: Mais Magazine:: Comentários: 0

Pelas salas de aula do Externato Carvalho Araújo passaram já milhares de alunos e centenas de professores. Com um projeto educativo atualizado, centrado no aluno que promove a sua valorização pessoal e cidadã e a sua realização académica, o Externato Carvalho Araújo destaca-se por um ensino de qualidade e pelo uso de metodologias potenciadoras do sucesso pessoal e académico dos alunos. Fique a conhecer nesta edição, pela voz de Rosa Araújo, Diretora Pedagógica, este estabelecimento de ensino que faz parte da história bracarense há quase 50 anos.

O Externato Carvalho Araújo iniciou a sua atividade há 50 anos, no centro de Braga, originalmente como centro de explicações. Na década de 80, ao abrigo do DL 553/80, foi-lhe concedido paralelismo pedagógico passando a ministrar o ensino complementar e o 12º ano. Desde então, e num processo constante de procura de resposta às exigências da população escolar bracarense e concelhos limítrofes, foi alargando o seu leque de oferta. Em 2005, foi dado mais um importante passo. A construção de um edifício escolar de raiz, a apenas cinco minutos do centro da cidade, com 4.000 metros quadrados de área coberta e 10.000 metros quadrados de área total, veio responder às necessidades das famílias e valorizar o percurso escolar dos alunos, uma vez que permitiu o prosseguimento dos estudos até ao 12º ano de escolaridade.

Projeto educativo centrado no aluno
Com uma oferta educativa de excelência o Externato Carvalho Araújo distingue-se, desde logo, por um ensino de qualidade e pelo uso de metodologias potenciadoras do sucesso pessoal e académico dos alunos. Com uma oferta formativa que vai desde o 2º Ciclo do Ensino Básico Regular ao Ensino Secundário, o Externato Carvalho Araújo diferencia-se pela sua conceção de escola e educação. “Somos uma escola rigorosa e exigente, mas não uma escola elitista. O nosso maior valor, a nossa identidade, é o nosso caráter humanista pois trabalhamos para ajudar os nossos alunos a realizar o seu projeto de vida”, esclarece Rosa Araújo.

A vocação eclética deste estabelecimento de ensino particular, sempre atento a todos e a cada um dos alunos, a par do rigor, dedicação, exigência e humanidade de todos aqueles que nele trabalham, são também um dos principais alicerces e uma das facetas mais marcantes deste colégio. “Ao longo da nossa existência soubemos criar uma cultura de escola em que os nossos professores estabelecem uma relação pedagógica humanizada e atenta, enveredando por metodologias mais individualizadas e ativas, respeitando os diferentes ritmos de aprendizagem que contribuem para o sucesso educativo de muitos alunos”, afirma Rosa Araújo.

Prestígio e dedicação são algumas das palavras que fazem parte da história do Externato Carvalho Araújo, que há quase 50 anos, marca, também ele, a história bracarense. Para o futuro, os projetos são muitos. Desde logo, a construção de um novo edifício, com vista a completar a oferta formativa, desde a pré-primária e 1º ciclo até ao 12º ano. “Este é mais um passo importante que a instituição dá rumo ao futuro, posicionando-se num lugar de destaque no ensino em Braga e na região”. Resultado da qualidade dos seus recursos humanos, do ensino centrado no aluno, das instalações e do espaço envolvente, o Externato Carvalho Araújo é hoje um estabelecimento de ensino capaz de proporcionar a todos os seus alunos o desenvolvimento das suas competências e promover a preparação para os desafios do século XXI.