: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) é um dos mais antigos estabelecimentos de Ensino Superior universitário privado português. Com mais de oito décadas de existência, é hoje uma instituição com história, ilustrativa da experiência acumulada ao longo dos anos. Mas está também focada no futuro, o que se reflete num projeto educativo atualizado e inovador, capaz de promover o desenvolvimento e enriquecimento do individuo e da comunidade.

Para falar da génese do ISMT é necessário recuar ao ano de 1937. Foi por esta altura que Bissaya Barreto compreendeu que a eficácia do modelo de ensino exigia o estudo e a compreensão da questão social. A ação educativa e assistencial que estão na origem da instituição dependiam de conhecimentos médico- sociais.

Partindo da base da proteção à natalidade, a Escola abriu os cuidados à formação técnica da educação para a saúde, a qual depressa exigiu uma adequação ao conhecimento científico, alicerçando a intervenção social nos recursos da Economia, Psicologia, Sociologia e das Ciências Sociais em geral. “Assim se estruturou o ensino e a formação superior que vieram, mais recentemente, dar corpo à criação de novas licenciaturas e mestrados nas Ciências da Comunicação, da Informação, da Empresa e Serviços Públicos”, elucida o Professor Luís Marinho, Presidente da Comissão de Gestão do ISMT.

Com uma oferta formativa abrangente, atrativa e inovadora, o ISMT destaca-se por proporcionar aos seus alunos o contacto com a realidade laboral, quer através de múltiplas parcerias, quer no âmbito da realização de estágios. “Na nossa licenciatura em Serviço Social, os alunos fazem estágios académicos em organizações de solidariedade social, em entidades de economia social, no campo da saúde, poder autárquico e, obviamente, em equipamentos sociais”, enumera. Neste contexto importa referir a importância das parcerias estabelecidas pela escola com inúmeras instituições públicas e privadas nas áreas da saúde, segurança social, ensino, reinserção social, bem com autarquias, IPSS’s e empresas alinhadas com a sua formação académica.

Investigação: uma das facetas do ISMT

Ciente de que a investigação é um elemento fundamental no ensino universitário, o ISMT tem vindo a registar um crescente domínio nesta área. Há, neste âmbito, vários projetos incluídos na linha de investigação “Processos e Intervenção Psicossocial em Populações em Risco” enquadrados na área da ciência do comportamento e social. “No ISMT dispomos de repositório institucional de acesso aberto, atribuímos o Prémio de Investigação ISMT e editamos online dois periódicos científicos: Revista Interações e Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social”, salienta o Professor Luís Marinho. Para além disso, a instituição prevê ainda a criação de um Centro de Investigação próprio.

Com larga experiência profissional e de investigação, o ISMT destaca-se, cada vez mais, por uma formação e ensino inovadores do ponto de vista pedagógico e educacional. “Os alunos formados pela nossa escola são o exemplo proactivo no mercado de trabalho do resultado da aposta nas diversas metodologias usadas nas nossas áreas de ensino”. É caso para dizer que, “a caminho dos noventa anos de vida, o ISMT reinventa-se”.