: Mais Magazine:: Comentários: 0

Os Colégios Ribadouro assumem-se instituições que constroem Futuros para milhares de alunos, levando-os a aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver, procurando contribuir para o desenvolvimento de competências e de valores que permitam responder aos desafios complexos da atualidade. Das salas de aula dos Colégios Ribadouro emergem percursos de aprendizagem de sucesso que vale a pena conhecer.



Filipa Portelada, ex-aluna do Colégio Camões, ingressou no Curso de Medicina no ICBAS – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar com média de 19,82 valores no ano letivo 2021/2022

“O projeto educativo deste colégio é o primeiro grande passo para o sucesso de qualquer aluno. O Camões conta com docentes de excelência e exalto, principalmente, o cuidado revelado para com os alunos, bem como o rigor incutido desde cedo na aprendizagem. O Camões conta com um grupo de diretores e coordenadores que orienta os alunos e lhes fornece capacidades para seguirem as direções que ambicionam. O incentivo ao desenvolvimento de um caráter perfecionista e o zelar constante pela maximização do meu potencial foram, portanto, os pilares deste projeto responsáveis por me conduzirem ao patamar em que hoje estou. Agradeço ao colégio pela disponibilidade permanente e pelo apoio incondicional. No entanto, a mensagem que deixo é, fundamentalmente, um conjunto de pedidos – que continue a formar excelentes alunos e, acima de tudo, excelentes pessoas; que continue a realizar sonhos; que continue a permitir que mais alunos possam sentir a felicidade inerente a esta nova fase e que continue a assegurar um ambiente de integração e respeito.”


Pedro Gonçalo Oliveira, ex-aluno do Colégio Ribadouro, teve nota máxima nos exames nacionais de Matemática e Física/Química no ano letivo 2021/2022 tendo ingressado na FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

“O projeto educativo do Ribadouro centra-se no aluno, visando a otimização das suas competências. Cada aluno é único, com características distintas e necessidades especificas. Além disso, o reforço da carga letiva e a implementação de aulas práticas, com menor número de alunos nas disciplinas sujeitas a exame nacional, foi importante porque permitiu um estudo mais distribuído e aprofundado ao longo do ano e não só na época dos exames. As principais aprendizagens que adquiri no Colégio Ribadouro incidiram principalmente na capacidade de gestão de tempo, no estudo autónomo, no incentivo à capacidade crítica e interventiva, no trabalho em equipa e no contributo para o conhecimento científico. Tudo isto adveio das aulas, das partilhas com os amigos e das iniciativas do Colégio, nomeadamente, das “Ribatalks” em que houve oportunidade de discutir temas, de forma muito interessante, com figuras públicas convidadas. Tudo o que aprendi facilita, sem dúvida, e serve de base à minha prestação enquanto estudante do Ensino Superior e, também, enquanto cidadão.”


Raquel Andorinha, ex-aluna do Colégio Ribadouro, é atualmente Educadora de Infância no Colégio Camões

“Uma das maiores lições que o percurso enquanto aluna no Colégio Ribadouro me deu foi que somos todos eternos aprendizes, há sempre algo a aprender, a melhorar. Os professores eram verdadeiros mentores, guias nas descobertas que fazíamos e apoiavam-nos no nosso crescimento enquanto seres singulares, com formas distintas de aprender e ver o mundo. Uma das coisas que mais me fascinou e que guardo com carinho é a memória dos professores que para além desse trabalho a tempo inteiro se dedicavam também a estudar, pois procuravam uma melhoria constante das suas práticas educativas. Neste momento, enquanto Educadora de Infância, cidadã e estudante, tenho a certeza que esses professores influenciam-me ainda hoje no meu dia-a-dia e são eles que me impulsionam a querer saber sempre mais. Se tivesse que dizer algo a alguém que está no ensino secundário e se sente cheio de dúvidas, medos e receios diria que está tudo bem, confia, segue o teu coração, tu consegues tudo aquilo que quiseres, que sonhares, que acreditares, tu tens em ti a bússola que comanda a tua vida, simplesmente acredita.”


Leonor Marques, ex-aluna do Colégio da Trofa, ingressou no Curso de Medicina no ICBAS – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar com média de 19,9 valores no ano letivo 2021/2022

“O Colégio da Trofa é uma escola presente na vida dos alunos que demonstra prontidão em ajudar os seus estudantes a atingir o sucesso académico, mas também a se desenvolverem como cidadãos. Efetivamente, senti um grande apoio por parte da comunidade docente durante a preparação para os exames. Desde a elaboração de um plano para a entrada no ensino superior, à disponibilidade dos professores para esclarecerem dúvidas ou reforçar algumas partes da matéria, o colégio empenha-se em fornecer os melhores recursos para o êxito de todos os seus alunos. Além da excelente preparação em termos académicos, o colégio transmitiu valores essenciais para o êxito escolar e mesmo pessoal, como o rigor, a perseverança e o empenho, aprendizagens que irei levar não só para esta nova e desafiante etapa, mas também para o meu futuro percurso profissional.”