: Mais Magazine:: Comentários: 0

Quem chega a Lisboa em busca do saboroso bacalhau e dos melhores queijos e presuntos do mercado é na Manteigaria Silva que os pode encontrar. Com portas abertas desde 1890, esta histórica loja tem servido várias gerações de portugueses, sempre com todo o cuidado, simpatia e proximidade tão característicos do comércio tradicional. Numa edição dedicada ao rei da gastronomia portuguesa, não poderíamos deixar de fora um dos espaços mais icónicos do país que há mais de um século promove o que de melhor Portugal tem para oferecer.

É uma das lojas mais antigas da capital portuguesa e a única que mantém a sua originalidade. Falamos da Manteigaria Silva, uma pérola do comércio tradicional lisboeta, que tem portas abertas desde 1890. Sita na Rua D. Antão de Almada 1 C e D, a loja histórica ainda conserva hoje muitos dos elementos arquitetónicos da época da sua fundação. O mesmo se pode dizer da qualidade da mercadoria e da simpatia no atendimento, que lhe deram a fama, e que ainda hoje a caracterizam.

José Taboaço Branco está ao leme desta casa desde 1989. À época, o bacalhau era o principal motor do negócio e a grande aposta deste emblemático espaço, vendendo-se toneladas por ano. Com o passar do tempo, a Manteigaria Silva foi alargando o seu leque de produtos-estrela, reunindo em poucos metros quadrados os produtos alimentares mais típicos e genuínos de Portugal Continental e Ilhas. Os grandes destaques do estabelecimento centenário vão para os presuntos, que aqui são desossados artesanalmente, para o tradicional bacalhau, todo ele de qualidade superior, para a charcutaria oriunda de vários pontos do país, para os vinhos e licores, tão apreciados pelos portugueses, para os frutos secos, que todos os anos preenchem as mesas natalícias dos portugueses, e ainda para os lacticínios, de onde se destaca uma vasta seleção de queijos secos, amanteigados, curados e frescos, ou não fosse José Taboaço Branco um dos poucos “afinadores” de queijo em Portugal, responsável por curar o queijo da Serra da Estrela DOP Certificado, vendido no estabelecimento, e que é uma verdadeira iguaria para os apreciadores.

Na Manteigaria Silva o bacalhau de qualidade é rei
Os anos passaram, mas o fiel amigo dos portugueses continua a ser um dos ex-líbris deste icónico espaço. O bacalhau da Manteigaria Silva é todo ele pescado em águas islandesas, de forma sustentável, escalado ainda a bordo e de imediato sujeito à cura tradicional portuguesa, processo rigorosamente inspecionado pelo fornecedor (Lugrade) e por José Taboaço Branco, que garante que os melhores lotes ficam para a Manteigaria Silva. Aqui, encontra bacalhau de várias categorias de peso, todo ele de qualidade superior. A cura mínima é de 6 meses, havendo ainda alguns lotes especiais, como o lote exclusivo vintage, onde é possível encontrar o afamado “Bacalhau Vintage”, com 20 meses de cura, desenvolvido em parceria com a família Lucas/Lugrade.
Tendo como compromisso garantir que os melhores exemplares deste clássico nunca faltem à mesa dos seus fregueses, sobretudo na altura do Natal, na Manteigaria Silva o bacalhau é virado diariamente, assegurando assim que este preserva todo a sua textura, sabor e valor nutricional.



A tradição de bem servir
A Manteigaria Silva é uma pérola do comércio tradicional lisboeta, e por isso, o seu atendimento é 100% personalizado: o bacalhau é vendido a peso, cortado manualmente no momento e embrulhado com mestria, um hábito tão ancestral quanto ecológico. É este cuidado e dedicação colocado em cada momento, que faz da Manteigaria Silva um espaço único, onde a tradição ainda é o que era. Com uma loja de sabores no Mercado da Ribeira, desde 2014, e representação no Bairro do Avillez, em pleno Chiado, desde 2016, a Manteigaria Silva é hoje diariamente visitada pelos seus clientes lisboetas – alguns procurando os mesmos produtos que os seus avós compravam-, mas também por muitos estrangeiros, que aqui se deliciam e levam os seus produtos para praticamente todos os pontos do mundo.

Decorridos 132 anos desde a sua fundação, a Manteigaria Silva continuará a assumir para o futuro o mesmo compromisso: ser uma referência no comércio tradicional português. Para isso continuará a oferecer o que de melhor se produz em Portugal, sem deixar de apostar na criação de novos conceitos – espera em breve adaptar a loja da Baixa para a realização de degustações – e de produtos únicos, todos eles sempre com o selo de qualidade e excelência a que a Manteigaria Silva já nos habituou.