: 23 de Maio, 2025 Redação:: Comentários: 0

O Projeto Impulso 2025 surge através do financiamento do PRR/União Europeia (Next Generation) e da aliança estratégica com empregadores, que colaboraram na criação de formação desenhada à medida das necessidades dos respetivos setores. A Universidade Aberta (UAb) com reconhecida experiência e prestígio no Ensino a Distância e na Formação ao Longo da Vida, dá a possibilidade aos adultos, já enquadrados em contexto de trabalho, de ganhar novas competências, capacitando-os para a transição laboral, em áreas tão relevantes como a transição digital, sustentabilidade, línguas e comunicação e educação a distância.

À distância de um clique é possível dar um passo seguro na carreira. Ter a possibilidade de fazer formações curtas, ao ritmo do estudante, no sentido de ganhar novas competências que permitam enfrentar os desafios de uma sociedade em constante mudança. Pressupõe o estabelecimento de parcerias com organizações, através de duas modalidades:

• Divulgação interna e encaminhamento de colaboradores para a frequência de formação;

• Realização de formação à medida das necessidades da organização.

Assim surgem as Microcredenciais, cursos curtos de formação, tendo em vista a qualificação e a requalificação das pessoas em áreas que sejam consideradas necessárias do ponto de vista pessoal ou da instituição em que trabalham. As Microcredenciais foram criadas no sentido de poderem ser acumuláveis, permitindo ao formando criar o seu portfólio de competências, reconhecidas pelas instituições universitárias, uma vez que seguem o Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS). Estes cursos têm um sistema de avaliação obrigatório, o que garante a sua qualidade e transparência. Para as instituições, as Microcredenciais têm sido criadas como resposta às suas necessidades, envolvendo-as desde a sua criação até ao seu funcionamento.

De acordo com a União Europeia, as Microcredenciais certificam os resultados de cursos de formação de curta duração, estão sujeitas à garantia de qualidade, são mensuráveis e os resultados da aprendizagem são avaliados em função de critérios transparentes. Foram concebidas para apoiar percursos de aprendizagem flexíveis, são reconhecidas, são propriedade do seu titular, podem ser conservadas e partilhadas, são centradas no aprendente e contêm informações suficientes para confirmar a sua autenticidade.

Vantagens deste modelo de formação para as organizações:

• Contribuir para a Transformação e Transição Digital da Empresa/Organização• Melhorar o desempenho organizacional

• Preparar os colaboradores para a Mudança Tecnológica e Digital

• Contribuir para o Desenvolvimento Sustentável

• Desenvolver as competências comunicacionais dos colaboradores

• Encaminhar para formação colaboradores de diferentes zonas geográficas

• Aproveitar o financiamento existente para qualificar os recursos humanos• Atribuição de bolsas de parceria aos seus colaboradores, totalmente financiadas pelo PRR

Vantagens para os estudantes:

• Ter acesso a um método pedagógico mais flexível, autónomo e inovador

• Adquirir novas competências socioprofissionais

• Atualizar conhecimentos e competências

• Evitar desperdiçar tempo com deslocações

• Gerir melhor o tempo para conciliar a formação com a vida pessoal

• Ter acesso a bolsas de formação/financiamento da formação

• Ganhar competências para a transição labor

As Microcredenciais são, atualmente, uma oportunidade para as organizações e para qualquer cidadão interessado, na medida em que não representam qualquer custo, sendo totalmente gratuitas.

Todos os formandos que frequentem Microcredenciais com 2 ou mais ECTS, assim como os estudantes de Pós-Graduação com aproveitamento, têm ainda direito a uma bolsa atribuída pela Universidade Aberta.

As quatro áreas-chave das Microcredenciais

Línguas e Comunicação

As Microcredenciais de Línguas e Comunicação têm por objetivo melhorar as habilidades comunicacionais e o desempenho profissional.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

As Microcredenciais na área dos ODS, dão a conhecer os principais conceitos e desafios inerentes ao desenvolvimento sustentável, nos contextos global, local e setorial.

Transição e Transformação Digital

Nesta área estratégica têm sido disponibilizadas Microcredenciais e uma Pós-Graduação, visando preparar as instituições, públicas ou privadas e respetivos colaboradores, para a transformação digital.

Ensino a Distância e Digital

As Microcredenciais na área de Ensino a Distância e Digital resultam da experiência adquirida da Universidade Aberta e visam capacitar docentes, formadores e outros profissionais de Educação/Formação, com competências pedagógicas neste domínio.

Com recurso ao modelo pedagógico da Universidade Aberta (online e assíncrono), os cursos são organizados de acordo com as necessidades identificadas para a sociedade e pelas instituições parceiras. Os currículos são preparados pelos docentes da Universidade Aberta em colaboração com profissionais devidamente qualificados e identificados pelos parceiros, sendo depois levados à apreciação e aprovação dos órgãos próprios da universidade, seguidos todos os critérios para garantir a sua qualidade e alinhamento europeu.

Entre 2022 e 2024, foram 4725 os formandos que beneficiaram dos nossos cursos e, com o ano de 2025 ainda a decorrer, encontram-se 1990 alunos a frequentar diversas formações.

Com uma oferta de 36 novos cursos das mais diferentes áreas até 2024, a Universidade Aberta reforça a sua oferta com a criação de mais 25 novas formações em 2025, num total de 120 edições.

Entre as atuais parcerias da Universidade Aberta, no âmbito do projeto Impulso 2025, estão instituições como o Turismo de Portugal, a Polícia de Segurança Pública (PSP), a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), a Direção Regional da Saúde da Região Autónoma da Madeira, a Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências da Região Autónoma dos Açores, a Medicare, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), o Agrupamento de Escolas do Restelo, a Ordem dos Advogados, o Instituto Nacional de Administração (INA), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e várias Instituições do Ensino Superior.

Tourism International Academy: Novos modelos de formação e parcerias estratégicas

As parcerias, em setores vitais para a economia do país, têm sido uma ferramenta estratégica na criação deste novo modelo de formação. É o exemplo do PRR- TIA (Tourism International Academy), um consórcio composto pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), a Universidade Aberta (UAb), a Universidade Nova de Lisboa (NOVA IMS) e pelo Turismo de Portugal, criado com o objetivo de desenvolver o conceito de Academia Internacional de Turismo.

A expertise e know-how das três instituições de Ensino Superior envolvidas e do Turismo de Portugal permitiu conceber e implementar cursos de formação superior inovadores que contribuem para a (re)qualificação do talento no setor de Turismo e Hotelaria, cuja formação é bastante deficitária e maioritariamente de nível não superior. Para além destas parcerias institucionais destacam-se, igualmente, um conjunto de parcerias com Municípios, Associações Empresariais, Religiosas e Culturais, assim como grupos empresariais, e outras Escolas Profissionais do Setor e Instituições de Ensino Superior, que têm ajudado a conceber e oferecer uma panóplia de formações destinadas às necessidades do setor do Turismo em Portugal.

A Universidade Aberta, a título individual ou em parceria, já ofereceu dois cursos especializados nas áreas de Gestão de Turismo Religioso, História Ambiental e Turismo nas Zonas Costeiras Portuguesas, uma Pós-Graduação em Estudos Globais, um mestrado em Empreendedorismo e Cidadania Global e 41 Microcredenciais com programas em áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), assim como formação para adultos.

Atualmente já se encontram aprovadas mais 8 novas Microcredenciais com início no próximo mês de junho, um novo curso de especialização em Gestão do Turismo de Saúde bem como uma nova Pós-Graduação em Inovação Digital e Business Analytics, a oferecer no início do próximo ano letivo (setembro de 2025).

No total, inscreveram-se 1324 estudantes, dos quais 580 já concluíram com aproveitamento e 450 estão a frequentar ações de formação. Até ao momento, 268 formandos beneficiaram de bolsas, no valor total de 115.550,00€.

“O TIA-Tourism International Academy, demonstrou ser uma iniciativa bem-sucedida e essencial para o fortalecimento do setor de Turismo em Portugal, promovendo ofertas em linha com as necessidades do mercado, que têm permitido interligar áreas de saber, e oferecê-las numa perspetiva muito prática e aplicada à realidade do setor, e às necessidades do público-alvo”

Prof. José Porfírio, coordenador do projeto TIA

No que diz respeito à Aprendizagem ao Longo da Vida (Microcredenciais, Pós-Graduações e Mestrado) é possível aproximar o setor empresarial à academia, com reflexos visíveis na quantidade e qualidade das formações, com vista à melhoria da produtividade e desenvolvimento do setor do Turismo em Portugal.

Durante as reuniões de acompanhamento e monitorização realizadas ao longo destes anos de execução do projeto, têm sido discutidas as necessidades de criação de novas Microcredenciais, fruto da evolução e dos resultados que estas entidades parceiras têm sentido, sendo que o seu feedback tem sido muito positivo.

Os resultados dos Questionários de Satisfação dos formandos são analisados pelo Gabinete de Qualidade da Universidade Aberta e mostram um nível de satisfação de 90%.

A Unidade para a Aprendizagem ao Longo da Vida (UALV)

Sendo uma das prioridades estratégicas da UAb, a Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) visa, através de cursos não conferentes de grau académico, a aquisição e a melhoria de competências, aptidões e conhecimentos de adultos, tendo em vista a construção de uma cidadania ativa e o aumento da empregabilidade.

A UALV, tem por missão organizar e gerir recursos específicos em áreas estratégicas para a Universidade, vocacionadas para a criação, desenvolvimento e oferta de programas e cursos de Aprendizagem ao Longo da Vida, em articulação com os vários Departamentos.

“Na Universidade Aberta estamos sempre disponíveis para estabelecer novas parcerias com entidades que identifiquem necessidades de formação, específicas ou mais globais, que podem ser úteis para a formação dos seus quadros, bem como para outras entidades e público em geral.”

Prof. Fernando Caetano, Pró-Reitor para a Aprendizagem ao Longo da Vida e Projeto Impulso 2025 (PRR)

Ao longo dos anos, no âmbito da ALV, têm sido realizados diversos tipos de formação, certificadas:

• Microcredenciais

• Pós-Graduações

• Estudos Integrados e Complementares

• Formação Profissional

• Extensão Universitária e Cultural

• Formações Modulares Certificadas

• Maiores de 23

• Formação Contínua de Professores

• Unidades Curriculares isoladas

Universidade Aberta: nova oportunidade para a formação e requalificação

A Universidade Aberta (UAb) garante uma vasta oferta formativa para responder às novas necessidades de evolução rápida da sociedade, com a garantia de qualidade, rigor e flexibilidade que são hoje essenciais para empresas, instituições e trabalhadores.

A UAb é a universidade pública portuguesa exclusivamente vocacionada para a educação a distância e, ao longo de quase quatro décadas, possibilitou que milhares de pessoas, em locais e tempos diferentes, adquirissem formação de nível superior, beneficiando de abordagens pedagógicas flexíveis, assentes na autonomia dos aprendentes.

A UAb é hoje uma instituição de ensino superior com mais de 11 600 estudantes em cursos conferentes de grau académico, aos quais acresce uma população de cerca de 4 500 formandos em cursos não conferentes de grau. A sua oferta formativa, no ano letivo 2025-2026, é constituída por 11 licenciaturas, 19 mestrados e 11 doutoramentos. No contexto da Aprendizagem ao Longo da Vida, para além das Microcredenciais, são disponibilizados cerca de 120 cursos, dos quais 13 são Pós-Graduações com creditação variável entre 24 e 60 ECTS.

Entre os anos letivos 2018-2019 e 2023-2024, o número de estudantes de cursos conferentes de grau cresceu 89% enquanto que o número de estudantes dos cursos não conferentes de grau registou um aumento de 98%. Os estudantes são essencialmente profissionais ativos que procuram concluir um curso de ensino superior ou renovar e atualizar competências profissionais, com uma idade média de cerca de 40 anos. A Universidade Aberta assume-se, desta forma, como a universidade portuguesa vocacionada para a promoção de formação de adultos ativos.

A informação sobre todas as microcredenciais e bolsas de estudo oferecidas pela Universidade Aberta com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência encontram-se em https://impulso2025.uab.pt/ e https://projetotia2025.uab.pt/