: Mais Magazine:: Comentários: 0

Pioneira do ensino de enfermagem em Portugal, comprometida com a promoção da saúde global e o desenvolvimento sustentável, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) é uma referência nacional e internacional, distinguindo-se pela qualidade do ensino, da investigação e pela articulação interprofissional. O presidente António Fernando Amaral deu a conhecer um pouco melhor a ESEnfC, considerada pelo segundo ano consecutivo uma das 300 melhores instituições de Ensino Superior do mundo.

Herdeira de uma longa história no ensino da Enfermagem em Portugal, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) abriu portas em 2006, resultado da fusão da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca (1881) e da Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto (1971). Com um projeto educativo que envolve as dimensões do ensino, criação, difusão e transmissão da cultura, da ciência e da tecnologia, desenvolvendo atividades nos domínios da investigação, inovação e divulgação do conhecimento em Enfermagem, a ESEnfC é, acima de tudo, uma escola comprometida com o desenvolvimento disciplinar da área de Enfermagem enquanto contributo essencial para as ciências da saúde, que valoriza o diálogo e a cooperação interdisciplinar. “Temos uma Unidade de Investigação em Ciências da Saúde, financiada e acreditada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que produz uma investigação de alto nível no âmbito disciplinar da Enfermagem. Lideramos e estamos afiliados em inúmeras redes de conhecimento internacionais com vista à promoção da Saúde Global. Para além disso, somos um Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde para a Prática e Investigação em Enfermagem”, afirma António Fernando Amaral. Comprometida com a promoção da saúde global, a ESEnfC apresenta uma oferta formativa de referência nacional e internacional que abarca os três ciclos de formação – o grau de licenciado em Enfermagem, o grau de mestre em várias áreas de formação avançada de especialização em Enfermagem e o grau de doutor em Enfermagem, em associação com a Universidade de Coimbra –, assim como um conjunto de cursos de pós-graduação não conferentes de grau. “Esta formação é desenvolvida em ambientes de aprendizagem de qualidade, com laboratórios de simulação clínica de alta qualidade e diferenciação, com um corpo docente de qualidade e com parcerias para as aprendizagens clínicas que nos permitem garantir uma diferenciação face a instituições congéneres”, explica António Fernando Amaral. Graças a uma oferta formativa abrangente, capaz de articular o estudo, o ensino, a investigação e a inovação, os estudantes da ESEnfC têm a oportunidade de integrar projetos de investigação e inovação, e de participar em dinâmicas de apoio comunitário, capazes de lhes proporcionar o desenvolvimento de competências transversais, experiências diversificadas e motivadoras. “No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, pertencemos ao consórcio Living the Future Academy, que é coordenado pela Universidade de Coimbra e que, até 2025, pretende criar programas e cursos de formação inovadores, adaptados a diferentes segmentos da população e em coordenação com empregadores e organizações económicas, sociais, políticas e territoriais da região Centro”, afirma o presidente.

ESEnfC: uma Escola aberta à comunidade internacional
Para além da estreita ligação com a comunidade em que se insere, com a qual coopera em diversas iniciativas científico-culturais, a ESEnfC mantém também protocolos com dezenas de instituições nacionais e internacionais, possibilitando aos alunos a oportunidade de realizar programas de estágio e mobilidade num vasto conjunto de organizações. “Durante os percursos na Escola, os estudantes podem realizar mobilidade internacional. A Escola motiva muito este tipo de mobilidades por entender que essa é uma forma de ajudar a transformar”, confidencia o presidente da ESEnfC. Anualmente, 33% dos estudantes da licenciatura em Enfermagem realizam um período de mobilidade internacional. Esta realidade também se estende ao universo docente, sendo que grande parte dos professores realizam missões anuais de ensino e de investigação em instituições de ensino superior estrangeiras. Para além disso, também aos profissionais do corpo técnico é assegurada a possibilidade de participarem em experiências de mobilidade em instituições de outros países. “A Escola tem parcerias com Universidades Europeias no âmbito do programa Erasmus+, com universidades brasileiras, mas gostava de realçar a cooperação com a Universidade da Pensilvânia, a Universidade de Toronto e, claro, com a Universidade de Coimbra, com a qual temos uma relação estreita, quer pelo curso de doutoramento que temos em associação, quer por outros cursos em que temos colaboração mútua”, explica António Fernando Amaral.

ESEnfC está entre as 300 melhores instituições do mundo

Considerada pelo segundo ano consecutivo uma das 300 melhores instituições do mundo na área científica de Enfermagem, a ESEnfC é capaz de atrair os melhores estudantes e apresentar elevadas taxas de empregabilidade dos seus diplomados. “A empregabilidade dos Enfermeiros que formamos é de 100%. Somos uma Escola que, desde o início, se preocupou com a qualidade em geral, mas com a qualidade do ensino em particular. Fomos a Escola que primeiro criou um conselho para a qualidade e avaliação, em instituições de ensino superior politécnico. Na ESEnfC possuímos um corpo docente de altíssima qualidade, onde a quase totalidade há muito tem o nível de Doutor. Foram estas características, a qualidade dos Enfermeiros que formamos e o espírito inovador da sua comunidade académica que nos permitiram granjear e consolidar a notoriedade, quer a nível nacional, quer internacional”, afirma o presidente, que encontra na elevada qualidade dos cursos ministrados e na importante rede de parcerias, o reflexo do compromisso da ESEnfC com o sucesso dos estudantes e com o desenvolvimento da região e do futuro do país. “A Escola continua a ter uma atratividade relevante com um nível de procura que em todos os cursos é superior à oferta de vagas. No âmbito do concurso nacional de acesso, esgota as vagas colocadas à disposição na 1ª fase.” Graças ao apoio social – bolsas, proteção da saúde e residência- a ESEnfC garante que ninguém fica para trás por razões económicas. Para além disso, com vista ao sucesso e prevenção de abandono dos estudantes, o Provedor do Estudante e o Serviço de Ação Social da Escola promovem ações que garantem a deteção precoce de situações de dificuldade e promovem medidas de resolução. “Possuímos também um departamento de apoio aos novos graduados, que ajuda na procura ativa de emprego e na divulgação de potenciais empregadores”, acrescenta.