desenvolvimento territorial para os concelhos. Graças à valorização dos recursos e do património, através da estruturação de conteúdos e da exponenciação da oferta, a Estrada Nacional 221, que atravessa o Município de Mogadouro, afigura-se, cada vez mais, como um importante ponto de viragem na atração de novos públicos e no desenvolvimento do turismo da região.

De uma beleza agreste e doce, povoado de gente sã, afável e laboriosa, herdeiro de um carácter nobre e de uma história rica e antiga, Mogadouro é um convite à descoberta. Todas as alturas são boas para (re)descobrir este território: seja no inverno, pelo crepitar aconchegante de uma lareira enquanto a geada se instala lá fora, seja na primavera, pelo manto de flor das amendoeiras, seja no verão, pela experiência cultural da diversidade ou pelas festividades, seja no outono pela paleta de cores que se instala. Mogadouro comprovadamente surpreende pela autenticidade e revigora quem o visita, através de um festim para os sentidos e uma continuidade de sensações irrepetíveis.