: Mais Magazine:: Comentários: 0

Nascido há mais de 40 anos na cidade transfronteiriça de Elvas, o restaurante El Cristo é reconhecido pela sua excelência e qualidade na confeção de pratos de peixe e marisco. Este último é o ex-libris da casa, fazendo dela um dos restaurantes mais reconhecidos na preparação do marisco.

Em conversa com Miguel Mendão ficámos a conhecer a história do El Cristo. “Em 1977, quando o meu pai era camionista de profissão, passou por um espaço em Elvas que o atraiu bastante. Assim sendo, decidiu criar o chamado restaurante ‘Bétola’. Graças à proximidade a Badajoz, começou a ser visitado por muitos espanhóis, que começaram a reconhecer a qualidade e serviço da marisqueira. Por se encontrar situado em frente ao Santuário Senhor Jesus da Piedade, os visitantes espanhóis referiam-se à visita ao restaurante, como a ida ao Cristo”. Assim nasce o El Cristo, uma marisqueira com capacidade para 250 pessoas. O sucesso que o restaurante obteve ao longos dos anos é visivelmente notório, até porque os proprietários já abriram mais dois novos espaços. Estes apenas diferem no tamanho, pois na qualidade do serviço, são todos idênticos. E como para obter sucesso é necessária uma grande equipa, Miguel Mendão reforçou que “o El cristo diferencia-se dos restantes restaurantes pela qualidade e pela equipa que trabalha diariamente com muita dedicação para a conquista dos clientes”.


Relativamente à especialidade da casa, o marisco, o proprietário afirma que o segredo está na qualidade da matéria-prima, visto que têm viveiros próprios, com uma capacidade de quatro mil toneladas para conservar o marisco. Para quem não aprecia marisco, há uma vasta variedade de opções na carta. O El Cristo tem também vários tipos de peixe fresco, prego do lombo e, ainda, o Bacalhau Dourado, que é um prato típico da Cidade de Elvas. O preço cada vez mais elevado dos bens alimentares em Portugal representa um grande obstáculo para o restaurante que, mesmo assim, não subiu o preço dos pratos, assumindo uma quebra na margem de lucro. No que diz respeito aos planos para o futuro, Miguel Mendão revelou à Mais Magazine que “a abertura de novos espaços está no nosso horizonte, nomeadamente em Lisboa e Madrid”, com a consciência de manter a qualidade a que os clientes estão habituados.