: Mais Magazine:: Comentários: 0
Catarina Barreto, Presidente da Junta de Freguesia de Aradas

Aradas é feita de história mas também de um futuro que se afigura, cada vez mais, próspero. Plenamente integrada na malha urbana de Aveiro, sem descorar os seus usos e tradições, Aradas mantém viva a sua marca identitária e afirma-se como uma das freguesias mais capazes de atrair investimento público e privado. Fique a conhecer este território pela voz de Catarina Barreto, Presidente da Junta de Freguesia que, em entrevista, nos desvendou alguns dos projetos em vista para a construção de uma “Aradas – Semente de Vida”.

A freguesia de Aradas distingue-se pela sua história e passado. Da sua história fazem parte grandes personalidades e figuras marcantes do panorama regional e nacional. No entanto Aradas é também, e cada vez mais, uma freguesia de futuro que aposta no desenvolvimento económico, social e associativo. Consciente da carga histórica da Freguesia e com vista à afirmação de uma “Aradas de futuro” e à construção de uma “Aradas – Semente de Vida”, o atual executivo pretende continuar a desenvolver um trabalho que possibilite afirmar Aradas além das suas fronteiras. “Com o alargamento da malha urbana da cidade, Aradas passou a integrar a mesma, Aveiro galgou finalmente a antiga ex-EN109, atual Avenida Europa, que funcionou durante anos como barreira de desenvolvimento da Freguesia, bem como da própria cidade”, explica a presidente. Aradas transformou-se assim numa Freguesia mais urbana, mais apelativa e com uma dinâmica de crescimento mais exponencial, reunindo hoje todas as condições para se tornar um dos lugares mais apelativos da cidade para viver e/ou trabalhar. “Aradas constitui-se como um dos sítios privilegiados para fixar população jovem. A sua situação geográfica, albergando no seu território a zona nova da Universidade de Aveiro, a abundância de oferta de trabalho e a qualidade dos serviços públicos essenciais, no domínio escolar, da saúde, bem como da sua rede viária, tornam-nos uma verdadeira semente de vida, onde tudo floresce e se torna apelativo para iniciar um novo ciclo ou para viver com qualidade, qualquer ciclo da vida”, afirma Catarina Barreto.

Associativismo distingue a Freguesia de Aradas
Dar a conhecer ao mundo a Freguesia de Aradas, quer pela sua história e pelos seus belos locais, quer pelas suas atividades, tem sido um dos principais objetivos do executivo liderado por Catarina Barreto. Nesse sentido, Aradas tem vindo a apostar na realização de diversas iniciativas e eventos de cariz social e associativo que, para além de darem a conhecer a identidade deste território, pretendem unir toda a comunidade. Neste contexto, um dos grandes destaques vai para o evento “Festival Aradas +”.
Criado em 2018, com o objetivo de sedimentar os laços existentes na comunidade aradense, fomentando a criação de comunidade e servindo de promoção ao trabalho associativo, o certame é já uma marca identitária deste território. “Um certame desta natureza só é possível com a ajuda de todos os intervenientes que, anualmente, emprestam o seu altruísmo pelo trabalho realizado “pro bono” público, e fazendo acontecer a festa, dão um verdadeiro exemplo de serviço público”, assume a autarca, que desvenda ainda um novo projeto de âmbito associativo: “Brevemente entregaremos à comunidade um espaço multidisciplinar que visará albergar todas as iniciativas e projetos de associações e coletividades, que dificilmente se realizariam sem o referido espaço”. A Casa das Associações será, simultaneamente, um espaço de homenagem a “Tó-Chico”, personalidade incontornável da história de Aradas e um dos pioneiros do seu desenvolvimento cultural.

Aradas diz sim à sustentabilidade
A Freguesia de Aradas tem vindo a reforçar uma posição de destaque na área da sustentabilidade ambiental, através de iniciativas inovadoras, como é o caso do projeto de mobilidade PRE-POP. Este visa estimular o uso da bicicleta como forma de mobilidade sustentável e promoção de um estilo de vida mais sustentável. O projeto fez de Aradas a Freguesia com maior rácio de bicicletas por criança em idade pré-escolar, no ensino público. “Pretendemos que a Freguesia se assuma como geradora de vida e se distinga pelo seu dinamismo cultural, social e económico”, assume a presidente. Esta nova “Aradas – Semente de Vida” será dinamizada através de projetos que incutam um estilo de vida mais saudável à população, estimulando a máxima “mens sana in corpore sano – mente sã em corpo são”. “Pretendemos promover a saúde mental com a criação de um gabinete de apoio psicológico que convida a comunidade a refletir e a agir sobre as suas problemáticas, sob o acompanhamento de técnicos devidamente habilitados e procurando sobretudo criar novos esquemas mentais para lidar eficazmente com os problemas que se vão agudizando na nossa sociedade”, afirma. Brevemente será ainda inaugurado um Parque Intergeracional, que visa colmatar a falta de espaços ao ar livre, destinados a promover um estilo de vida saudável. “Manteremos todas as respostas sociais ativas e procuraremos estar sempre na linha da
frente na concretização de projetos que promovam a sustentabilidade como forma de perpetuar boas práticas ambientais”.

Poder Local: a importância da proximidade às populações
A Freguesia de Aradas esteve, desde a primeira hora, na linha de combate à pandemia Covid-19. Numa primeira fase vocacionando a sua atuação para a proteção da comunidade, sobretudo a mais vulnerável e reforçando a confiança nas instituições. Numa segunda

fase, ajudando a mitigar os efeitos nefastos da pandemia no plano associativo, social e cultural. Na fase atual, promovendo a saúde como um bem superior e convidando a população a recorrer às respostas sociais que projetam o indivíduo como um todo, estimulando a prática desportiva, a saúde mental e fomentando o convívio intergeracional.

Catarina Barreto | Presidente da Junta de Freguesia de Aradas

Visitar Aradas é partir à descoberta de um território ímpar, viver novas experiências e compreender melhor a sua História. É deixar-se envolver pelas suas paisagens e mergulhar nas suas tradições. É apreciar os sabores da gastronomia e a simpatia das suas gentes. É mergulhar numa viagem com cinco sentidos. Catarina Barreto deixa-lhe desde já o convite: “Visitem Aradas, conheçam a nossa história, falem com as nossas gentes, vivam as nossas tradições, ainda tão vincadas, aliadas às notas de modernidade. Sobretudo ponderem sempre Aradas como uma aposta segura para viver, trabalhar ou passear, ajudem a germinar esta semente de vida”.