: Mais Magazine:: Comentários: 0

É no Parque das Nações que podemos encontrar o D`Bacalhau, um restaurante inaugurado em 2010 pelo conceituado Chef Júlio Fernandes. A Mais Magazine dá-lhe a conhecer o espaço onde o bacalhau é tratado como merece, o que lhe tem permitido arrecadar vários prémios e reconhecimentos.

Chef Júlio Fernandes, Proprietário do D`Bacalhau

Foi em fevereiro de 2010 que Henrique Fernandes decidiu embarcar nesta aventura e abriu o seu próprio restaurante, localizado no Parque das Nações, em Lisboa. Mais tarde, o Chef Júlio Fernandes, pai de Henrique, juntou-se à equipa. Tal como o nome do espaço indica, aqui o bacalhau é o produto de excelência, havendo espaço para a confeção dos mais variados pratos tradicionais de bacalhau da cozinha portuguesa, sempre com um toque inovador do Chef que dá brilho ao prato. É nesta lógica que surgiu o Bacalhau à Chef Júlio, um prato desenvolvido pelo próprio Chef e que só aqui pode encontrar.

No D`Bacalhau leva-se à regra o provérbio de que o bacalhau é um prato que se pode confecionar de 1001 maneiras diferentes, havendo um extenso leque de pratos de bacalhau que compõem a ementa do restaurante do Chef Júlio. Ainda que o bacalhau seja um prato que é consumido durante todas as alturas do ano, aproxima-se aquela que é, por excelência, a época onde os portugueses mais consomem o peixe de águas longínquas, o Natal. Por isso mesmo, de forma a que possa saborear as maravilhas e os sabores dos diferentes modos de confeção de bacalhau, o D`Bacalhau tem a sugestão perfeita para si, o Misto de Bacalhau. Trata-se de um prato único no mundo, que é composto por uma travessa grande constituída por 4 pratos pequenos que contém Bacalhau à Braz, Bacalhau à Lagareiro, Bacalhau com Natas e o famoso Bacalhau à Chef Júlio. Um prato único que promove aquele que é o produto mais apreciado da gastronomia portuguesa.

O cuidado na escolha do melhor bacalhau é um dos segredos para o prestígio que o D ́Bacalhau tem adquirido

Naturalmente, para que o resultado final dos pratos confecionados seja de grande nível, a matéria-prima utilizada deve igualmente possuir um padrão de qualidade bastante elevado. Por isso mesmo, todo o bacalhau utilizado neste restaurante provém da CAXAMAR, garantindo o melhor bacalhau das águas da Noruega e Islândia. Este cuidado com a escolha da matéria-prima faz com que muitos dos pratos do D`Bacalhau sejam amplamente reconhecidos e procurados por portugueses e estrangeiros, sendo que todos os anos o restaurante se enche regularmente de turistas que procuram este espaço após receber o feedback positivo de quem por aqui já passou. A fama que o D ́Bacalhau vem obtendo faz com que, por exemplo, o povo brasileiro, quando visita Portugal e a capital portuguesa, traga no seu roteiro o D`Bacalhau como paragem obrigatória para uma refeição.

A conjugação do tradicional da gastro-nomia portuguesa com o toque inovador dado pelo Chef Júlio são o garante per-feito de um espaço onde se assegura um serviço de qualidade e refeições de fazer crescer água na boca. Por isso mesmo, não é de estranhar que por este espaço tenham já passado muitas personalidades de renome, entre artistas, políticos e apresentadores de televisão.

É no D ́Bacalhau que se pode experimentar a melhor patanisca de Lisboa

Um dos pratos mais reconhecido e procurado são as pataniscas, as melhores de Lisboa, segundo o Festival Peixe, em Lisboa. Na segunda edição do festival que elege a melhor patanisca que se pode encontrar na capital portuguesa, o D ́Bacalhau foi o grande premiado. Aspetos como o sabor e consistência do interior da patanisca, a ausência de gorduras, a aparência e o sabor global foram fatores decisivos para que o Chef Júlio arrecadasse mais um prémio. Para Júlio Fernandes, o segdo para a confeção da melhor patanisca de Lisboa prede-se com o facto de se manter fiel à tradição da confeção de uma boa e tradicional patanisca portuguesa.

A notoriedade e prestígio que o espaço adquiriu ao longo destes 13 anos é também fruto do excelente trabalho que o Chef Júlio tem desempenhado, garantindo um cuidado e dedicação que garantem o sucesso do seu restaurante. O conceituado Chef conta já com várias aparições em diversos programas televisivos de diferentes estações, bem como inúmeros convites para demonstrações, nomeadamente em várias regiões do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza. Atualmente, o Chef Júlio dá aulas na Universidade Europeia, na Escola Secundária de Camarate e na Escola de Hotelaria de Lisboa. Paralelamente, Júlio Fernandes é ainda consultor na Escola Superior do Estoril e tem um programa diário na Tropical FM e periódico na Kuriacos TV.

Ainda que o bacalhau seja o ingrediente ex-líbris do restaurante do Chef Júlio, existe ainda uma vasta gama de pratos que estão presentes no cardápio do D`Bacalhau. Entre pratos vegetarianos, risotos e as várias iguarias de carne, são vastas as escolhas para uma refeição que promete ser única. Além disso, o D ́Bacalhau realiza com frequência diversos eventos de celebração de datas importantes como a Passagem de Ano, o Dia da Criança, o Dia dos Namorados e até mesmo o Dia do Brasil.

Com uma vista privilegiada para o Rio Tejo, localizado bem no coração do Parque das Nações, o D ́Bacalhau é um espaço imperdível para todos os amantes do bacalhau. Por isso mesmo, o Chef Júlio faz o apelo para que faça uma vista ao D ́Bacalhau para degustar todos os 20 pratos de bacalhau que diariamente são aqui confecionados.

Reservas: 218941296