: Mais Magazine:: Comentários: 0

É na pequena aldeia de Vale da Mó, bem junto ao sopé da Serra do Caramulo, que nasce um dos maiores tesouros do concelho de Anadia: uma água mineral com propriedades termais e curativas. Indicada para o tratamento de patologias associadas ao aparelho digestivo e a doenças do sangue, como anemia ou carência de ferro, a água termal de Vale da Mó distingue-se por ser, do ponto de vista iónico, uma água bicarbonatada magnesiana ferruginosa, o que lhe confere um sabor ligeiramente férreo.

As primeiras referências a uma fonte termal na aldeia de Vale da Mó datam do século XVIII. A sua descoberta, em 1730, foi atribuída ao padre Manuel Almeida, que comunicou o achado a um irmão, juiz-desembargador em Lisboa. A notícia ter-se-á espalhado rapidamente pela capital e, em pouco tempo, as águas de Vale da Mó ganharam fama. O pedido de concessão inicial foi feito em 1912, ano em que foram conhecidas as primeiras análises químicas realizadas por Bonhorst, e aprovado em 1920. “Depois de um longo período de estagnação, em 2001, o Município de Anadia, atual concessionário, adquiriu as Termas de Vale da Mó, e reabriu-as em 2003, após obras de requalificação”, explica a Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso. A água mineral das Termas de Vale da Mó, única no património hidrológico português e rara no mundo, nasce bacteriologicamente pura e sem cheiro, e apresenta um sabor ligeiramente férreo. Tem uma elevada estabilidade, sendo, do ponto de vista iónico, uma água bicarbonatada magnesiana ferruginosa. É hipotermal e fracamente mineralizada e também moderadamente doce, mas de reação ácida. “A água das Termas de Vale da Mó é indicada para o tratamento de doenças do foro digestivo, de doenças do sangue e
das denominadas doenças de civilização, como depressão nervosa, fadiga e stress”, explica a autarca. Os tratamentos são feitos através da ingestão de água na buvette das Termas, em doses definidas por prescrição médica.

Anadia: um destino ímpar a (re)descobrir

Mostrar as termas como um destino de bem-estar tem sido a fórmula para a dinamização deste espaço. As Termas de Vale da Mó são, cada vez mais, um destino único onde é possível ter uma experiência holística, que liga os benefícios da toma da água, nas vertentes de saúde e bem estar, à beleza e riqueza do ambiente envolvente. “As Termas de Vale da Mó situam-se num lugar muito sossegado, com ar puro, e um microclima muito seco, sem nevoeiros e temperado. O local, entre montes, exibe opulentos pinheiros, acácias e eucaliptos, reunindo assim as condições ideiais para repousar”. Além da oferta nos segmentos da saúde e bem-estar, o concelho de Anadia possui um enorme potencial turístico em várias áreas, que tem vindo a ser desenvolvido e valorizado “em profundo respeito pelo património histórico, social, cultural e natural, e também em consonância com a qualidade de vida dos seus habitantes”. Assim, além da vertente saúde e bem-estar, onde se inserem as Termas de Vale da Mó como local de paragem obrigatória, o concelho destaca-se também pelo enoturismo, pela gastronomia, pelo desporto e, entre outros, pelo turismo religioso. “Anadia é um destino turístico ímpar, seguro e tranquilo, em constante renovação e cada vez mais apreciado por turistas nacionais e estrangeiros”, finaliza.