: Mais Magazine:: Comentários: 0

Descendente da Escola de Desenho Industrial Rainha Dona Leonor, a Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro herdou o ramo industrial (Escola Industrial Rainha Dona Leonor – 1887, e Escola de Artes e Ofícios – 1918), e o Ramo Comercial (Aula Comercial – 1919, e Escola Comercial – 1921), quando em 1924 foi instituída sob a denominação de Escola Comercial e Industrial Rafael Bordalo Pinheiro, vindo a assumir a sua atual denominação no ano de 1979. Atualmente é a escola sede do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, que vamos ficar a conhecer nesta edição.

Durante décadas, a história desta escola confundiu-se com a história da formação profissional na cidade, referência incontornável para milhares de estudantes que, em sucessivas gerações, aqui adquiriram habilitações técnicas que lhes permitiram a realização profissional nas empresas e na administração pública.

Na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro cumpre-se a tradição, regressando os cursos profissionais, que foram a sua génese, e que hoje coexistem com o chamado ensino regular. Com uma oferta educativa desde o pré-escolar ao 12.º ano, passando pelo ensino profissional e ensino de adultos com cursos de Educação e Formação de Adultos e o Centro de Reconhecimento e Validação de Competências (Centro Qualifica), a Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro tem hoje disponíveis oito Cursos Profissionais que conferem um diploma de equivalência ao Ensino Secundário, preparando o acesso a formações pós secundárias ou ao Ensino Superior. “Estes cursos são uma modalidade de educação de nível secundário, que se caracteriza por um ensino prático que recorre à formação em contexto real e simulado de trabalho, aliando a teoria à vertente técnico-prática”, explica Maria do Céu Santos, Diretora do agrupamento.

Assim, a matriz desta instituição está no ensino de natureza mais técnica. É uma escola centenária que desde cedo tem vindo a manter uma relação estreita com o tecido empresarial envolvente. Ao longo dos últimos anos, a sua oferta de Cursos Profissionais tem apresentado um conjunto diversificado de saídas que têm tido uma repercussão positiva em matéria de empregabilidade. “Estes alunos acabam por adquirir uma postura muito prática e competências muito afinadas. Muitos seguem para os estudos superiores, mas também são muitos os que entram no mercado de trabalho.

Contamos com uma escola bem apetrechada para a lecionação destes cursos, tanto no que respeita aos seus recursos humanos, como em relação às suas condições materiais, com laboratórios e oficinas equipados com tecnologia de ponta”, confidencia. Para além disso, a escola tem ainda protocolos com um leque de cerca de 180 empresas para a canalização dos seus alunos para estágios. A qualidade do ensino profissional ministrado na instituição é também certificada com Selo de Conformidade EQAVET, atribuído pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional. “Foi com orgulho que recebemos o selo EQA-VET que certifica a qualidade do nosso ensino profissional.”

O Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro é um agrupamento “sem muros”, aberto à comunidade e ativamente participativo nas várias iniciativas organizadas pela Câmara Municipal de Caldas da Rainha ou outras entidades. É acima de tudo uma instituição que através de uma grande variedade de experiências, iniciativas e projetos prepara os seus alunos para o futuro, sem nunca esquecer a inovação pedagógica como principal motor para este crescimento. “A inovação e a diferenciação é uma constante preocupação da Direção deste agrupamento abraçando todas as iniciativas que se vão apresentando”.

A última novidade, desde 2018, é a Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola. Conta atualmente com 22 atletas/alunos que conciliam o desporto de alta competição com os estudos, com excelentes resultados, em ambas vertentes.