
O Politécnico de Coimbra (IPC) tem como objetivo proporcionar aos seus estudantes as condições ideais para que alcancem os seus objetivos académicos, profissionais e pessoais e concretizem o seu verdadeiro potencial.
De acordo com o presidente da instituição, Jorge Conde, no percurso do estudante são considerados todos os aspetos ligados à vertente académica e à futura entrada no mercado do trabalho, mas também ao bem-estar e à concretização pessoal, através da possibilidade de participação em projetos de empreendedorismo e internacionalização e de acesso a programas de capacitação e de promoção da saúde mental, procurando potenciar as suas competências.
O Politécnico de Coimbra é uma das maiores instituições de ensino superior do país e integra seis unidades de ensino, que abrangem uma grande diversidade de áreas de formação, as quais vão desde a agricultura e ambiente, passando pela educação, comunicação, turismo, artes, gestão, contabilidade e marketing, até à saúde e engenharias. Cinco escolas são em Coimbra – a Escola Superior Agrária (ESAC), a Escola Superior de Educação (ESEC), a Escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTeSC), o Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAC) e o Instituto Superior de Engenharia (ISEC), e uma em Oliveira do Hospital – a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTGOH).

Através das suas escolas, o Politécnico de Coimbra ministra Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Licenciaturas, Pós-graduações e Mestrados, sendo uma força viva da cidade, com um papel preponderante no desenvolvimento da região local e no progresso do país.
O ensino de qualidade – em que a forte componente prática é sustentada por uma sólida formação teórica, e em que existe uma preocupação constante de adaptar a formação às necessidades do mercado de trabalho –, a estreita ligação às empresas, o incentivo ao empreendedorismo e a internacionalização são pilares centrais na formação que ministra, assegurando o sucesso das carreiras dos seus diplomados, assim como altas taxas de empregabilidade.
A ligação ao território é, sem dúvida, uma das marcas do Politécnico de Coimbra. A aposta da instituição em ir ao encontro das necessidades das populações da região levou o IPC a criar polos em concelhos vizinhos, nomeadamente a “Lousã Green School”, dedicada à indústria da floresta e sustentabilidade, a “Cantanhede Creative School”, dedicada às áreas do espetáculo, e a Escola da Bairrada, dividida entre Anadia e Mealhada, dedicada às áreas do desporto e da enologia. Estes polos oferecem cursos presenciais e online, desde CTeSP a Pós-Graduações.
No Politécnico de Coimbra, o estudante vai encontrar uma comunidade acolhedora e preparada para o ajudar no seu percurso académico, onde este pode encontrar um curso que lhe proporcione um futuro aliciante e uma profissão que concretize os seus sonhos, a par de serviços com equipas multidisciplinares que o apoiam no seu desenvolvimento pessoal, fomentando o equilíbrio emocional e bem-estar.
