: Mais Magazine:: Comentários: 0

A Mealhada é atravessada por dois importantes caminhos de fé e espiritualidade: o Caminho do Centenário, que tem início em Vila Nova de Gaia, e o Caminho do Norte, que inicia em Valença. Em ambos os percursos os peregrinos são brindados por uma envolvente sem igual, que atinge um dos seus pontos altos aquando da passagem por este Município onde a fé se funde com a sua história, tradição, cultura gastronomia e recursos naturais.

No concelho da Mealhada os peregrinos podem optar por percorrer o Caminho do Centenário, desde Ventosa do Bairro até Adões, um percurso em estradas municipais qualificadas, ou escolher o Caminho do Norte, um percurso mais espiritual, sem pressas, que lhes permitirá disfrutar de um misto de cenários idílicos por caminhos rurais e trilhos de natureza. Qualquer que seja a opção, o peregrino vai usufruir da hospitalidade das gentes com quem se cruza nas várias localidades. “São caminhos por aldeias caraterizadas por gente hospitaleira e conversadora, com paisagens que cruzam as vinhas, os pinhais e o olival”, começa por explicar Filomena Pinheiro, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Mealhada. Ao património natural e humano, tão característicos deste concelho, juntam-se ainda o património religioso e cultural, aqui possível de contemplar em diversas capelas, Filomena Pinheiro, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Mealhadaigrejas e monumentos de diversa índole. “Durante este percurso, são múltiplas as capelas cruzadas pelos peregrinos. A Capela de Sernadelo, a Igreja de Santana, a Igreja Paroquial Mealhada e a Capela de S. Sebastião, são alguns desses exemplos, a que se juntam ainda espaços emblemáticos do concelho como o Parque da Cidade da Mealhada, o Cineteatro Messias e a Ponte Romana de Casal Comba”.

Dada a relevância do património cruzado por estes caminhos, o Município da Mealhada encara-os como um possível ponto de viragem na atração de novos públicos e no desenvolvimento do turismo, em especial o turismo religioso da região. “Estamos convictos que representam um contributo para a divulgação e afirmação do nosso território numa ótica de complementaridade da oferta turística diversificada do concelho. A nossa oferta é diversa e diferenciadora – desde o turismo de Natureza e Ativo ao de Saúde e Bem-Estar, desde o Termalismo ao Enoturismo, desde o Turismo Militar ao Turismo Cultural, destacando obviamente o Turismo Espiritual e Religioso com o Caminho Português de Santiago – Caminho Central e os Caminhos de Fátima”.

Desenvolvidos pelo Centro Nacional de Cultura, em parceria com múltiplas instituições e em articulação com o Santuário de Fátima, os Caminhos de Fátima criam condições seguras e aprazíveis para os peregrinos que a pé se dirigem ao Santuário de Fátima. Por forma a reforçar e garantir todas as condições de segurança, o Município da Mealhada tem vindo a desenvolver várias intervenções com vista à requalificação dos percursos e melhoria da respetiva sinalética no território. A última avaliação, que incluiu o levantamento do estado dos percursos e sinalética, iniciou-se em abril e compreende o caminho do Centenário, num percurso de cerca de 18 quilómetros, desde Ventosa do Bairro a Adões, e o Caminho do Norte, numa extensão de 13 quilómetros, desde Sernadelo a Adões. “Neste momento, estamos a proceder à elaboração do relatório e a preparar a intervenção necessária, quer em termos de situação do caminho, quer do estado de conservação e implementação da sinalética”.