O verão chegou tímido enquanto preparávamos esta Mais Magazine. “Fechada” a edição e, sendo o momento de escrever o editorial, é tempo de colocar questões. A revista corresponde às expectativas dos nossos leitores e anunciantes? Reflete o seu “core” que é o de divulgar o que de melhor se faz a nível empresarial e institucional no país? É apelativa na forma e conteúdo? O que poderia ter sido feito de diferente?
Um ano é feito de ciclos e, no caso do jornalismo, a altura das férias de verão é conhecida pela “silly season”, dada a habitual falta de ocorrências que cumpram os critérios para se tornar notícia. É também por isso uma altura propícia a balanços. O país pára, sobretudo no mês de agosto, enchendo-se de veraneantes portugueses e estrangeiros e há uma perceção mais lenta da passagem do tempo. A invasão da Ucrânia veio quebrar este padrão, e infelizmente o mais provável é termos notícias da guerra a entrar pelos nossos dias soalheiros e seguros.
Numa altura de tantas incertezas é importante valorizar o conforto da normalidade. E o verão é, como já foi dito, sinónimo de férias. Nesta edição não falta o apelo ao lazer através da presença de empresas de animação turística náutica ou de leasing e renting de automóveis. O ensino multilingue mostra como é importante dominar mais do que um idioma num mundo globalizado. E na capa, já a pensar na rentrée, a mensagem do Instituto Politécnico de Coimbra lembra a importância de um modelo pedagógico pensado para o mercado laboral.
É assim uma revista com um toque cosmopolita, a lembrar dias tranquilos passados entre amigos e família. Aos nossos leitores desejamos umas ótimas férias e que aproveitem o melhor – que é tanto! – que o nosso bonito país tem para oferecer.