: Mais Magazine:: Comentários: 0

Com 12 anos de existência, o Agrupamento de Escolas de Mangualde é um exemplo no ensino e formação de crianças e jovens. Com um projeto educativo alicerçado na inovação e dinamismo, este agrupamento fornece-lhe todas as ferramentas para singrar a nível académico e profissional.

O Agrupamento de Escolas de Mangualde é o resultado da junção, em 2010, das três unidades orgânicas existentes na cidade de Mangualde: Escola Secundária e dois Agrupamentos. Graças à sua vasta e completa oferta formativa os alunos do concelho de Mangualde podem fazer toda a escolaridade no agrupamento: iniciando no pré-escolar, fazendo o ensino básico, onde podem optar pelo ensino artístico especializado, escolhendo, no ensino secundário, qualquer dos cursos científico-humanístico, ou um dos vários Cursos Profissionais que oferecem. A oferta é, portanto, diversificada e ajustada às necessidades do meio e às expectativas dos alunos (independentemente do seu projeto de vida passar pelo ensino superior ou pelo mercado de trabalho), das famílias e da comunidade local. Seja qual for a escolha, o Agrupamento de Escolas de Mangualde trabalha para a formação de jovens cidadãos responsáveis, com noção plena do seu papel ativo na sociedade e para a capacitação de adultos que desejem continuar a investir na sua formação.

Para além do ensino regular, nos diversos ciclos e níveis de ensino, tem sido proporcionado à comunidade escolar um conjunto de ofertas educativas de vertente profissional. Atualmente, a oferta profissional do Agrupamento de Escolas de Mangualde compreende os cursos de Técnico/a de Redes Elétricas, Técnico/a de Auxiliar de Saúde, Técnico/a de Mecatrónica, Técnico/a de Apoio à Gestão, Técnico/a de Instalações Elétricas, Técnico/a de Ação Educativa e ainda o de Técnico/a de Informação e Animação Turística. Para o próximo ano letivo está ainda prevista a abertura de quatro novos cursos – Técnico/a de Mecatrónica, Técnico/a Comercial, Técnico/a de Eletrônica Automação e Computadores, Técnico/a de Desporto – que virão reforçar o dinamismo e polivalência formativa do agrupamento. “É nossa preocupação que a oferta educativa seja variada, se constitua como uma alternativa aos percursos regulares e que, com qualidade, permita a inserção na vida ativa ou o prosseguimento de estudos no ensino superior”, explica o Diretor do agrupamento, António Agnelo Figueiredo.

O Agrupamento de Escolas de Mangualde assume o importante objetivo de possibilitar a formação de jovens criativos e empreendedores, com conhecimentos e competências atualizadas e reconhecidas pelo mercado de trabalho. Desta forma, são várias as empresas/instituições com as quais o agrupamento estabelece protocolos de colaboração. “Uma mais-valia que permite a aplicação de conhecimentos e a continuação da formação em contexto de trabalho”, explica o diretor.

A qualidade do Ensino Profissional ministrado não é apenas reconhecida por alunos ou docentes, também a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, comprova que o Ensino Profissional promovido pelo agrupamento está alinhado com as políticas europeias, nacionais, regionais e locais para a Educação e Formação Profissionais, tendo-lhe sido atribuído o Selo de Conformidade EQAVET. “Foram reconhecidas as boas práticas implementadas, seguindo estratégias objetivas que passam, essencialmente, por criar condições para que os professores ensinem e os alunos aprendam com qualidade”, explica António Agnelo Figueiredo que realça ainda a importante participação dos stakeholders internos e externos, “na definição dos objetivos e na reflexão sobre as medidas a adotar e as estratégias a implementar, tendo em conta os resultados que se esperam atingir”.

Inovação como motor da motivação

Para António Agnelo Figueiredo o principal desafio passa por mostrar aos alunos que aprender também pode ser sinónimo de prazer. “Manter a motivação dos alunos sempre ‘alta’ é extremamente desafiante. Há, por isso, a necessidade de ‘ajustar a sala de aula’, não só aos alunos que temos hoje, mas também ao Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória”. No agrupamento, a presença das novas tecnologias na sala de aula e as novas metodologias de ensino e aprendizagem contribuem para que, progressivamente, se vá avançando na inovação pedagógica. Foi também neste sentido e como medida de promoção do sucesso, que foi desenhada a Academi@STEM de Mangualde – implementada em todo o ensino básico e, no presente ano letivo, no 10.º ano, nas turmas de Ciências e Tecnologias.