: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Externato Carvalho Araújo celebra 50 anos de atividade e durante décadas respondeu às aspirações de muitos jovens e adultos, proporcionando formação a um público exigente e com necessidade de valorização académica. Hoje, é um espaço com história, ilustrativa do património e da experiência que a instituição acumulou ao longo dos anos, mas também com um futuro que se reflete num projeto educativo atualizado, centrado no aluno.

O Externato Carvalho Araújo iniciou há 50 anos, no centro cidade de Braga, a sua atividade de ensino, originalmente como centro de explicações. Na década de 80, ao abrigo do DL 553/80, foi-lhe concedido paralelismo pedagógico passando a ministrar o ensino complementar e o 12º ano via ensino. Desde então, e num processo constante de resposta às exigências da população escolar bracarense e concelhos limítrofes, foi alargando o seu leque de oferta. Em 2005 construiu um edifício escolar de raiz, a cinco minutos do centro da cidade com quatro mil metros quadrados de área coberta e dez mil metros quadrados de área total, respondendo assim às necessidades das famílias e valorizando o percurso escolar dos alunos permitindo o prosseguimento dos estudos até ao 12º ano.

Projeto educativo centrado no aluno

Com uma oferta educativa de excelência, que abrange os 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e ainda o Ensino Secundário regular, o Externato Carvalho Araújo distingue-se, desde logo, por um ensino de qualidade e pelo uso de metodologias potenciadoras do sucesso pessoal e académico dos alunos. “Somos uma escola rigorosa e exigente, mas não uma escola elitista. O nosso maior valor, a nossa identidade, é o nosso caráter humanista pois trabalhamos para ajudar os nossos alunos a realizar o seu projeto de vida. Uma escola onde os professores se valorizem, valorizando a escola”, explica Rosa Araújo, Diretora Pedagógica. Esta oferta formativa, amplamente consolidada e reconhecida, responde às necessidades dos alunos que precisam de realizar o seu percurso escolar de forma apoiada, acompanhada e geradora de sucesso.

A vocação eclética deste estabelecimento de ensino particular, sempre atento a todos e a cada um dos alunos, a par do rigor, dedicação, exigência e humanidade de todos aqueles que nele trabalham, foram durante décadas, e continuaram a ser, as facetas mais marcantes deste colégio. “Ao longo da nossa existência soubemos criar uma cultura de escola em que os nossos professores estabelecem uma relação pedagógica humanizada e atenta, isto é, enveredando por metodologias mais individualizadas e ativas, respeitando os diferentes ritmos de aprendizagem que contribuem para o sucesso educativo de muitos alunos”.

Mais um passo rumo ao futuro

A missão e a visão defendida pelo Externato Carvalho Araújo, a operacionalização dos princípios e valores que propõe, a defesa do rigor e de um ensino de qualidade, implica um conjunto de objetivos operacionais nos domínios de intervenção e estratégias prioritárias. Como tal, “num período de dois a três anos, iremos construir um novo edifício para completar a oferta desde a pré-primária e 1º Ciclo até ao 12º ano”.

Este é mais um passo importante que a instituição dá rumo ao futuro, posicionando-se num lugar de destaque no ensino em Braga e na região, resultado da qualidade dos seus recursos humanos, do ensino centrado no aluno, das instalações e do espaço envolvente, características e mais-valias que proporcionam o desenvolvimento das competências e a preparação para os desafios do século XXI.