: Mais Magazine:: Comentários: 0

A Inspired é um grupo líder global de escolas premium que educa mais de 50.000 alunos numa rede internacional de mais de 70 escolas, em cinco continentes. Nesta edição da Mais Magazine damos-lhe a conhecer este projeto pela voz de Barbara Beck Lancastre, Diretora Geral da Inspired Portugal, que em entrevista nos revelou o grande projeto para o ano de 2022: o King’s College School.


Em Portugal, o Grupo Inspired conta já com estabelecimentos de ensino em Lisboa e Palmela. Com uma oferta educativa premium, o Grupo Inspired identifica-se com uma cultura de escola que investe no presente, através de uma educação de excelência. Presentemente, qual a oferta educativa do grupo, e de que forma o presente projeto educativo promove a valorização pessoal e cidadã e a realização académica dos seus alunos?

Enquanto grupo líder mundial no setor da educação, a Inspired tem como pilares a excelência académica e a valorização do Desporto e das Artes Criativas e Performativas. Neste momento, a Inspired Portugal tem cinco colégios na área da Grande Lisboa: o grupo de colégios PaRK IS (Alfragide, Cascais, Praça de Espanha e Restelo), e o St Peter’s International School, em Palmela. Em setembro de 2022 irá abrir o primeiro King’s College School em Portugal, num novo projeto para substituir o atual campus do PaRK IS Cascais. Ser um colégio Inspired traz a vantagem clara de integrar um grupo que está projetado para inspirar os alunos a atingirem o seu potencial máximo, num ambiente académico estimulante e inovador, até aos 18 anos, e a uma escala global. A pedagogia e o programa académico de cada colégio são respeitados e melhorados, tendo sempre como base os pilares e valores da Inspired. O grupo disponibiliza uma abordagem nova e contemporânea à educação, reavaliando os métodos de ensino e currículos tradicionais e criando um modelo mais dinâmico, relevante e preponderante, que reflete a sociedade atual. Oferecemos uma educação 360º que
inclui não só a vertente académica, mas também pessoal e social.

Este é sobretudo um grupo que prepara os alunos para o futuro, através de um ensino inovador e diferenciado, proporcionando-lhes uma variedade de experiências. Qual a importância que esta inovação nos métodos de aprendizagem representa para a comunidade escolar?

O mundo mudou muito nas últimas décadas e a educação tem que acompanhar esta evolução. Métodos mais tradicionais não preparam os alunos de hoje para o mundo real. É preciso que o programa desenvolva nas crianças e jovens capacidades como a resolução de problemas, o espírito solidário e o gosto por aprender. Muitas das suas futuras profissões ainda não existem, pelo que devem ter todas as ferramentas necessárias para atingirem os seus objetivos com sucesso e, para isso, precisam de ser criativos e interessados. Para isso, privilegiamos o trabalho de projeto, a integração de tecnologia em todas as disciplinas e a personalização, apoiando os alunos no seu percurso individual. O ambiente multicultural vivido nos colégios fomenta a partilha de diferentes ideias, metodologias, projetos, perspetivas e formas de estar na vida. A par do ensino personalizado, promovemos o talento e a autoconfiança de cada aluno, preparando-os para enfrentar o mundo com as aptidões ou qualificações e a confiança necessárias para garantir o sucesso. Fazer parte de um grupo global oferece ainda a possibilidade dos alunos poderem fazer intercâmbio noutras escolas Inspired por períodos de quatro semanas a um ano. É uma experiência muito enriquecedora, que ganham autonomia, independência e novos métodos de estudo, enquanto vivem experiências internacionais únicas e diferenciadoras. Também os desportistas têm um programa específico: o Inspired Sports Programme oferece uma formação individualizada para alunos do 5.º ao 12.º ano, incorporando o desporto no seu percurso académico e na vida escolar.

O grupo King’s College School, que integra a rede mundial Inspired, anunciou a abertura de um colégio em Cascais, em
setembro de 2022. Fale-nos um pouco mais sobre este investimento e o que representa para o ensino em Portugal.

Em setembro de 2022, o King’s College School, Cascais abrirá as suas portas em Portugal – a Inspired traz agora para Cascais uma das mais prestigiadas instituições educacionais do seu grupo: King’s College Schools, que oferece excelência académica há mais de 50 anos. Este novo colégio terá uma localização fantástica, num extenso campus de 40.000m2, que estará concluído no ano letivo 2023-24, equipado com instalações educacionais, artes performativas e desportivas de topo, bem como uma residência de boarding para 50 alunos. Com um investimento total de 45M de euros, este projeto educativo único continua a refletir o compromisso significativo da Inspired com Portugal. O novo campus receberá mais de 1.200 alunos de 1 a 18 anos de idade, e crescerá organicamente em duas fases: a partir da sua abertura oficial em setembro de 2022, oferecerá inicialmente vagas a crianças entre um e 13 anos. No ano letivo 2023-24, quando a expansão estiver concluída, irá receber alunos até aos 16 anos de idade. À medida que estes alunos forem crescendo, os anos escolares progredirão com eles, até oferecer todos os anos, para alunos até aos 18 anos. Este colégio será o único em Portugal a oferecer o currículo internacional de Cambridge, reconhecido mundialmente, até ao Year 11 (10.º Ano), e o programa IB Diploma nos Years 12 e 13 (11.º e 12.º Anos), uma Secção Bilingue até ao Year 6 (5.º Ano) e uma Boarding House a partir de setembro de 2023. Este caminho de aprendizagem único, ministrado por professores escolhidos criteriosamente, favorece uma transição bem-sucedida para universidades líderes a nível global. O King’s College School, Cascais vai ser uma escola única. Para além do seu excelente campus e das melhores instalações do mercado, este colégio irá oferecer uma combinação perfeita de excelência educacional comprovada em mais de 50 anos de história, com uma abordagem verdadeiramente global e progressista. Sentimos que estamos a estabelecer novos padrões para o ensino privado moderno. É um enorme prazer liderar um projeto deste tipo e um colégio que será uma referência em Cascais, em Portugal e no mundo.