: Mais Magazine:: Comentários: 0

Uma das freguesias mais emblemáticas de Montemor-o-Novo, a União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras tem crescido a um bom ritmo e canalizado os seus investimentos na melhoria da qualidade de vida dos habitantes e na atração turística. Em entrevista à Mais Magazine, António Danado, Presidente da União de Freguesias, salienta os pequenos e grandes projetos que a tornaram mais atrativa para visitar, viver e investir.

É no concelho de Montemor-o-Novo que encontramos a terceira maior freguesia do país. Falamos da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras, criada em 2013 após a última reforma administrativa nacional. António Danado está à frente dos destinos deste território desde essa época, assumindo como um dos principais objetivos para o presente mandato a reposição das três freguesias extintas há nove anos. “O processo de desagregação das três freguesias é algo que temos em curso. Não vamos deixar de lutar pela reposição das freguesias para que estas sejam devolvidas às populações que tanto merecem esta proximidade, até porque o assumimos no nosso programa eleitoral”, assume o edil. Para além disso, para este quadriénio, o executivo assume ainda como prioridade dar continuidade ao projeto autárquico que já vinha a ser assumido, “avivar alguns projetos e desenvolver novos”. Vale lembrar que, no anterior mandato, foram lançados alguns projetos como a Oficina Domiciliária “A Junta Resolve”, o cabaz de boas-vindas “BebéMor”, o projeto-piloto “Liga—te”, a Passagem de Ano em Montemor-o-Novo, e também o lançamento da nova mascote “Fregui”. “Todos estes projetos estão em carteira para o quadriénio mas também temos novas cartas na manga, essencialmente ao nível da promoção do que é produzido na freguesia, envolvendo os agentes económicos e o associativismo local que é basilar no trabalho que fazemos”, confessa António Danado.

Ao lado da população

Perante a situação de emergência provocada pela Covid-19, as Juntas de Freguesia mantiveram-se na linha da frente no combate à atual pandemia. Com a União das Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras a realidade não foi diferente, como nos explica o presidente: “Quando, em 2020, nos vimos confrontados com esta situação, desde logo assumimos vá

rias medidas como a criação de um fundo de emergência, no valor de 10 mil euros, para reforço de produtos de desinfeção e higienização, não só para os operacionais da Junta de Freguesia, mas também para os Bombeiros e IPSS’s. Apoiámos os Bombeiros em 2.750,00€ para aquisição de EPI’s, antecipámos os pagamentos aos fornecedores, limpámos e desinfetámos os espaços públicos da área da freguesia, isentámos o pagamento de refeições fornecidas às IPSS’s. Neste âmbito social, apoiámos as IPSS’s, no valor total de 4.665,00 €, para que diminuíssem o impacto das despesas extras com que se depararam”.

Produtos locais são ex-líbris do território
A União das Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras é cada vez mais um destino de eleição para os amantes do turismo cultural e de natureza, mas também da boa gastronomia portuguesa. “Tendo em conta a nossa localização, a gastronomia assume um ponto relevante daquilo que de mais é atrativo na freguesia”. Pertencendo a um concelho com uma enorme produção de gado bovino e ovino, o executivo tem vindo a apostar na divulgação e promoção dos produtos locais, enquanto ex-líbris deste território alentejano. “Logicamente, a passagem da Estrada Nacional 2 pela freguesia, com quase 20 km, é também algo que
tentamos explorar. Procuramos dar condições a quem nos visita e faz este percurso, e temos em estudo a criação de áreas de serviço para caravanistas, precisamente para criar essas mesmas condições”, adianta.

Já diz a letra de uma música, bem conhecida dos montemorenses, que “Montemor-o-Novo é uma terra bela, e no Alentejo não há como ela”. Se ficou interessado em descobrir um pouco mais sobre este território e o que tem de melhor para lhe oferecer, António Danado deixa-lhe, desde já, um convite: “Certamente falo por todos quando vos digo, venham a Montemor-o-Novo, visitem a nossa freguesia, e não se vão arrepender. Nós cá estaremos de braços abertos para vos receber”.