: Mais Magazine:: Comentários: 0

Os SMAS de Leiria são um organismo público de interesse local que visa garantir o serviço de abastecimento de água e recolha de águas residuais do concelho de Leiria. Com o objetivo de garantir a prestação de um serviço de qualidade, os SMAS de Leiria criam todas as condições para que os leirienses tenham uma melhor qualidade de vida assegurando o fornecimento de água em qualidade e continuidade e promovendo a proteção do meio ambiente através do encaminhamento do efluente doméstico para tratamento adequado.

Os SMAS (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento) de Leiria têm como missão, a prestação de serviços de qualidade, assegurando os serviços de abastecimento de água e de recolha de águas residuais, criando todas as condições necessárias para que os munícipes tenham melhor qualidade de vida. Foi sob as palavras de Leandro de Sousa, presidente dos SMAS Leiria, que ficamos a conhecer um pouco mais do trabalho realizado por esta organização. “Trabalhamos diariamente para fazer dos SMAS de Leiria um serviço de referência no setor, assente nas melhores práticas, qualidade, responsabilidade social e ambiental e sustentabilidade do serviço. Passada a fase de investimento na infraestruturação, os desafios atuais passam quer pela qualidade do serviço prestado quer pela preparação da resiliência face às alterações climáticas”, começa por contar Leandro de Sousa.

Atualmente a taxa de cobertura de saneamento no concelho de Leiria é, neste momento, de 92 por cento, fruto de um investimento de cerca de 27 milhões de euros nos últimos dez anos. Todavia, os SMAS não param por aqui, até porque estão em curso atualmente investimentos na rede de saneamento no valor de 5,5 milhões de euros que vão permitir alcançar 95 por cento de taxa de cobertura dentro de dois anos. “É um esforço financeiro enorme que irá melhorar a qualidade de vida dos leirienses, e que irá contribuir acima de tudo para a proteção dos aquíferos e linhas de água”, vinca o presidente. O combate às perdas de água é um dos objetivos estratégicos dos SMAS de Leiria, sendo a sustentabilidade ambiental do serviço assumido com especial relevância. Atualmente as perdas de água cifram-se nos 36 por cento, o que corresponde a um prejuízo de cerca de dois milhões de euros, numa empresa que tem um volume de negócios que ronda os 20 milhões de euros. Nesse sentido, os SMAS de Leiria têm já um Plano de Redução e Perdas aprovado pelo Conselho de Administração e que está já a implementar há cerca de dois anos – e que já permitiu a redução das perdas de água de 42 por cento para 36 por cento. Tendo como um dos objetivos estratégicos garantir a sustentabilidade ambiental e financeira, os SMAS de Leiria estão fortemente empenhados na implementação de medidas e boas práticas para a redução de perdas. “Estamos a investir na substituição das redes e respetivos ramais de ligação, o que permitirá reduzir significativamente o número de roturas, no reforço da análise das zonas de abastecimento, avaliando possibilidades de redução de pressões na rede pública, e ainda na expansão da telemetria a mais zonas. Atualmente temos em curso investimentos de reabilitação de redes de abastecimento de água, construção de zonas de medição e controlo e válvulas redutoras de pressão que rondam os 1,8 milhões de euros”. Passado o ciclo de infraestruturação, as questões da manutenção e reabilitação das redes existentes constituem um dos grandes desafios dos SMAS de Leiria, que gere 1.200 km de rede de saneamento e 1.800 Km de rede de água. Os SMAS de Leiria procuram por isso garantir que as infraestruturas agora construídas se encontrem preparadas para um adequado desempenho funcional dos sistemas, reconhecidas como um problema transversal que afeta o desempenho hidráulico, ambiental e económico-financeiro, com impacto significativo no aumento dos custos operacionais.

Promover, valorizar e preservar a água

Sempre com a responsabilidade de promover a utilização do bem precioso que é a água, os SMAS de Leiria procuram manter uma aproximação aos seus clientes, aos leirienses, com o objetivo de incrementar e melhorar a divulgação de informações relevantes sobre a atividade desenvolvidas pela instituição. “Mantemos uma aposta na implementação de campanhas de sensibilização cujo objetivo passa por sensibilizar a população sobre a gestão eficiente de todo o ciclo urbano da água”, refere Leandro de Sousa. Assim, as campanhas de comunicação e sensibilização possuem dois objetivos estratégicos. Incentivar à mudança de comportamentos para o uso eficiente do recurso água e sensibilizar para a importância quer da ligação à rede de saneamento e rede de abastecimento existentes, “pois só assim será assegurada a sustentabilidade ambiental e financeira da atividade promovida pelos SMAS de Leiria”. Considerando o setor de atividade onde está inserido, “é na componente ambiental que se verificam os principais impactos negativos, nomeadamente em termos de consumos de materiais, energia, água, emissões atmosféricas e na produção de resíduos”, alerta Leandro de Sousa. Como forma de mitigar os efeitos, os SMAS de Leiria têm vindo a implementar uma filosofia de racionalização dos consumos num contexto de ecoeficiência através de campanhas de sensibilização quer internas quer externas, promovendo a consciencialização e alteração de comportamentos, apelando ao uso eficiente e racional da água.“ O respeito pelos recursos existentes, constitui um desafio à atuação de todas as entidades que operam no setor das águas. Hoje a nossa atuação está sobre os holofotes de todos, situação que foi despoletada pela problemática das alterações climáticas que todos já sentimos. Assim, considero que existe já uma preocupação por parte das populações não só no uso eficiente da água, mas também, uma maior preocupação na forma de atuação dos SMAS de Leiria. Hoje temos clientes e munícipes cada vez mais atentos”, vinca o presidente. Com o agravamento sucessivo da problemática das alterações climáticas, há uma maior consciencialização e sensibilização por parte das populações “empurrando a nossa atuação para a promoção da sustentabilidade ambiental, rumo a um ciclo produtivo e à prestação de um serviço público mais sustentável em toda a cadeia de valor, promovendo a reutilização dos recursos e dos materiais, contribuindo para a diminuição da pegada ecológica”. O futuro dos SMAS de Leiria, passa por isso pela modernização dos serviços, a aproximação ao cliente e, essencialmente, a sustentabilidade económica e ambiental.