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Estivemos à conversa com Simão Gomes, presidente do Conselho de Administração da Sampedro, que nos explicou que esta empresa centenária, que conta com cerca de 170 colaboradores, é uma referência no mercado nacional e internacional devido ao design e à qualidade superior dos seus produtos.

Para  contarmos  a  história  da  Sampedro  precisamos  de  recuar  a  1921,  ano  da  sua  fundação  pelas  mãos  dos  irmãos  Álvaro  e  Eduardo  Machado  que,  juntos,  decidiram  unir  forças  e  dedicar-se  à  indústria  têxtil.  É  neste  contexto  que  surge  a  Sampedro,  situada  em  Guimarães,  e  que  se  distingue  por,  entre  muitas  outras  razões,  ser  uma  marca  100%  portuguesa.  Trata-se  de  uma  empresa  familiar  que  vai  já  na  sua  quarta  geração,  sendo  que,  atualmente,  é  representada  por  Simão  Gomes,  presidente  do  Conselho de Administração.  No que a Portugal diz respeito, ao longo dos  anos,  fomos  assistindo  ao  surgimento  de  inúmeras  empresas  deste  setor  e,  infelizmente,  ao  desaparecimento  de  outras.  Falamos  de  uma  indústria  extremamente  exigente,  onde  a  concorrência  é  feroz  e,  por isso, qualquer passo mal dado pode ser fatal  e  destruir  o  trabalho  árduo  que  fora  desempenhado   durante   décadas.   Assim,   a  Sampedro  destaca-se  também  pela  sua  longevidade,  tendo  em  conta  que  se  trata  de  uma  empresa  com  mais  de  um  século  de  existência.  “Sinto  um  orgulho  desmedido  pelo  que  construímos.  São  100  anos  de histórias e de estórias de muitas gentes, marcados  por  obstáculos  e  desafios  que  nos  prepararam  para  o  que  somos  hoje”,  salienta Simão Gomes. Apesar  desta  empresa,  inevitavelmente,  ter sido gerida por pessoas distintas ao longo  dos  anos,  os  valores  através  dos  quais  foi fundada mantêm-se inalterados até aos dias de hoje: inovação, solidez e integridade e sustentabilidade.

A vasta gama de produtos e a estratégia de internacionalização

A  Sampedro  iniciou  a  sua  atividade  enquanto  fabricante  de  tecidos  de  linho  que  se  destinavam  à  confeção  de  lençóis  e  atoalhados.   Posteriormente,   começou   a   alargar a sua oferta a produtos de algodão, poliéster/algodão  e  felpos.  Aliás,  falamos  de  uma  empresa  que  foi  pioneira  em  Portugal a produzir pano de lençol em xadrez, riscas e estampado, produto que viria a ser um enorme sucesso em termos de vendas. Contudo,  a  roupa  de  cama  da  Sampedro  continua a ser a sua imagem de marca.Hoje,  reconhecida  a  nível  nacional  e  internacional  pela  qualidade  dos  produtos  fabricados e pela relação de confiança que estabelece  com  os  seus  clientes,  a  Sampedro tem uma presença muito forte no mercado  externo.  Neste  momento  a  empresa  exporta  93%  da  sua  produção,  sendo  os  seus  principais  mercados  o  Reino  Unido,  EUA,  Suíça,  Espanha,  Itália,  Suécia  e  Holanda. Simão Gomes acrescenta ainda que são  “uma  empresa  que  gera  negócio  e  riqueza para o país, que privilegia o pequeno cliente  e  a  venda  personalizada  em  detrimento da venda em massa”.Prova  do  excelente  trabalho  que  tem  sido  desenvolvido  ao  longo  dos  anos,  são  os  vários  títulos  que  a  empresa  tem  recebido,  entre  eles,  o  estatuto  de  PME  Líder  (desde 2008), a certificação do Sistema de Gestão  da  Qualidade  segundo  as  normas  ISO  9001:2015,  a  certificação  GOTS  (Global Organic Textile). Concomitantemente, a  Sampedro  é  membro  de  organizações  internacionais   de   responsabilidade   ambiental  como  a  SMETA  (Sedex  Members  Ethical Trade) e a BCI (Better Cotton Initiative).

Foco nas pessoas e no meio ambiente

Nos  últimos  anos,  a  Sampedro  procurou melhorar as condições de trabalho dos seus  colaboradores  e  investiu  cerca  de  15  milhões  de  euros  na  renovação  total  das  áreas de produção, desde a preparação aos acabamentos,  passando,  igualmente,  pela  tecelagem, a tinturaria e a estamparia. Para além  disso,  aumentou  as  suas  instalações,  bem  como  a  capacidade  produtiva  e  a  eficiência energética. Mais  recentemente,  a  empresa  fez  um  novo  investimento,  desta  vez  de  mais  de  dois  milhões  de  euros,  na  criação  de  uma  central de biomassa que visa a redução da pegada carbónica da empresa em 65%. Esta adaptação  não  será  apenas  marcada  pela  instalação  de  uma  central  de  biomassa,  mas  também  “pela  implementação  de  um  sistema de permuta de calor, que substitui a  queima  direta  de  gás  por  vapor  de  água,  em  todas  as  máquinas  em  que  isso  seja  possível”, clarifica Simão Gomes.

O futuro constrói-se hoje

Para Simão Gomes, 2020 foi o verdadeiro ponto de viragem para a Sampedro, tendo  conseguido  superar  todos  os  desafios  que lhe foram colocados devido ao esforço, à dedicação e ao amor de todos os colaboradores  pela  empresa,  o  que  se  traduziu nos excelentes resultados obtidos. O CEO confessa mesmo que foi após esse período difícil que decidiram que os projetos que tinham em mente para o futuro não podiam mais ser adiados. Desde esse momento que os objetivos são claros: reforçar a aposta no cliente e em novas estratégias no mercado nacional,  com  destaque  para  os  mercados  internacionais,     implementando     novas     metodologias  de  organização  interna  que  potenciem  abordagens  e  ações  comerciais  inovadoras,  quer  nos  mercados  em  que  a  empresa  tem  a  sua  presença  solidificada,  quer  nos  mercados  que  apresentam  um  potencial  de  crescimento.  A  título  de  exemplo,  a  Sampedro  pretende  ainda  dar  continuidade  ao  projeto  de  modernização  do seu parque tecnológico industrial, à melhoria  das  condições  de  trabalho  dos  seus  colaboradores e ao investimento em novas unidades produtivas e em modelos globais de  recuperação  e  racionalização  energéticas. “Somos uma grande família a trabalhar arduamente  para  mais  100  anos  de  sucesso!”, conclui o CEO.

FROM THE “CRADLE CITY” TO THE WORLD

We spoke to Simão Gomes, chairman of Sampedro’s Board of Directors, who explained that this century-old company, which has around 170 employees, is a benchmark in the national and international market due to the design and superior quality of its products.

To tell the story of Sampedro, we need to go back to 1921, when it was founded by brothers Álvaro and Eduardo Machado, who together decided to join forces and dedicate themselves to the textile industry. It was in this context that Sampedro was born, located in Guimarães, and which stands out for, among many other reasons, being a 100% Portuguese brand. It is a family business that is now in its fourth generation, and is currently represented by Simão Gomes, chairman of the Board of Directors. As far as Portugal is concerned, over the years we have seen the emergence of numerous companies in this sector and, unfortunately, the disappearance of others. We’re talking about an extremely demanding industry, where competition is fierce and so any misstep can be fatal and destroy the hard work that has been done for decades. Thus, Sampedro also stands out for its longevity, given that it is a company that has been in existence for more than a century. “I’m incredibly proud of what we’ve built. It’s been 100 years of stories and the stories of many people, marked by obstacles and challenges that have prepared us for what we are today,” says Simão Gomes. Although this company has inevitably been managed by different people over the years, the values through which it was founded remain unchanged to this day: innovation, solidity and integrity, and sustainability.

A wide range of products and an internationalization strategy
Sampedro began its activity as a manufacturer of linen fabrics for making sheets and towels. Later, it began to expand its range to include cotton, polyester/cotton and terry products. In fact, we’re talking about a company that was a pioneer in Portugal when it came to producing plaid, striped and printed sheeting, a product that became a huge success in terms of sales. Today, recognized both nationally and internationally for the quality of its products and the trust it establishes with its customers, Sampedro has a very strong presence on the foreign market. The company currently exports 93% of its production and its main markets are the UK, USA, Switzerland, Spain, Italy, Sweden and Holland. Simão Gomes also adds that they are “a company that generates business and wealth for the country, which favors the small customer and personalized sales over mass sales.” Proof of the excellent work that has been carried out over the years are the various titles that the company has received, including the status of SME Leader (since 2008), the certification of the Quality Management System according to ISO 9001:2015 standards, the GOTS (Global Organic Textile) certification. At the same time, Sampedro is a member of international environmental responsibility organizations such as SMETA (Sedex Members Ethical Trade) and BCI (Better Cotton Initiative).

Focus on people and the environment
In recent years, Sampedro has sought to improve the working conditions of its employees and has invested around 15 million euros in the total renovation of production areas, from preparation to finishing, including weaving, dyeing and printing. It has also increased its facilities, production capacity and energy efficiency. More recently, the company has made a new investment, this time of more than two million euros, in the creation of a biomass plant which aims to reduce the company’s carbon footprint by 65%. This adaptation will not only be marked by the installation of a biomass plant, but also “by the implementation of a heat exchange system, which replaces the direct burning of gas with water vapor, in all the machines where this is possible,” explains Simão Gomes.

he future is built today
For Simão Gomes, 2020 was a real turning point for Sampedro, having managed to overcome all the challenges it faced due to the effort, dedication and love of all the employees for the company, which translated into the excellent results obtained. The CEO even confesses that it was after this difficult period that they decided that the projects they had in mind for the future could no longer be postponed. Since then, the objectives have been clear: to reinforce the focus on the customer and on new strategies in the domestic market, with an emphasis on international markets, implementing new internal organization methodologies that boost innovative commercial approaches and actions, both in markets where the company has a solid presence and in markets that have growth potential. By way of example, Sampedro also intends to continue with the project to modernize its industrial technology park, improve the working conditions of its employees and invest in new production units and global energy recovery and rationalization models. “We are one big family working hard for another 100 years of success!” concludes the CEO.