: Mais Magazine:: Comentários: 0

A Mais Magazine esteve à conversa com Serafim Assunção e Costa, Diretor Pedagógico do Colégio do Sagrado Coração de Maria – Fátima, que conta com 70 anos de história, sempre ao serviço da comunidade local, com uma educação que prima pela qualidade, rigor, humanismo e inclusão.

Ao longo destas sete décadas, o colégio tem procurado ser resposta para as diferentes necessidades educativas de Fátima. Na década de 70, também ministrou cursos noturnos, “contribuindo fortemente para a dinamização do tecido comercial e empresarial de Fátima”, começa por nos contar. Mais tarde o ensino passou a ser financiado pelo Ministério da Educação e, atualmente, integra a rede pública do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

O Colégio, “a par do desenvolvimento das competências científicas e técnicas, procura desenvolver o espírito de iniciativa, de organização, de autonomia, de responsabilidade. Educamos para a promoção de uma cultura de Justiça e Paz, de respeito pela diferença, de respeito pelo meio ambiente, promovendo o desenvolvimento integral e harmonioso dos nossos alunos”, adianta Serafim Assunção e Costa.

O trabalho que o Colégio desenvolve tem vindo a ser reconhecido com várias distinções: Galardão Bandeira Verde Eco-Escola; Selo Escola Amiga da Criança; Selo Escola Saudável, da Direção-Geral da Educação; Selo Escola Solidária; Selo Escola Saudavelmente, da Ordem dos Psicólogos Portugueses; Escola com dinâmica intercultural, do Município de Ourém; diversas conquistas no Campeonato Distrital do Desporto Escolar, em Voleibol Feminino Iniciados. No Colégio todos os alunos e alunas são acolhidos mantendo vivos os valores humanos e cristãos. Como referiu o diretor à Mais Magazine, “somos resposta para muitas crianças institucionalizadas de quatro Instituições locais. Implementamos respostas pedagógicas para cada uma, como ser único que é, potenciando o que de melhor há em si, ajudando-a a construir projetos de vida saudáveis e felizes”.

O Projeto Educativo do Coração de Maria assenta no Ideário dos Colégios do IRSCM e no Perfil dos Alunos. Valoriza transversalmente as metodologias ativas com recurso a materiais pedagógicos diversificados, que permitem aos alunos envolver-se em processos investigativos, reflexivos e colaborativos e, deste modo, no seu no processo de ensino e de aprendizagem, como agentes na construção do seu conhecimento. A título de exemplo, refere-se o Projeto “+Sucesso”, que envolve alunos e encarregados de educação na definição de objetivos a curto e médio prazo, promovendo o sucesso escolar e o Programa de Mentoria “Ser+”, que potencia o relacionamento interpessoal e a cooperação entre alunos. Para além das disciplinas do currículo, dinamizam-se projetos inovadores com um caráter prático e multidisciplinar, que envolvem os alunos em experiências e trabalhos de equipa: Projeto Educação para a Justiça, em que cada turma se associa a uma instituição de solidariedade social local com a qual desenvolve atividades; a Promoção e Educação para a Saúde, com o Projeto Tu Alinhas???; o Projeto Monitores, em que os alunos mais velhos apadrinham os mais novos no seu processo de integração; o SagradoMUN que envolve os alunos do 9.º ano numa simulação das Nações Unidas; e o Programa Eco-Escolas. Em termos de atividades de enriquecimento curricular, todos os alunos podem escolher livre e gratuitamente clubes de Ciências, Teatro, Europa, Jogos Matemáticos, Programação e Robótica, Música, Solidariedade, Voleibol (Desporto Escolar). A par destas atividades, os alunos podem frequentar salas de estudo, biblioteca e apoios pedagógicos

O Colégio está fortemente empenhado em “ajudar cada criança e jovem a desenvolver-se integralmente, contribuindo para o seu crescimento em saberes e valores que lhes possibilitam a construção de projetos de vida assentes nos valores humanos e éticos, fomentando a consciência de que são cidadãos do mundo, no qual devem ser agentes de transformação”. Fá-lo através de “um estilo relacional de encontro e colaboração entre todos os membros da comunidade escolar, promovendo relações de confiança geradoras de mais vida e de ambientes verdadeiramente felizes, de aprendizagem e de crescimento em todas as dimensões da pessoa humana”