: Mais Magazine:: Comentários: 0

Bem próxima da cidade do Porto encontramos a freguesia de Águas Santas. Situada no limite do concelho da Maia, a freguesia presidida por Miguel dos Santos há muito ganhou um relevo importante no panorama da região do Grande Porto. Uma freguesia dinâmica e em constante inovação que vem, a cada dia, reforçando o seu principal compromisso: estar cada vez mais perto de todos os seus fregueses.

Águas Santas, como parte do eixo periférico mais próximo do Porto, afirma-se como um território de continuidade da metrópole. Fruto desta proximidade e da ligação cultural ao grande centro urbano, Águas Santas vem ganhando um relevo importante na dinâmica de freguesias que compõem o município.

O vasto Património Religioso continua a ser um dos principais convites para uma visita à freguesia. O Mosteiro/Igreja de Nossa Senhora do Ó, classificado como Monumento Nacional, é um dos mais insólitos monumentos românicos portugueses e um local de visita obrigatória numa escapadela a este território. Soberbos são também os frescos preciosos, de origem seiscentista, alusivos às fases da paixão de Cristo, possíveis de contemplar na igreja de Nossa Senhora de Guadalupe. Há ainda para descobrir a Igreja de Nosso Senhor dos Aflitos, recentemente reabilitada e localizada nas margens do mais rico recurso natural que passa em Águas Santas, o rio Leça. Na verdade, nesta região de Portugal, o mais difícil será decidir por onde começar a explorar.

Tendo em conta a riqueza do património e, por outro lado, as necessidades da população e dos visitantes, a Junta de Freguesia de Águas Santas tem vindo a apostar no desenvolvimento de projetos e iniciativas com o objetivo de promover a atratividade do território, a qualidade de vida de quem aqui vive e de quem por aqui passa. “Temos assumido uma aposta clara na Cultura como ferramenta de aproximação da população às instituições da freguesia, permitindo que conheçam as suas valências e o que têm para oferecer”, esclarece Miguel dos Santos. Neste âmbito, de destacar o Águas Santas Fest, que conta já com duas edições, e pelo qual passaram já nomes como Miguel Araújo, Rita Rocha, Per7ume, entre outros. “Queremos afirmar este evento como um Festival de encerramento de Verão, tendo a particularidade de promover dentro do próprio Festival uma Mostra das Coletividades. A aposta para este mandato passa, sobretudo, pela valorização e promoção do nosso património edificado e cultural”, esclarece.

Um executivo ainda mais próximo
Perante a situação de emergência provocada pela Covid-19, a Junta de Freguesia de Águas Santas manteve-se na linha da frente no combate à atual pandemia. “Encaramos a pandemia desde o início dando as mãos às instituições, distribuindo, nos primeiros meses, material de proteção individual, escassos na altura. Criámos um número de apoio social onde as pessoas isoladas, sem retaguarda familiar, podiam pedir ajuda para compras de alimentação, medicamentos, consultas e outros”. O reforço do apoio dado às famílias carenciadas, sobretudo o apoio alimentar, foi outra das medidas adotadas pelo executivo, que adquiriu uma viatura de apoio social para distribuição da ajuda. “Apoiámos as instituições e coletividades para fazerem frente aos gastos inesperados que tiveram com o cancelamento das suas atividades e com a aquisição de materiais de limpeza e desinfeção”, afirma.

O Poder Local tem a sua principal força na proximidade às populações, afirmando-se como a primeira voz do povo. Por sua vez, o cidadão encara-o como o seu primeiro grande parceiro, aquele a quem se deve dirigir em primeira linha e onde deve colher o apoio necessário. Esta proximidade assume especial importância para o executivo liderado por Miguel dos Santos que tem vindo a apostar numa presença constante junto das forças vivas da Freguesia. “O gradual aumento de serviços públicos no edifício da Junta, o apoio social prestado e o encaminhamento dos problemas das pessoas são fundamentais para que a população nos reconheça como veículo preferencial e promotor dessa proximidade”, assume. O edil que confessa ainda que o seu foco continuará a ser “fazer de Águas Santas uma freguesia de referência na Área Metropolitana, cultivando o orgulho aquissantense e continuando a apoiar a heterogeneidade de vivências que marca a nossa freguesia”.