: Mais Magazine:: Comentários: 0

Idealizado no século passado, durante o reinado de D. Carlos I, o Vidago Palace Hotel foi inaugurado pela primeira vez em 1910. Hoje, após mais de um século, encontra-se renascido, preservando a herança arquitetónica do edifício e adaptando as valências às necessidades dos clientes do século XXI. O Vidago Palace Hotel mantém o requinte de outros de tempos, proporcionando um serviço de luxo, com os mais altos padrões de qualidade e conforto, como nos conta o seu Diretor-Geral, Jorge Almeida.

Foi construído por iniciativa do rei D. Carlos I com o intuito de promover internacionalmente as propriedades terapêuticas e curativas da água mineral de Vidago. Mas a inauguração só ocorreu, precisamente, um dia após a instauração da República, a 6 de outubro de 1910. A mudança de regime não impediu que se transformasse na estância termal mais luxuosa da Península Ibérica, procurada pela aristocracia e pela alta burguesia europeia. E assim foi durante alguns anos. No entanto os portugueses acabariam por trocar as termas pelas praias e a aristocracia europeia descobriu novos hotéis luxuosos noutras paragens mais acessíveis. Lentamente o Vidago Palace Hotel foi perdendo protagonismo.

Até que em 2006, perante o declínio e a degradação evidentes do espaço, se decide encerrá-lo completamente e proceder a uma remodelação revolucionária. O objetivo era apenas um: tornar o hotel mais confortável para que os hóspedes regressassem. A longa fachada de cerca de 100 metros manteve-se, mas todo o interior foi demolido. Todas as peças históricas e valiosas foram retiradas de forma cuidada para poderem depois ser repostas nos seus locais originais. Os 200 quartos passaram a apenas 70, dos quais 15 são suites, cuidadosamente decorados para garantir os luxos de um espaço do século XXI, embora com o obrigatório toque vintage, para não destoar.

Permaneceu a escadaria dupla, hoje símbolo do Vidago Palace, e no lugar da antiga piscina exterior nasceu um novo e moderno spa. Nem o campo de golfe se livrou de uma ampliação: os nove buracos passaram a 18 e o hotel oferece agora a todos os seus hóspedes um Championship Golf Course. O tão emblemático restaurante Salão Nobre, distinguido com um prato Michelin, a Garrafeira, restaurante tipicamente português que oferece iguarias transmontanas, ou o Bar Four Seasons são ainda algumas das comodidades que o Vidago Palace Hotel tem hoje disponíveis para todos os seus hóspedes.

Único e exclusivo, o Vidago Palace Hotel é hoje a combinação perfeita entre o luxo e a beleza natural de um parque centenário. Como num mundo encantado, o hotel convida a viver experiências inesquecíveis, onde o requinte e o esplendor dos espaços são marcados pelo charme, romantismo e grandiosidade da Belle Époque. “Somos membros da Leading Hotels of the World e para termos esta insígnia associada ao nosso hotel, temos sem dúvida que proporcionar a todos os que nos visitam um serviço extraordinário e de qualidade superior”, esclarece Jorge Almeida.

Aqui, a água mineral de Vidago é rainha

O luxo das alas comuns do hotel contrasta com o minimalismo e a luminosidade do spa, em funcionamento desde 2010. O Vidago Palace Spa é um lugar de sofisticada elegância e requinte entre 100 hectares de pinho e cedro perfumado, misturado com alecrim e lavanda através de todo o parque. No Vidago Palace Spa as experiências são únicas e memoráveis, com a cura através das águas minerais terapêuticas. A história das águas de Vidago começou no século XVII, época em que se confirmou que estas têm propriedades terapêuticas e curativas exclusivas. Integrado no hotel, mas com portas abertas ao público, o Vidago Palace SPA é reconhecido pelos tratamentos feitos a partir de águas gasocarbónicas provenientes de captações profundas em terrenos de pura rocha granítica conhecidas pelos inúmeros benefícios para problemas digestivos, musculares, reumáticos, da pele, entre outros – continuam a ser usadas em tratamentos termais clássicos, mas a aposta é, sobretudo, nos programas de bem-estar.

É à boleia dos benefícios das águas da vila de Vidago que, atualmente, fazem parte da oferta do spa alguns tratamentos como o duche de jato, o banho de imersão e o duche de massagem a quatro mãos. No entanto o leque de opções é vasto e inclui tratamentos faciais e corporais com produtos da francesa Clarins e massagens, como a de relaxamento com aromaterapia, onde o cliente escolhe o óleo essencial pretendido, entre doze referências da Aromatherapy Associates, para ser usado no tratamento.

Vidago Palace Golf Course

Dentro da propriedade os atrativos abundam e atraem, sobretudo, os golfistas. O excelente campo de golfe do Vidago Palace conta com um percurso totalmente reconstruído de acordo com as especificações da USGA para greens e tees, tendo sido transformado num campo Par 72, potenciando a realização de campeonatos internacionais. “É, certamente, um campo excecional e muito interessante de se jogar. Todos os buracos constituem um desafio diferente do anterior. Os greens elevados e ondulados, assim como bunkers estrategicamente colocados, são um desafio onde qualquer golfista terá que usar todo o seu potencial para ultrapassar este duro teste”, afirma Jorge Almeida. A imagem de marca deste campo fica a cargo dos muros de pedra local, assim como do parque de árvores centenárias que, para além de uma beleza única e natural, conferem uma dificuldade extra ao percurso.

Um local de visita obrigatória

Pouco mais de dez anos após a sua reabertura, o Vidago Palace Hotel é recordista de prémios e distinções, como são exemplo o Best Luxury Hotel Spa, nos World Luxury Hotel Awards, o Portugal’s Best Golf Hotel, nos distintos World Golf Awards, ou ainda o Traveller’s Choice Awards 2021. “Nestes dois anos particularmente desafiantes, destacamo-nos ao proporcionar experiências e serviços incríveis aos nossos clientes”, enaltece Jorge Almeida, que não esconde a confiança num 2022 mais positivo “não só em termos de reservas previstas, como também fruto do crescimento junto de clientes internacionais”, como é o caso dos turistas americanos, ingleses, franceses e brasileiros.

Nunca fez tanto sentido o “vá de férias, cá dentro” e se nunca teve a oportunidade de conhecer o Vidago Palace Hotel, chegou a hora de o visitar. Jorge Almeida deixa-lhe o convite: “O histórico e emblemático Vidago Palace, como todos sabemos, está inserido num parque centenário com 150 hectares, muito espaço ao ar livre, com muita fauna e flora para desfrutar. Por isso, e por muitas outras razões, convido-vos a visitar este espaço, a usufruir do conforto das nossas instalações e, mais importante ainda, da simpatia, naturalidade, simplicidade, características transmontanas com que recebemos todos os nossos hóspedes”, finaliza.