: 23 de Maio, 2025 Redação:: Comentários: 0

Luís Miguel Ribeiro, presidente da Exponor, partilhou com a Mais Magazine as suas expectativas para a 20ª EMAF e destacou a importância da inovação no setor industrial.

Quais são as suas perspetivas para a 20ª edição da EMAF, de 27 a 30 de maio na Exponor?

A EMAF chega à 20.ª edição com expectativas francamente otimistas. Em 2023 recebemos cerca de 26 000 visitantes, este ano já superámos o número de expositores da última edição, pelo que antecipamos um crescimento significativo na afluência de profissionais nacionais e internacionais. A celebração de quatro décadas da maior feira industrial do país será assinalada logo no primeiro dia, a 27 de maio, com uma sessão evocativa no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões – um local icónico que reforça a ligação da EMAF ao tecido empresarial do Norte e ao país. Em paralelo, terá lugar a entrega dos Prémios do Concurso de Inovação, em parceria com a Revista Robótica, distinguindo as soluções mais inovadoras e disruptivas apresentadas pelos expositores. Este reconhecimento sublinha o papel da EMAF como montra de tecnologia de ponta e acelerador da modernização da indústria portuguesa.

Tudo indica, portanto, que a edição de 2025 será memorável – celebrando o percurso realizado e, simultaneamente, projetando o futuro da nossa indústria.

Integrado na programação da EMAF, o “FUTURE SUMMIT” acontece no dia 28 de maio. Que temáticas estarão em destaque nesta conferência e que mensagem gostaria de deixar ao público para os motivar a participar?

O Future Summit promete ser um dos destaques principais desta 20.ª edição. Esta conferência de excelência, organizada conjuntamente pela AEP, AIMMAP, EXPONOR e CEiiA, irá centrar-se em temáticas cruciais para o futuro da indústria nacional, com especial destaque para a inovação tecnológica, a indústria da defesa, a reindustrialização europeia e a soberania estratégica. Vivemos uma transformação global acelerada, marcada por instabilidade geopolítica, transição energética e novas exigências de segurança. O Future Summit surge, assim, como um espaço de reflexão e antecipação, onde líderes empresariais, decisores políticos e especialistas irão partilhar visões estratégicas e soluções concretas para posicionar Portugal na vanguarda da nova indústria europeia. Entre os oradores confirmados destaca-se o Deputado Sérgio Sousa Pinto, cujo keynote reforçará a importância da segurança coletiva europeia, e líderes como José Rui Felizardo (CEiiA), Fernando Sousa (CEI/ZIPOR) ou Rafael Campos Pereira (AIMMAP), que ajudarão a traçar o caminho para uma indústria nacional mais resiliente, competitiva e inovadora. As intervenções do Presidente da AEP, Luis Miguel Ribeiro, do Presidente da AIMMAP, Vítor Neves, e da Presidente do CEIIA, Isabel Furtado, assim como do moderador do debate, José Manuel Mendonça, são também aguardadas com expetativa, atendendo ao conhecimento e larga experiência destas individualidades.

A mensagem que deixamos é clara: esta é uma oportunidade única para ouvir quem está a moldar o futuro. Queremos mobilizar empresas, técnicos, investigadores e jovens talentos para uma conferência que se pretende visionária e inspiradora. O futuro constrói-se com conhecimento e ambição — e o Future Summit será o lugar certo para começar.

Como a digitalização e a automação estão a transformar a indústria, e que papel tem a EMAF nesse processo?

Sem dúvida que, apesar dos desafios inerentes ao setor, a tecnologia é uma fonte de revolução da indústria com efeitos muito positivos, não apenas para o setor, mas, através do mesmo, para a economia e a sociedade. A forte componente inovadora do setor industrial obriga a uma monitorização constante do estado da tecnologia e à criação de parcerias de desenvolvimento tecnológico. Nesse sentido, eventos como a EMAF, ao reunirem os principais players nacionais e internacionais criam um ecossistema de partilha de conhecimento, promovendo soluções inovadoras, fomentando sinergias no setor industrial e acelerando a inovação tecnológica no país.

Estamos perante um importante evento do setor industrial em Portugal e uma referência no panorama ibérico, incluindo temas como a Indústria 4.0, a automação, a sustentabilidade e a transformação digital, que são amplamente geradores de elevado valor acrescentado.

Mais do que uma feira, a EMAF é uma plataforma estratégica para preparar o setor industrial para os desafios e oportunidades da indústria em Portugal e para um crescimento económico mais robusto e sustentável.