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O Ribadouro é um grupo líder, sinónimo de prestígio e tradição, que educa cerca de 3 mil alunos numa rede nacional de três colégios – o Ribadouro, o Colégio Camões e o Colégio da Trofa. Há mais de 50 anos a educar crianças e jovens, assume-se como um espaço educativo de acolhimento, desenvolvimento e de promoção do ser humano, almejando a construção de uma verdadeira Comunidade de Aprendizagem. Numa edição dedicada ao Ensino Privado, estivemos à conversa com a Direção dos Colégios Ribadouro, Paulo Malheiro.

Os Colégios Ribadouro são um projeto educativo centrado no aluno e nas aprendizagens, que tem como principal objetivo desenvolver uma ação educativa abrangente, com vista a promover o sucesso de todos e de cada um. De que forma o presente projeto educativo se vem destacando no ensino em Portugal?

É, sem dúvida, um projeto centrado no aluno e nas suas aprendizagens. No Ribadouro, pretendemos que os alunos usufruam das melhores condições pedagógicas de aprendizagem. Assim, os horários são meticulosamente concebidos a pensar nos alunos, com reforço da carga letiva nas disciplinas estruturantes. Temos aulas individualizantes para alunos que apresentam ritmos pedagógicos diferenciados, aulas de preparação para exames nacionais, e muita experiência no acompanhamento e nas análises individuais de percurso escolar que sustentam as aspirações dos nossos alunos.

Pensamos que o nosso Observatório de Qualidade Educativa que tem por função acompanhar e monitorizar os processos é, também, um catalisador do sucesso, porque nos ajuda a tomar decisões de forma atempada, responsável, rigorosa e intencional. Preocupamo-nos em articular as Aprendizagens Essenciais (AE) com o desenvolvimento de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), respeitando o currículo do ensino básico e secundário, bem como a legislação da Educação Inclusiva e promovendo a Estratégia de Cidadania e Desenvolvimento da escola. Para nós é muito importante o conceito de inclusão, pelo que o nosso Serviço de Psicologia e Orientação Vocacional (SPO) trabalha em parceria com a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Aprendizagem (EMAEI), com o Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) e com a Biblioteca Escolar (BE). Pretendemos que as experiências vividas na escola se constituam oportunidades efetivas de desenvolvimento pessoal, social e cultural. Pretendemos encorajar as crianças e jovens a desenvolver e a pôr em prática os valores que pautam o nosso Projeto Educativo – exigência e rigor; responsabilidade e integridade; reflexão e inovação; cidadania e participação; autonomia e liberdade.


O Plano Anual de Atividades dos Colégios Ribadouro contempla atividades e projetos inovadores, numa dinâmica que constantemente se desafia a si própria, e que permitem ampliar o conceito de cidadania e articular os conteúdos com aprendizagens reais e intencionais. Fale-nos um pouco mais sobre estes projetos inovadores pensados para os alunos e de que forma vêm potenciar o seu sucesso académico?


O Plano Anual de Atividades dos Colégios Ribadouro é concebido e programado pelos vários atores da Comunidade Educativa, procurando ir ao encontro dos interesses dos vários intervenientes, partindo-se do pressuposto que a ação educativa se consolida numa multiplicidade de intercâmbios e interações, que devem centrar-se nos alunos e nas aprendizagens. É para nós imperativo articular os projetos de enriquecimento curricular com os conteúdos programáticos das diferentes disciplinas, não circunscrevendo as interações educativas à esfera da sala de aula. O nosso Plano Anual de Atividades assenta também numa forte componente de cariz social porque temos plena consciência que existimos, porque interagimos com os outros. Destacamos o Grupo de Voluntariado Ribadouro que promove campanhas de solidariedade e que todas as semanas dinamiza atividades com as crianças e jovens carenciados da Casa Jovem, de São Bento da Vitória, no Porto.

Investimos também, no alargar de horizontes, para que os alunos se possam tornar cidadãos do mundo, conhecedores e defensores do Planeta Terra. Daí as viagens de estudo a diversos países, para que conheçam, para que aprendam a respeitar as diferentes culturas, para que visitem outras escolas e universidades, conhecendo outras práticas e metodologias. No fundo, para que possam sonhar com um amanhã que cabe nos sonhos do im(possível). A defesa da sustentabilidade também orienta a nossa praxis. Damos enfoque às atividades que apostam na saúde e no bem-estar, promovendo torneios desportivos, atividades físicas ao ar livre, experienciação de todo o tipo de desportos, sessões que promovam hábitos saudáveis.


Este ano letivo criou-se o Departamento de Inovação Pedagógica – DIP – que pretende nortear a ação educativa através de projetos e estratégias que projetam o passado no futuro, estabelecendo pontes para a metamorfose centrada na intencionalidade, na integração, na criatividade e na novidade com profundidade e pertinência. O DIP orienta a sua ação numa lógica colaborativa e interventiva de investigação-
ação, subdividindo-se no RibaTalks– dinamização de palestras, tertúlias e webinares por parte de personalidades de renome do conhecimento, da cultura, do desporto, das artes.; no RibaLabs– através de laboratórios pedagógicos, proporcionamos ambientes de aprendizagem diversificados e motivadores e no RibaExperience – experiências versáteis e enriquecedoras, no âmbito de viagens de estudo, concebidas para articular os projetos curriculares com os conteúdos pedagógicos.