: Mais Magazine:: Comentários: 0

Comprar uma casa é um grande passo para todos, sendo necessário um acompanhamento e aconselhamento adequado e qualificado para que consiga encontrar a casa dos seus sonhos. É com o objetivo de prestar o melhor serviço neste âmbito que surge a Era, uma das principais referências no setor imobiliário a nível nacional. Na Ilha da Madeira, a Era Funchal Sé, franquiada da Era Portugal, é dirigida por Nélia Neves, que falou à Mais Magazine sobre os serviços que a sua empresa disponibiliza, o atual cenário do setor imobiliário em Portugal e o orgulho que sente em fazer parte deste grupo.

Quais os serviços que a Era Funchal Sé disponibiliza para todos os seus clientes?
Além do serviço de mediação imobiliária, que inclui não apenas a compra, venda e arrendamento de imóveis, contamos ainda com todo o serviço de consultoria inerente, nomeadamente o apoio legal e burocrático necessário ao processo e muito valorizado pelos nossos clientes, fotorreportagem profissional, um vasto plano de marketing que potencia a divulgação do imóvel em plataformas nacionais e internacionais. A ERA Funchal Sé é também intermediária de crédito vinculada, celebramos protocolos com todos os bancos, desta forma este serviço complementar permite um acompanhamento 360º ao cliente comprador durante todo o processo de crédito, uma vez que o sucesso e ajuste do financiamento à compra de um imóvel é a chave desbloqueadora de muitos negócios, não apenas acelerando-os, mas sobretudo garantindo a melhor solução para cada família. Prestamos e orientamos também serviços de legalização, projetos de arquitetura e construção, caso o cliente precise. O cliente pode encontrar na nossa agência todos os serviços necessários para realizar o negócio desde o início até o fim, sem ter de recorrer a serviços externos.

Qual a missão que rege a ação da Era Funchal Sé no setor imobiliário madeirense?
A compra ou venda de uma de casa é um dos momentos mais marcantes da vida de qualquer pessoa e, como tal, o processo de decisão é sempre bastante ponderado. A satisfação de todos os nossos clientes é nossa principal preocupação e, para isso, temos de identificar as necessidades do cliente com profissionalismo, empatia e eficácia, transmitindo a confiança necessária para obter a satisfação total do cliente, que é a nossa principal preocupação. A boa reputação da ERA a nível nacional, assente no reconhecimento do bom trabalho desenvolvido traz-nos muitos clientes, e isso aqui na Ilha da Madeira, reflete-se de forma exponencial devido a grande procura, mas depois é fundamental ter a capacidade de lhes apresentar as soluções mais indicadas às suas necessidades / expetativas e, sobretudo, criar uma ligação baseada na ideia clara que, mais do que fazer um bom negócio, o importante para um agente ERA é a satisfação total do cliente.



Quais as caraterísticas que marcam a identidade da instituição e pelas quais se diferencia das restantes do mesmo ramo de atividade? Porque os clientes devem escolher a sua instituição na hora de comprar casa?
A ERA tem um modelo que aposta muito na formação contínua e cuidado das suas pessoas, independentemente do cargo ou função que ocupem. Um consultor Imobiliário na ERA, tem oportunidade de crescer e fazer uma carreira profissional muito rentável, porque apostamos em pessoas a tempo inteiro para crescer de forma sustentada. Neste momento as nossas comissões são muito mais altas, e não têm limite territorial para a angariação, o que permite ao consultor ter mais negócio e ganhar mais. Tem diariamente o apoio de um Diretor Comercial que lhe proporciona orientação, formação sem custos para o consultor e ajuda para desempenhar cada vez melhor a sua função, uma pessoa mesmo não tendo experiência nesta área, consegue com o nosso modelo atingir uma carreira profissional de excelência, se for determinado e persistente. Cada loja tem uma estrutura própria que permite que todo o processo de compra-venda seja realizado dentro da maior segurança porque o organigrama de cada empresa tem departamentos comerciais, processuais, financeiros e jurídicos que permitem realizar toda a operação dentro da própria loja sem recorrer a serviços externos. Todas estas condições são diferenciadoras da concorrência e fazem com que captemos bons profissionais, que por sua a vez prestam um serviço de excelência ao cliente. Os nossos clientes devem escolher a ERA, porque somos uma escola na mediação, o nosso modelo de trabalho permite-nos ser especialistas de zona, com conhecimento territorial de mercado como ninguém e como consequência conseguimos ir ao encontro de forma assertiva e profissional à satisfação total ao cliente.

A sua instituição celebra, este ano, o seu 6º aniversário. Qual o balanço que faz destes anos de atividade?
Sempre trabalhei da área comercial, é algo que gosto e me desafia todos os dias, daí ter escolhido o sector Imobiliário, que acho fascinante. Em fevereiro de 2017 abri as portas da ERA Funchal Sé, tendo contribuído em grande parte para a expansão da ERA Portugal na Ilha da Madeira, sendo que um ano depois abria a ERA Garajau, e ainda em 2019 abri também a ERA Estoril, em Lisboa, juntamente com meu sócio Cardoso Marques. São seis anos que me enchem de orgulho, por todas as pessoas que tem passado por mim, por todos aqueles a quem tenho ajudado e que me tem ajudado também, por todas as dificuldades que tenho passado porque graças a elas tenho aprendido mais e me tornado mais forte. Faço um balanço extremamente positivo, pela aprendizagem, pelo crescimento do negócio, ajudar a crescer a tanta gente, ver tantos exemplos de vida, aprender todos os dias com novas situações, porque considero que é aqui que está a riqueza do ser humano e a partir daqui é que se constroem novos projetos com vista a crescer profissionalmente.


O mercado imobiliário tem sido bastante afetado com a inflação que o país enfrenta atualmente, com o preço das casas a subir exponencialmente. Como este contexto económico tem afetado a atividade da Era Funchal Sé e como pensa que se poderá estabilizar o aumento dos preços praticados no setor imobiliário?
Provavelmente não continuaremos a assistir a um crescimento galopante como o que tem acontecido nos últimos tempos. No entanto, também não vamos assistir, com toda a certeza, a uma quebra abrupta, na medida em que os fatores que contribuem para o valor atual das casas vão continuar a ser uma realidade: escassez de oferta, custos elevados de construção falta de mão de obra, dificuldade nos processos de licenciamento e forte procura externa e investimento estrangeiro – fatores que sentimos fortemente no nosso mercado regional.
Perspetivo, assim, uma desaceleração do crescimento dos preços, traduzindo-se numa correção que muito provavelmente não será homogénea. Ou seja, o imobiliário de luxo e médio-alto vai corrigir muito pouco ou nada e o segmento médio-baixo vai corrigir mais, por comparação. Apesar de tudo isto, no nosso caso, a atividade da ERA Funchal Sé na Madeira, não tem sido ainda afetada por estas circunstâncias, pelo contrário estamos a crescer em faturação, no futuro não sabemos.

Qual é a realidade dos vossos compradores? Têm um público predominantemente nacional ou investimento estrangeiro?
Em 2022 e início de 2023 estamos a assistir a um incremento do investimento estrangeiro. Trabalhamos cada vez mais com investidores estrangeiros que procuram a nossa ilha pela segurança, limpeza, belezas naturais, o clima e a excelente rentabilidade, são os alemães, ingleses e franceses que mais tem investido no nosso mercado, temos também verificado a procura por parte do cliente americano que está cada vez mais interessado em investir no nosso pais. Temos também muitos portugueses a querer investir em imóveis com alta rentabilidade e para reabilitação.


O que significa para si dirigir e representar uma das principais empresas do ramo do setor imobiliário não só na Madeira, mas também a nível nacional?
Como franquiada da ERA Portugal sinto-me numa excelente organização, e preocupamo-nos com o bem estar das pessoas que fazem parte da nossa marca, e isto faz a diferença nesta área. Sinto-me orgulhosa e satisfeita de pertencer a ERA, sendo as nossas bases a ética e o profissionalismo.

Está prestes a chegar a Festa das Flor, uma das principais festividades da região da Madeira. Qual a importância, nomeadamente a nível económico e turístico, da realização da Festa da Flor para a Madeira?
A Festa da Flor é um dos nossos maiores cartazes turísticos da nossa Ilha, de 27 de Abril até 21 de Maio em toda a região há diversos desfiles e espetáculos que chamam a atenção de toda a população a atraem cada vez mais turistas do mundo inteiro. O ponto alto do desfile acontece na manha de sábado 29 de abril com o cortejo infantil, em que centenas de crianças desfilam até a praça do Município. Na tarde de 30 de Abril as ruas do Funchal voltam a invadir-se de cor, suaves perfumes, música com o desfile de carros alegóricos, este evento é único é de relevada importância porque contribui significativamente para incremento económico, financeiro e turístico da Região. Estamos a assistir a muito investimento estrangeiro em diversas áreas e o setor imobiliário também beneficia deste cartaz turístico, atraindo cada vez mais investidores.