: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Grupo Ansell é uma multinacional com grande relevância no mercado mundial que se foca no fabrico de material de proteção individual. A única fábrica da marca na Europa fica em Portugal, mais concretamente em Vila Nova de Poiares, sendo especializada na produção de luvas e mangas industriais, utensílios indispensáveis para atividade de setores como o automóvel, metalomecânica ou alimentar. Aliada aos excelentes resultados que a marca tem registado, encontra-se uma política que visa a sustentabilidade ambiental.

No mercado português desde 1990, a marca é responsável pelo fabrico de luvas da categoria EPI, ou seja, luvas de proteção industrial. A Ansell está capacitada para fornecer uma luva mais têxtil e tricotada, indicada, por exemplo, para a indústria alimentar, como também disponibiliza uma luva mais técnica, com maior aptidão para proteção ao corte, destinado para indústrias como a metalomecânica, vidreira e automóvel.

Anualmente, a Ansell Portugal produz cerca de 21 milhões de pares de luvas

A empresa que emprega 404 trabalhadores no país assume ainda um papel preponderante dentro do Grupo Ansell, através de um departamento interno e autónomo de desenvolvimento de novos produtos. Esta secção é responsável pela criação de alguns objetos de proteção pioneiros na área como, por exem-plo, as mangas que conferem proteção à zona do antebraço, sendo um artigo com grande sucesso, criado e produzido em Portugal e exportado para a Euro-pa, América do Norte e, recentemente, América do Sul. Atualmente, a Ansell Portugal é uma empresa referência no seu setor de atividade, produzindo, em média, cerca de 21 milhões de pares de luvas anualmente, tendo capacidade técnica para chegar aos 25 milhões. Esta capacitação para a produção em grande escala permitiu que a Ansell Portugal se adaptasse às novas tendências que o mercado exige, nomeada-mente pós-covid 19. Com a pandemia os cidadãos ganharam maior consciencialização para a proteção das mãos na execução de simples tarefas diárias, procurando um rtigo que desse maior proteção. Neste sentido, a Ansell Portugal criou uma linha de produção apenas destinada à produção de uma luva multiuso, maleável, que se adapta à mão e que pode ser usada em trabalhos em casa. Simultaneamente, a criação de legislação mais rígida de higiene e proteção individual no trabalho nas mais diversas áreas, também é responsável pelo aumento de procura desta luva menos técnica. O carimbo “made in Portugal” é também uma mais-valia para os artigos da Ansell Portugal, conferindo um selo de qualidade. O crescimento que a marca tem obtido em Portugal tem aberto portas a novas competências, como é exemplo as luvas para proteção elétrica de borracha que necessitavam de certificação a cada 6 meses que só podia ser feita nas fábricas da Malásia, o que representava um grande incomodo para os clientes europeus. Atualmente, a Ansell Portugal está já habilitada a realizar esse processo, garantindo que tal seja feito em apenas uma semana.

O conceito de indústria 4.0 empregue na marca é fator-chave para a criação de processos de produção que garantam maior produtividade

Na era tecnológica cada vez mais competitiva em que vivemos, a introdução de tecnologia de automação é um processo fundamental para, por um lado, agilizar processos e aumentar a produtividade e a capacidade de resposta ao mercado e, por outro lado, simplificar o trabalho dos empregados da marca. Seja pela adaptação da tecnologia que chega das restantes fábricas do grupo, maioritariamente sediada na Ásia, seja na busca de parcerias locais que sejam um garante de fornecimento de tecnologias para automação das máquinas da empresa em Portugal. Neste sentido, a introdução do conceito de indústria 4.0 na fábrica da Ansell Portugal possibilitou, entre outras coisas, a sensorização das máquinas que não só concede um melhoramento no seu desempenho diário, como também são uma fonte de informação muito útil sobre o seu funcionamento. Assim, atualmente, os trabalhadores da fábrica conseguem registar quanto tempo cada máquina opera, a quantidade de produção durante o dia “versus” o que deveria ter sido produzido e, principalmente, ter acesso a dados sobre possíveis avarias, simplificando a perceção da tipologia da avaria e, consequentemente, quem é o técnico mais adequado para intervir. Esta brevidade e simplificação no processo de produção, aliada às reuniões diárias da equipa de gestão que se destinam à análise dos dados recolhidos pela tecnologia, são fatores pilares que garantem que a Ansell Portugal está capacitada para fornecer um serviço rápido, eficaz e de qualidade.

A Ansell Portugal é uma empresa que regula a sua atividade em nome da sustentabilidade ambiental

A Ansell Portugal sabe que é parte integrante de uma sociedade, reconhecendo, por isso, a importância de adequar a sua atividade às novas problemáticas ambientais que afetam as sociedades de forma transversal. Neste sentido, a empresa tem procurado estabelecer metas e projetos que ajudem a reduzir o impacto negativo sobre o ambiente. Ao longo dos dois últimos anos, a Ansell Portugal diminuiu o consumo de eletricidade para 5% e de gás para 4%, sendo que todos os fornos da marca trabalham a gás. Além disso, a empresa compra energia 100% verde, tem instalado cerca de 1100 painéis fotovoltaicos que permitem autoconsumir 21% da energia, apenas usa luminárias LED`s e tem instalado um sistema de reutilização de água que permite que toda a água usada na lavandaria da empresa durante o dia seja filtrada e reaproveitada todos os dias. Atualmente, a marca está a implementar o certificado “zero waste to landfill”, isto é, garantir que menos de 1% de lixo é enviado para aterro .Ainda relativamente as preocupações ambientais da marca, a Ansell Portugal lançou para o mercado uma luva pioneira e revolucionária na defesa do meio ambiente. Trata-se de uma luva destinada para a indústria alimentar produzida com materiais compostáveis, o que permite que quando a luva entrar em contacto com algumas bactérias no lixo, se desfaça num espaço de semanas .Para o futuro, a Ansell Portugal procurará aumentar a sua capacidade de produção para perto dos 25 milhões de pares de luvas por ano, bem como apontar cada vez mais na automação das máquinas que atualmente possui.