: Mais Magazine:: Comentários: 0

Segundo um estudo realizado recentemente pela Swappie, marca europeia líder na compra e venda de iPhones recondicionados, e da Kantar, a sustentabilidade tem vindo a alterar significativamente os hábitos de consumo dos portugueses. São quase 50% aqueles que, nos últimos cinco anos, têm vindo a optar por produtos em segunda mão.

De acordo com esta análise, as compras em segunda mãe em Portugal são lideradas pelos livros (45%), seguindo-se da roupa (40%) e do mobiliário (38%). Já os aparelhos eletrónicos em segunda mão não são assim tão consumidos como se possa pensar, tendo em conta que são considerados apenas por 41% da população.

A Country Manager da Swappie em Portugal, Luísa Vasconcelos, constata que “segundo o relatório do E-Waste Monitor das Nações Unidas, em 2030 teremos acumulado 75 milhões de toneladas de lixo eletrónico a nível mundial, por isso é fundamental mudarmos a forma como consumimos tecnologia já hoje. Produtos em segunda mão e recondicionados são uma opção melhor para o planeta e mais acessíveis para os utilizadores, reforçando a economia circular ao estender o tempo de vida útil destes smartphones e outros aparelhos”.

Assim, para alterar a forma como os consumidores olham para os produtos tecnológicos recondicionados, a Swappie acredita que é fundamental as marcas lhes ofereçam opções seguras e de confiança, contribuindo para o reforço da economia circular na indústria dos telemóveis e assumindo um papel importante na sustentabilidade do quotidiano.