Depois de dois anos de interregno devido à pandemia, a 31ª edição da Portojóia – Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojaria – está de volta à Exponor, em Leça da Palmeira, de 22 a 25 de setembro, com o mote “Togetherness”. Vai contar com 80 expositores, na sua maioria portugueses, mas também uma fatia considerável de estrangeiros oriundos de Espanha, Itália e Brasil. Uma das grandes novidades é a Plataforma E+E.
“A globalização e interculturalidade” são as duas palavras-chave que caraterizam a inspiração do tema “Togetherness” desta que é a principal montra ibérica do setor da joalharia, ourivesaria e relojoaria. Este foi escolhido antes do período pandémico e “reflete o mundo global”, a ligação em rede “e a necessidade de reconexão com a comunidade”. A temática enaltece na Portojóia 2022 a afirmação de uma “joalharia cada vez mais aberta, inovadora e inclusiva”, capaz de se vigorar, “através de expositores e criadores, mas também de novas abordagens e visões, que têm no seu coletivo a força motriz”, tal como começa por referir Amélia Estevão, Diretora de Marketing da Exponor. Mais um grande evento que reafirma a Exponor “perante as marcas e os profissionais, no apoio das suas transições para uma indústria 4.0 e para o ambiente digital”.
A responsável que abre portas à Mais Magazine para explicar a logística desta feira internacional adianta que uma das novidades da edição deste ano “é a Plataforma E+E, que surge da necessidade de inovar a dinâmica da mesma, que agora se apresenta num modelo híbrido, entre o contacto presencial e o digital”. Amélia Estevão refere que “na prática, tudo se vai traduzir num espaço que procura facilitar o cruzamento de experiências, expertise e negócios, incentivando o encontro entre o comprador e o vendedor e estimulando a ligação entre as marcas e os visitantes”. Com a implementação desta ideia, vai ficar “à disposição de todos os expositores e visitantes o acesso a novidades, produtos, serviços, marketplace, em que o negócio B2B decorrerá apenas entre empresa e o possível comprador, mas também o prolongamento de networking nos momentos antes, durante e após a realização da feira, além do agendamento de pedidos de reuniões”. Para além disso, a Portojóia contará com “o regresso de algumas empresas de referência no setor, entre as quais a Topázio e a Inês Barbosa, e com a estreia de novas como a Hoyara Jewellery e a Elina Briede Jewelry”. Vai assim ao encontro do pressuposto da entidade, enquanto feira setorial, ou seja, o de reunir “numa plata-forma de negócio, diferentes segmentos, desde as marcas consagradas aos talentos emergentes”.
Amélia Estevão revela também que a esta montra não vão faltar as atividades habituais, como por exemplo “os círculos de conferências, workshops teórico-práticos e, ainda, a entrega dos Prémios Best of”. Esta última iniciativa da Exponor procura premiar o talento em destaque no setor da joalharia em diferentes categorias. Questionada sobre a importância do Best of Aluno Revelação, em particular – competição que está aberta a todos os estudantes e formandos de cursos de arte, design e ourivesaria – a diretora de marketing confirmou que o “evento” serve como “uma plataforma de impulso e inspiração, reconhecendo os novos talentos e dando-lhes protagonismo”.
Dar visibilidade à Arte
Outras das iniciativas desta entidade organizadora, é o “Arts & Jewels” que associa quatro artistas a quatro designers de joias”, com vista à “necessidade de se dar palco à inovação e à Arte em Portugal e trazer para a joalharia outras áreas”. A Portojóia – uma das primeiras feiras que a Exponor Exhibitions realizou – é um motor de “afirmação da Exponor, enquanto espaço para a realização de eventos nacionais e internacionais de grande envergadura”, mas também de representação do norte do país, sendo ainda uma fonte de geração de oportunidades para todos os expositores e um impulso para “a evolução do setor, através do conhecimento partilhado e do lançamento de novos motes de inspiração”. As expectativas para a PortoJoía já estão em alta. Amélia Estevão confessa que para este evento a Exponor quer “transmitir uma mensagem de confiança no futuro, na força do coletivo e na partilha de conhecimento e de experiências, sobretudo através de todo o programa de ações paralelas”. Amélia Estevão, Diretora de Marketing da Exponor.