: Mais Magazine:: Comentários: 0

A Queen Elizabeth’s School iniciou as suas atividades em novembro de 1935. Desde então tem sido guiada pela visão e valores preconizados pela sua fundadora, Denise Lester. Fique a conhecer nesta edição, este histórico colégio com identidade e valores próprios que pretende dar aos seus alunos uma sólida formação de base, na aquisição de competências e aptidões socialmente necessárias para a vida adulta.

O Projeto Educativo da Queen Elizabeth’s School assenta no estreitamento dos laços históricos e culturais entre Portugal e o Reino Unido, preservando o culto da aliança mais antiga do mundo e no ensino bilingue português-inglês, nas valências de Berçário, Creche, Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Nos serviços educativos que oferece recorre a um sistema de imersão parcial e a uma metodologia inovadora aplicada em alguns países da União Europeia no domínio da Aprendizagem Integrada de Línguas e Conteúdos (AILC) – Content and Languag Integrated Learning (CLIL), que associa a aprendizagem de uma segunda língua ao ensino de certos conteúdos disciplinares e temáticas transversais a todas as orientações e áreas curriculares. Para o 1º Ciclo do Ensino Básico adotou um modelo integrado de ensino bilingue, no qual, em complementaridade com o currículo oficial português, os alunos usufruem do Programa Primário Internacional da Universidade de Cambridge. Estes fatores são uma mais-valia e uma forma de diferenciação do ensino para os alunos desta escola, que tem vindo a apostar na internacionalização do seu currículo.

A dimensão internacional da Queen Elizabeth´s School está patente também na participação em programas de intercâmbio
educativo e cultural, tendo esta escola já coordenado duas parcerias multilaterais entre escolas europeias no âmbito da ação
Comenius, durante a vigência do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida e do Programa Sócrates.

O ensino do Inglês, a partir do 2º, 3º e 4º ano de escolaridade, é validado internacionalmente pelos “Young Learners English Tests”, respetivamente pelos níveis Starters, Movers e Flyers, da Universidade de Cambridge, correspondentes aos níveis A1 e A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas do Conselho da Europa (QECR) e pelo exame de Artes Performativas “Trinity Stars: Young Performers in English Award” (Stage II e Stage III) do Trinity College London, realizado pelos alunos das salas dos 5 anos da Educação Pré-Escolar.

No 1º Ciclo do Ensino Básico, os alunos da Queen Elizabeth’s School, são preparados para realizarem com sucesso os exames das disciplinas Primary Maths, Primary Science e Primary English as a Second Language do Programa Primário Internacional de Educação da Universidade de Cambridge. Paralelamente, a Queen Elizabeth’s School tem dado desde sempre muito valor à expressão Dramática e Musical como instrumentos de excelência na aprendizagem da língua inglesa e no desenvolvimento de competências na área da comunicação e da interpretação criativa.


A Queen Elizabeth’s School tem visto reconhecidos, os seus 86 anos de trabalho ao serviço da educação nos bons resultados alcançados no aproveitamento escolar dos seus alunos em termos dos conteúdos lecionados no currículo nacional Português e no ensino do Inglês. Em 2013, este estabelecimento de ensino obteve o estatuto de Cambridge Primary School e Cambridge International School, além de ser Centro de Preparação de Exames da Cambridge English (2015), Centro de Exames do Trinity College London (2010) e membro do Instituto Britânico no Programa de Parceria de Exames denominado Addvantage (2009).

A política educativa desta escola centra-se numa boa formação de base de caráter humanista e holístico, respeitando a individualidade do aluno e potenciando o seu desenvolvimento integral direcionado para a sua formação pessoal e social, estimulando-o a desenvolver todo o seu potencial nas várias componentes: física, intelectual, espiritual e estética, responsabilizando-o pelas suas aprendizagens e pela construção do seu saber num mundo caracterizado pela riqueza da diversidade cultural e progresso tecnológico, numa sociedade cada vez mais global e inclusiva.

Esta escola, envolta numa cultura escolar luso-britânica, procura acompanhar os programas de ensino vigentes nas escolas britânicas, cultivar a amizade entre o Reino Unido e Portugal e honrar as suas bandeiras, que deverão ser hasteadas a par em todos os dias e atos solenes da história dos dois países, e garantir que dentro do seu quadro de professores haja docentes de nacionalidade britânica. Na sua ação educativa, a Queen Elizabeth’s School promove valores de solidariedade, tolerância, paz e amor ao próximo, sensibilizando os seus alunos para o papel preponderante da sociedade civil num Estado de Direito.

Para o futuro a Queen Elizabeth´s School espera continuar a manter uma cultura de escola que se caracteriza pela valorização dos seus recursos humanos e pela aprendizagem ao longo da vida, que se reflita positivamente no rendimento e bem-estar dos alunos. Como qualquer instituição, para manter a qualidade, tem de estar atenta às necessidades da sociedade contemporânea e adaptar-se aos novos tempos sempre em mudança, dada a crescente internacionalização dos sistemas de ensino e das políticas educativas dos países da União Europeia no domínio das qualificações profissionais do mercado de trabalho de uma economia global.