: Mais Magazine:: Comentários: 0

O 8º Relatório sobre a Coesão, da Comissão Europeia (2022), confirma a forte correlação entre o investimento na qualificação e o índice de desenvolvimento económico e social das nações. A aposta na valorização dos Recursos Humanos é o fator chave para acompanhar as rápidas mudanças e promover o progresso dos países.

Em Portugal, apesar da melhoria verificada nos últimos 30 anos, a população entre os 25 e 64 anos, possui as mais baixas qualificações da UE, com 44,6% desta população sem o nível secundário (POR-DATA, 2020). As medidas de financiamento existentes: Acelerador Qualifica; cursos EFA; Formações Modulares; entre outros, são excelentes oportunidades para a qualificação destes adultos. Assim, é importante uma mobilização dos portugueses, na sua adesão, tornando-se não só um direito, mas também um dever, para o desenvolvimento do país.

Neste desiderato, as entidades formadoras privadas (EFP) desempenham uma missão com relevância e impacto no contexto do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ), para a qualificação de jovens e adultos. No seu conjunto, as EFP integram características diferenciadoras, contando com: experiência reconhecida; metodologias pedagógicas ativas; facilidade de adaptação; eficácia na atuação; elevada capacidade de inovação; boa rede de cobertura geográfica; diversidade de parcerias com entidades empregadoras, Centros Qualifica ou Universidades e constituem a melhor expressão do state of the art em matéria de formação à distância, promovendo a melhoria da qualidade.

As EFP contribuem fortemente para o reconhecimento internacional da qualidade e eficácia de alguns importantes instrumentos das políticas de formação, tais como o Programa Qualifica, a metodologia de RVCC, os percursos de Formação Modular, os cursos EFA, o sistema europeu de unidades de crédito (ECTS), o SANQ, entre outros.

A Associação Portuguesa de Entidades Formadoras (APEFOR), fundada em 2018, tem vindo a afirmar-se como uma plataforma de partilha de conhecimentos e de articulação, entre as EFP e organismos oficiais, no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade da Educação e Formação Profissional. Trata-se de uma estrutura setorial essencial para a maximização do impacto dos investimentos nacionais enquadrados no próximo quadro comunitário, o Portugal 2030.

A APEFOR pretende ser um parceiro de valor, por isso, convida todas as entidades formadoras a associarem-se, porque juntos somos mais fortes e podemos fazer acontecer.