: Mais Magazine:: Comentários: 0

Junto ao rio Minho, em Vila Nova de Cerveira, está localizado o restaurante Casa das Velhas. Gerido pela família Ferreira, este estabelecimento proporciona-lhe um serviço ímpar, onde a cereja no topo do bolo é a vista para o rio.

Em entrevista à Mais Magazine, João Ferreira, proprietário do estabelecimento, começou por explicar que a origem do nome surgiu porque antigamente a casa pertencia ao padre Parente e às “suas serviçais três senhoras que, mais tarde, foram apelidavas pelos cerveirenses de velhas. Desta feita, começaram a dizer ´vamos lá cima às velhas`. Foi então no ano de 2000 que este restaurante abriu portas com o nome ´casa das Velhas`, em homenagem às senhoras que ali nasceram e sempre viveram, e que em dias de festa nos séculos passados abriam as portas da casa do pároco para dar a provar aos cerveirenses as suas iguarias”. Uma das maiores e melhores características deste restaurante é a sua localização. Sem dúvida que a paisagem sobre o rio Minho dá um toque especial a quem visita o restaurante Casa das Velhas, destacando-o dos demais. Isto, e claro, a comida tradicional confecionada com os melhores produtos, sendo posteriormente empratada e decorada com flores e vegetais da horta biológica do Casa das Velhas.

Relativamente à carta, João Ferreira fez-nos um “tour” pela ementa do restaurante com uma grande variedade de pratos. “Para começar, a carta inclui folhados de queijo cabra com mel e nozes caramelizadas, burrada de búfalo com presunto ibérico, zamburinhas (vieiras pequenas), entre outros. A seguir, temos uma grande variedade de pratos de bacalhau, destacando-se o ´bacalhau das velhas` que é inspirado numa receita antiga. Este prato vai para a mesa em postas altas, confecionadas no forno com cebola, tomate e pimento, sendo acompanhado de batata assada no forno, grelos e broa frita. Destaca-se ainda o bacalhau de nome à ´Mineirinhas`, gratinado no forno com cebolada e maionese, tendo como acompanhamento batatas chips. Para os amantes de carne, a nossa ementa inclui costeletão maturado, naco de boi e a posta da Barrosã. Para terminar a refeição em beleza temos ainda a ´Delícia das velhas` (taça da casa com compota de laranja, das laranjeiras da nossa horta, natas, queijo creme e bolacha, Petit Gâteau, crumble de maça e a rabanada do padre Parente)”.


Situado na fronteira com os nossos vizinhos espanhóis, o Casa das Velhas é, muito frequentemente, brindado com a visita de turistas, que procuram a famosa gastronomia portuguesa. Gerir um negócio em família nem sempre é fácil, mas neste caso está a correr às mil maravilhas. Francisco, o filho mais novo da família Ferreira, desde pequeno que mostrou interesse na restauração. Dessa feita, começou por ajudar a sua avó no seu restaurante. Mais tarde, com a abertura do restaurante Casa das Velhas, decidiu participar no Master chef Júnior e aí nasceu a sua grande paixão pela cozinha. Atual[1]mente, estuda na Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, tendo já trabalhado ao lado de dois grandes nomes da cozinha, como é o caso de Ricardo Costa, que conta com duas estrelas Michelin, e Javi Olleros também com duas estrelas Michelin e uma estrela verde. No Casa das Velhas, Francisco ajuda os seus pais na parte criativa.

Quanto aos planos para o futuro, o proprietário confidenciou à Mais Magazine que têm em andamento “a criação de mais uma sala panorâmica, a modernização das restantes salas e, também, a expansão da nossa horta biológica”. Da próxima vez que for a Vila Nova de Cerveira, já sabe onde pode encontrar o melhor sítio para refeiçoar. Isto, por[1]que o restaurante Casa das Velhas é considerado um dos melhores restaurantes do Alto Minho