: Mais Magazine:: Comentários: 0

Viseu é um destino único e o território da nossa Freguesia permite ao visitante uma viagem pela história de uma das cidades mais antigas do país.

O nosso Centro Histórico é o coração da Freguesia e da Cidade. Aí destacamos o conjunto arquitetónico formado pela Catedral e pelo Paço dos Três Escalões, que hoje acolhe o Museu Nacional Grão Vasco, contrafortado pela majestosa Igreja da Misericórdia. No centro deste majestoso edificado fica uma das mais belas praças nacionais, o Adro da Sé. Na sua envolvência, as ruas e ruelas escondem construções seculares cujas fachadas ainda exibem traços arquitetónicos tardo-medievais e onde se podem descobrir solares setecentistas. E porque estamos na cidade-jardim, impõe-se ao visitante que descubra o antigo Paço Episcopal do Fontelo, hoje conhecido como Solar do Vinho do Dão, que se assume como guardião dos jardins e parque do Fontelo. Estes foram imaginados e mandados plantar pelo Bispo do Renascimento D. Miguel da Silva. Finalmente, há que desce à Cava de Viriato, onde se encontra o mais misterioso dos monumentos nacionais e evocar Viriato.

A Freguesia de Viseu tem procurado contribuir ativamente para o conhecimento e valorização da identidade viseense, criando pequenos roteiros que convidam os visitantes a descobrir a história local e o património cultural. Porque não percorrer a freguesia pela “memória das suas águas”, descobrindo as suas fontes e chafarizes, as suas muralhas e as suas casas solarengas? E em qualquer um desses roteiros, porque não sentir e viver o bem-receber das gentes da Beira através das suas antiguidades e segredos gastronómicos?

Viseu acumula prémios e menções de Melhor Cidade, o que muito orgulha e estimula os seus residentes. Ainda recentemente, em Março de 2021, a DECO considerou Viseu a cidade do país com mais qualidade de vida.
Viseu, Cidade Jardim, a todos(as) convida a uma visita.