: Mais Magazine:: Comentários: 0

A paisagem alentejana foi-se moldando e adaptando ao longo dos tempos ao mercado e à política governamental. Nos últimos 30 anos a área de vinha no Alentejo passou de cerca de 13 mil hectares para quase 23 mil hectares.

O concelho de Beja também se integrou nesta expansão da mancha vitivinícola alentejana no início do século XXI, altura em que surgiram os primeiros vinhos engarrafados de Beja da era moderna, fruto da aposta de diversas casas agrícolas na plantação de vinhas, na vinificação e na comercialização de novas marcas. Algumas destas empresas foram fruto de investimentos estrangeiros ou oriundos de outras zonas do país. Contudo, algumas casas agrícolas tradicionais do concelho de Beja já tinham nessa altura instaladas vinhas com dezenas de anos. O seu negócio centrava-se até aí na venda de uvas para outras empresas, mas nesse momento transformaram-se em produtores engarrafadores. O concelho de Beja tem neste momento cerca de 740 hectares de vinha e uma produção anual de 3 a 4 milhões de litros de vinho. Passou a dispor de um conjunto de adegas modernas com tecnologias de última geração e de enoturismos de grande qualidade. A Herdade da Malhadinha Nova é um dos enoturismos portugueses mais premiados, com um conjunto de quartos, suites e villas espalhadas pela propriedade. A Casa de Santa Vitória tem três hotéis, dois deles inaugurados recentemente.

A Herdade dos Grous dispõe de um hotel rural dividido por vários núcleos em torno da A paisagem alentejana foi-se moldando e adaptando ao longo dos tempos ao mercado e à política governamental. Nos últimos 30 anos a área de vinha no Alentejo passou de cerca de 13 mil hectares para quase 23 mil hectares. A Herdade do Vau situa-se no vale do rio Guadiana e proporciona aos visitantes a imersão nesta zona de grande biodiversidade e a experiência de viver num antigo monte alentejano renovado. Estes quatro enoturismos proporcionam um vasto leque de experiências em torno do vinho e da vida no campo que vão desde a participação nas vindimas, a passeios equestres ou a passeios de balão de ar quente. Pode-se ainda visitar a adega e realizar provas de vinhos, bem como realizar jantares vínicos nos seus restaurantes. Na Herdade da Mingorra, na Herdade Paço do Conde e na Herdade da Figueirinha é possível visitar as vinhas e as adegas e realizar provas de vinhos. A Herdade da Poupa começou este ano a produzir vinho e espera poder receber visitantes nos próximos meses.

Os vinhos do concelho de Beja surpreenderam os consumidores num primeiro momento e afirmaram-se ao mostrarem uma grande pureza da fruta, com aromas e sabores exuberantes, utilizando para isso uma combinação de castas regionais e internacionais e aliando métodos ancestrais às novas tecnologias. São vinhos que contam histórias do passado e do futuro.