: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique (AEIDH) permite aos seus alunos uma sólida formação escolar e profissional ao longo da vida. Com uma ampla oferta formativa, do pré-escolar até ao 12º ano de escolaridade, o AEIDH disponibiliza ainda cursos profissionais que, atendendo à grande tradição de formação e colaboração com o tecido empresarial, são uma garantia de empregabilidade.

A história deste agrupamento é relativamente recente. Constituiu-se como agrupamento no dia 1 de agosto de 2010 e dele fazem parte, atualmente, a Escola Secundária Infante D. Henrique (escola sede), a Escola Básica 2/3 Gomes Teixeira e a Escola Básica do Bom Sucesso. Embora recente conta com um legado que começou em 1884, data de fundação da antiga Escola Industrial Infante D. Henrique – hoje Escola Secundária Infante D. Henrique. Ligada à fundação do ensino técnico, industrial e profissional desde o século XIX, esta é uma entidade de referência na formação de grandes profissionais, como nos confidencia Isabel Sá Costa, Presidente da CAP: “a maioria dos grandes empresários do tecido industrial e comercial da zona norte do país foram alunos neste agrupamento”.

O Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique tem uma oferta formativa que abrange desde a educação pré-escolar até ao 12º ano de escolaridade. De momento, o ensino secundário consiste apenas em ensino profissional, tendo como oferta os cursos profissionais de Manutenção Industrial – variante de Mecatrónica, Programador Informático, Análise Laboratorial e Produção Aeronáutica – Qualidade e Controlo Industrial. Para além disso, e com vista a enriquecer a presente oferta de âmbito profissional, o agrupamento formalizou recentemente uma candidatura para os Cursos Profissionais de Eletrotecnia, Administrativo e Museografia e Gestão do Património. Como percurso alternativo à conclusão do 9º ano de escolaridade, a escola candidatou-se ao Curso de Educação Formação T3, de Operador de Informática.

Para Isabel Sá Costa “o ensino profissional é uma ótima ferramenta de preparação para a vida ativa”. Neste agrupamento, a formação em contexto de trabalho é realizada no tecido empresarial da zona Norte, operacionalizando-se para o efeito protocolos com diversas entidades. “A formação permite aos alunos o contacto com o mundo real e com a organização industrial/empresarial, criando oportunidades de emprego e permitindo a progressão dos estudos no Ensino Superior”. Uma oportunidade que permite o desenvolvimento das competências sociais, humanas e profissionais, fornecendo importantes ferramentas “que lhes permitem competir no mercado de trabalho e criar novas oportunidades”. Neste contexto importa referir que o agrupamento está certificado com o selo EQAVET que comprova que o ensino profissional ministrado na instituição está alinhado com as políticas europeias, nacionais, regionais e locais para a educação e formação profissionais. “Os nossos alunos têm a sua formação reconhecida na Europa”, salienta Isabel Sá Costa, referindo ainda que “esta certificação permitiu o diagnóstico da formação e a procura de melhores soluções para o desenvolvimento deste projeto Infante D. Henrique”.

O Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique aposta ainda em projetos que procuram desenvolver competências nos seus alunos e fortalecer a ligação destes à escola, mas também à comunidade. Neste contexto são de destacar os projetos “Sentido Inclusivo”, “Green Cork”, “VO.U. pela Natureza”, “Erasmus+”, ou ainda “Desporto Escolar”, nas modalidades de vôlei, badminton e Boccia. “Ciência Viva” é o mais recente projeto com que o agrupamento foi agraciado e que permitirá um vasto leque de experiências e interatividade entre os diversos níveis de ensino do agrupamento, proporcionando às crianças e jovens o “aprender, fazendo” e o “aprender, brincando”.