: Mais Magazine:: Comentários: 0

Fundada em 1986, a Sucorema desde cedo se revelou uma empresa inovadora no mercado nacional. Ao longo de mais de três décadas a empresa vem combinando o excelente serviço à capacidade inesgotável de querer fazer sempre mais e melhor. Nesta edição damos-lhe a conhecer, pelo testemunho de Tiago Silva, gestor de produto da Sucorema, esta empresa inteiramente familiar, que faz da satisfação do cliente a sua principal missão.

O Grupo Sucorema consiste na sinergia de duas empresas, Sucorema e Tefagesu. Fundada em 1986, a empresa nasceu como uma oficina de metalomecânica que, na primeira década de existência, oferecia serviços de subcontrato e construía pequenas máquinas hidráulicas. Passo a passo, a empresa foi consolidando a sua posição no mercado e adquirindo aptidões na área da metalomecânica. Em meados dos anos 90 surge a Tefagesu, como empresa comercial de equipamentos industriais, dando início a uma nova era na empresa nortenha. Mais tarde, no início dos anos 2000 surgiu uma mudança na vida da empresa com a integração da MACFORM, um fabricante de máquinas de corte e quinagem de chapa, que “permitiu à empresa ter dentro de portas o know-how de fabrico, montagem, comercialização de máquinas e ainda um gabinete próprio de projeto”, começa por explicar Tiago Silva. A partir daí, não
mais parou. Lançou-se e expandiu no mercado como fabricante de máquinas e de inúmeras inovações na área da chapa, através da sua marca Stefa.

Hoje, com mais de três décadas de experiência na conceção e produção de máquinas, ferramentas e sistemas, o grupo Sucorema apresenta uma panóplia de soluções para a manipulação de chapa. Capaz de fabricar viradeiras, máquinas que dobram e cortam chapa até 12m em secção contínua, linhas de processamento de bobines, que desenrolam e cortam transversalmente e longitudinalmente, linhas de perfilagem a frio, que permitem a produção de perfil em aço em grandes quantidades e sem variação da qualidade final, o Grupo Sucorema desenvolve equipamentos e sistemas automáticos de trabalho de chapa para os fabricantes de variados perfis e seus derivados, para além de estruturas metálicas e outros produtos de ferro.

Máquinas Stefa: qualidade e inovação
Os seus produtos, comercializados com a marca Stefa, distinguem-se pela grande durabilidade, baixo custo de manutenção e pela superior precisão e rentabilidade com que executam os mais complexos trabalhos enquadrando-se no ambiente industrial produtivo do futuro e na tecnologia do trabalho de chapa. “A inovação deve estar sempre presente num fabricante de máquinas-ferramentas, mas na Sucorema é uma filosofia que nos caracteriza”, afirma Tiago Silva.

Esta constante aposta na investigação e desenvolvimento, municiou a Sucorema de uma capacidade multifacetada na sua produção, com todos os departamentos fabris integrados nas suas instalações, permitindo flexibilidade e rapidez no seu aparelho produtivo. “Lançámos imensas máquinas novas no mercado e temos uma panóplia de processos de fabrico disponíveis para oferecer ao cliente. Gostamos sempre de ouvir as necessidades do mercado a que conseguimos responder a maior parte das vezes”, confessa Tiago Silva, sobre a atuação da empresa no mercado nacional.


De Portugal para o mundo
Presentemente, a atividade da Sucorema é, sobretudo, alimentada pelo mercado nacional. No entanto, a qualidade das máquinas Stefa começa já a despertar interesse junto de clientes internacionais. O entusiasmo demonstrado levou a Sucorema a apostar na expansão do negócio, no entanto a empresa não esconde o sentimento de responsabilidade acrescida. “Benelux, Itália, Suíça são mercados bastante fortes e com bastante tradição nas máquinas ferramentas, o que aumenta a responsabilidade da Sucorema”, assume Tiago Silva. Por forma a estar à altura dos grandes fabricantes internacionais, a Sucorema aposta, constantemente na criação de novo conteúdo, comercial e técnico, crucial ao processo de expansão da marca, bem como em parceiros e fornecedores de excelência. “Para bem da consolidação do mercado internacional é bastante importante encontrar bons parceiros e distribuidores, que trabalham bem o mercado regional e conseguem implementar as nossas máquinas. O caminho faz-se caminhando e a ideia é tornar as máquinas Stefa uma referência internacional nas viradeiras e linhas de corte”.

Corpo técnico é um dos aliados
O valor humano, parte fundamental nos valores da empresa, garante que a Sucorema fornece um valor acrescentado aos seus fornecedores, parceiros e clientes. Assim, um corpo técnico competente e qualificado é primordial para a empresa, que aposta sucessivamente na qualificação e formação dos seus colaboradores. “Costumamos dizer que a Sucorema é uma escola e apreciamos profissionais que se entusiasmem com a descoberta de novos conhecimentos técnicos, que o trabalho do dia a dia oferece. A qualificação e formação, cada vez mais, tem de passar pelas empresas, porque o mercado assim o obriga. Contamos com um corpo técnico muito experiente. Gostamos e precisamos de reter as pessoas e com uma aprendizagem continua as pessoas sentem-se bem”, afirma.

O futuro é agora
A próxima edição da EMAF – Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria assume este ano especial importância para a Sucorema. Após o interregno, provocado pela pandemia, a empresa volta ao certame para dar a conhecer uma nova máquina inovadora, a viradeira dupla, 100 por centro elétrica. “Este é um projeto de cinco anos, que finalmente vê a luz do dia. Achamos que não havia nada melhor do que apresentá-lo no seu país de origem”.

A viradeira dupla 100 por cento elétrica, que é um marco para a empresa e será lançada em 2022, surge para responder aos desafios da digitalização e eficiência da próxima década na indústria dos perfis. Para além disso, a empresa está também a desenvolver uma linha de corte inteligente, que terá sistema de “machine learning” ao coletar os dados da produção automática. “A par disso vamos continuar com o processo Indústria 4.0. Queremos que as máquinas Stefa falem umas com outras nos próximos anos”, finaliza.