: Mais Magazine:: Comentários: 0

A União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira é um dos belos recantos do Município de Leiria. O executivo liderado por Céline Moreira Gaspar assume como principal prioridade a dinamização do território e a proximidade à população. Em entrevista, a edil revelou alguns dos principais projetos que marcarão este mandato e revelou as potencialidades deste território do litoral oeste que merece e espera pela sua visita.

A União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira resulta da agregação da Freguesia de Monte Redondo e da Freguesia de Carreira, na última reforma administrativa nacional. Céline Gaspar assume os destinos da Junta de Freguesia desde 2013, um projeto que vem abraçando com todo o dinamismo e dedicação à causa pública. A prioridade tem sido, fundamentalmente, dar continuidade aos esforços de concretização de projetos infraestruturais para o território. Um trabalho a que a edil pretende dar continuidade ao longo do presente mandato, nomeadamente “com a construção do Parque Empresarial de Monte Redondo, a construção da ciclovia entre a Vila de Monte Redondo e a localidade de Aroeira, a requalificação das Salinas da Junqueira e a finalização da rede de saneamento básico na freguesia”. A par destes projetos, cuja responsabilidade está centrada, sobretudo, no Município de Leiria, a Junta de Freguesia pretende valorizar o património próprio, nomeadamente com a requalificação das fontes e lavadouros e a construção de um Parque de Lazer que oferecerá à população um conjunto de atividades de lazer e desporto ao ar livre.

Um executivo empenhado nos seus fregueses
Céline Gaspar destaca a importância do trabalho do atual executivo, que sempre pautou os seus esforços na resposta a necessidades sociais, o que se revelou fundamental durante o período pandémico. Desde o primeiro momento que a Junta de Freguesia de Monte Redondo e Carreira iniciou o desenvolvimento de vários programas de apoio aos cidadãos, bem como às associações e comércio local. “Inicialmente criámos a Linha de Apoio ao Idoso, que realizou a inúmeros cidadãos com mais de 65 anos
pequenos recados, nomeadamente compras, idas à farmácia e outros serviços públicos, e até o contacto com a Unidade de Saúde”, conta Céline Gaspar. A par desta iniciativa, a Junta de Freguesia criou uma Linha de Apoio Psicológico para toda a população e também o “Correio Escolar”, que permitiu a entrega de fichas e outros documentos que os professores dos estabelecimentos escolares da freguesia pretendiam fazer chegar aos seus alunos. Adquiriu também vinte tablets com internet destinados à população escolar que não disponha de equipamento para assistir às aulas online. Atribuiu vários apoios financeiros ao associativismo local, “que se viu a braços com despesas fixas e sem possibilidade de concretizar ações para angariação de fundos”. Com a colaboração do CLDS4G – Sentir o Território “realizaram-se contactos com toda a população com mais de 70 anos para disponibilizar ajuda durante o período de confinamento para combate ao isolamento e solidão”. De registar, ainda, a entrega de máscaras a toda a população, não só num iniciativa própria, mas também em parceria com o Município de Leiria. Para além disso, uma parceria com a Unidade de Saúde e o Colégio Dr. Luís Pereira da Costa permitiu a realização da vacinação no território e atualmente, em parceria com a farmácia local, está em funcionamento um Centro de Testagem à Covid-19 na Vila de Monte Redondo.

Uma freguesia onde a vida acontece
A poucos quilómetros da praia do Pedrógão e da cidade de Leiria, e próxima das principais artérias nacionais, a União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira assume especial destaque na dinâmica de freguesias que compõem este território beirão. “Quem aqui vive, ou quem por aqui passa tem acesso a todos os serviços essenciais, e não essenciais, para o dia-a-dia”, assume Céline Gaspar. Dotada de serviços de educação, desde a creche até ao nível secundário, este território tem, ainda, serviços bancários, serviços de saúde em diversas especialidades, correios, Espaço de Cidadão e, ainda, um tecido empresarial com enorme potencialidade de empregabilidade de mão-de-obra indiferenciada e, também, especializada.

Esta é uma freguesia com traços urbanos significativos, mas envolvida pela paisagem rural, que oferece a tranquilidade necessária para viver e para visitar. Proprietária de um conjunto de atividades ao ar livre, nomeadamente trilhos, percursos pedestres à beira rio e, ainda, um miradouro distinto que oferece uma vista magnífica, a União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira é, cada vez mais, um destino de eleição para os amantes do turismo rural e de natureza. É consciente deste potencial que o executivo vem apostando no desenvolvimento de projetos e iniciativas que promovam este território, enquanto destino turístico por excelência. “Nos últimos anos a aposta no âmbito do Turismo tem sido mais significativa, nomeadamente com a requalificação dos espaços que permitem aos cidadãos desfrutar da magnífica paisagem deste território”, assume a edil. De referir, neste âmbito, a criação da marca Norte de Leiria, que envolve o território do norte do concelho de Leiria, e que parte de uma união de vontades de promover freguesias, rentabilizar recursos, valorizar as gentes e os recursos naturais de um território em prol do desenvolvimento socioeconómico local. “Impulsionadas pelo CLDS 4G Leiria Norte – projeto Sentir o Território, cuja entidade promotora é a ADASCO (Associação de Desenvolvimento e Apoio Social da Freguesia do Coimbrão), a Freguesia de Bajouca, Freguesia de Coimbrão, União das Freguesias de Monte Real e Carvide e União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira uniram esforços para criar uma marca que orientasse a ‘bússola’ para o Norte de Leiria. Este território possui tesouros valiosos que juntam a praia, os campos, a tradição e as paisagens. Um território cuja aposta no turismo é fundamental e totalmente cheia de conteúdo”, esclarece Céline Gaspar que aproveita a oportunidade para lhe deixar um convite especial: “A União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira está inserida num território cheio de segredos por descobrir. É uma freguesia com um forte dinamismo associativo e que oferece a quem visita
um conjunto de experiências que prometemos serem inesquecíveis. Somos um território cheio de história e estórias”. Envolvida pela tradição e pela modernidade, esta freguesia é o ponto de partida para um território que, com toda a certeza, vai despertar os cinco sentidos de todos os que o visitarem. “É, sem qualquer dúvida, uma freguesia onde a vida acontece. Visite a União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira. Visite o Norte de Leiria”.