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Em funcionamento desde 2003, o Agrupamento de Escolas de Sertã aglutina, na mesma unidade orgânica, diferentes estabelecimentos escolares desde o ensino pré-escolar ao ensino secundário. Caracterizado pela estabilidade do corpo docente e pelo dinamismo e excelência do ensino ministrado aos alunos, o Agrupamento de Escolas de Sertã é uma instituição educativa de referência, que lhe damos a conhecer um pouco melhor nesta edição.

O Agrupamento de Escolas de Sertã caracteriza-se desde logo pelo dinamismo e excelência do ensino ministrado aos alunos e pelas condições de trabalho ímpares que proporciona aos seus profissionais e alunos. Assim, não é de admirar que ao longo dos últimos anos o agrupamento tenha sido responsável por formar excelentes alunos que ingressam com mérito em cursos de universidades conceituadas de todo o país, fruto do trabalho dedicado, desenvolvido pelo corpo docente.

Para além da excelência do seu ensino regular, o Agrupamento de Escolas de Sertã inclui, na sua oferta educativa, cursos profissionais, cuja qualidade se confunde com o próprio agrupamento que tem assegurado estágios nas melhores empresas regionais e nacionais e um índice de empregabilidade elevado. “O Agrupamento de Escolas de Sertã tem uma grande tradição na área das energias e da multimédia. Os formandos concluem os cursos com uma excelente preparação, pelo que a procura de estagiários para as áreas profissionais, sobretudo das energias, é geralmente superior ao número de alunos que frequentam os cursos”, confidencia José Carlos Fernandes, Diretor do agrupamento.

Para cumprir a sua missão, o Agrupamento de Escolas de Sertã tem assim estabelecidas diversas parcerias estratégicas com um número significativo de parceiros educativos: autarquia, instituições de ensino superior, instituições privadas de solidariedade social e empresas privadas de diferentes áreas, facultando, desta forma, aos seus alunos as melhores experiências pedagógicas e o reconhecimento público.

Projeto educativo diferenciado

O Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Sertã constitui-se como referência de inovação na condução da missão educativa do agrupamento e tem como referência o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória – assente na harmonização entre conhecimentos, capacidades e atitudes consignados nas Aprendizagens Essenciais – abraçando como lema os quatro pilares do relatório para a UNES-CO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI: Aprender a conviver; Aprender a conhecer; Aprender a fazer e Aprender a ser. Assim, o agrupamento aposta na valorização da formação holística dos seus jovens, entrelaçando os contributos das ciências, das artes, das humanidades e do desporto na formação integral dos alunos, afirmando–se um espaço “onde os valores éticos guiam a conduta da comunidade educativa e a integração plena se constrói na diversidade de uma escola plural, que procura responder às aspirações de alunos, da comunidade e às necessidades da sociedade atual”.

Foi neste âmbito, que o agrupamento aderiu ao Plano Nacional das Artes, uma aposta alicerçada na convicção de que a exposição dos alunos e formandos à cultura é essencial para uma cidadania mais avançada. “O Plano Nacional de Leitura proporciona aos alunos um enriquecimento extraordinário, um trabalho de descoberta ativa da arte e da cultura, que pode fazer-se localmente, mas que já levou alunos a teatros, concertos e outros eventos fora do concelho. A arte e a cultura devem fazer parte integrante da educação”.