: Mais Magazine:: Comentários: 0

As raízes do Politécnico do Porto (P.PORTO) remontam ao ano de 1985. Com mais de três décadas de existência é hoje a quarta maior Instituição de Ensino Superior em termos de procura e a quinta em dimensão. Falar do Politécnico do Porto é falar de uma instituição com história, ilustrativa do património e da experiência acumulada ao longo dos anos, mas também de uma instituição com um futuro que se prevê, cada vez mais, promissor. Para que fique a conhecê-la um pouco melhor preparamos uma edição especial dedicada a esta emblemática instituição de Ensino Superior portuguesa. Embarque conosco nesta viagem.

O Politécnico do Porto (P.PORTO) é uma instituição de referência de Ensino Superior Público em Portugal. Nestas três décadas de intensa e profícua atividade, tem-se afirmado progressivamente, no ensino, na investigação, na valorização do conhecimento e promoção cultural, tanto nacional como internacionalmente, respondendo de forma comprometida aos desafios do mundo contemporâneo, construindo pontes entre a academia, o mundo profissional e a sociedade civil. Com uma identidade alicerçada na produção e disseminação de conhecimento e ligação ao mundo empresarial e organizacional, o P.PORTO afirma-se a cada dia como uma instituição orientada para a transformação e intervenção na sociedade. “Quando falamos do Politécnico do Porto, falamos de uma comunidade que, todos os dias, se reinventa e transforma”, começa por definir o seu presidente, Paulo Pereira.

Tomando como exemplo o período pandémico que vivemos recentemente, marcado por grandes constrangimentos, incertezas e fragilidade social, não será demais afirmar que as Instituições de Ensino Superior (IES) se revelaram agentes determinantes em garantir respostas concertadas e serenas, não só aplicando diligentemente as medidas necessárias de segurança como procurando respostas inovadoras a nível científico, pedagógico e tecnológico. No P.PORTO a realidade não foi diferente, como explica Paulo Pereira: “estamos profundamente convictos numa visão da sociedade baseada no conhecimento, em que a capacidade de aprender e de encontrar novas soluções para a resolução dos problemas sociais se manifestam cruciais. É a investigação e a ciência que nos permitem ter esperança no futuro. E isso só é feito com mais qualificação e conhecimento”.

Mais de três décadas após a sua fundação, o P.PORTO é a quarta instituição mais procurada como primeira escolha em toda a rede do Ensino Superior, com 98,9 % de preenchimento de vagas na 1.º fase do Concurso Nacional de Acesso. Esta capacidade de atratividade, sustentada ao longo dos últimos anos, é, na opinião de Paulo Pereira, uma marca distintiva da instituição: “o reconhecimento social do nosso trabalho, da qualidade e atualidade da nossa oferta formativa, do cunho distintivo do nosso projeto científico pedagógico, que tem como epicentro a articulação entre o ensino e a investigação, a interação dinâmica com o mundo do trabalho, segundo uma orientação de savoir-faire em que os contextos reais de formação são uma componente forte e estruturante, orientado para o desenvolvimento de competências transversais, do empreendedorismo, da cultura e da cidadania ativa são, sem dúvida, distintivos do P.PORTO”.

P.PORTO oferece uma vasta diversidade de perfis de formação que se adequam às expetativas de cada um

Com oito escolas direcionadas para oito áreas de saber – Engenharia, Ciências Empresariais, Educação, Artes, Tecnologia e Gestão, Saúde, Hotelaria e Turismo, Media, Artes e Design – o P.PORTO apresenta um portifólio formativo adequado às expectativas de cada um, às necessidades sociais e do mercado e em sintonia com a evolução científica, tecnológica e cultural. “Em 2016, na sequência da aprovação em Conselho Geral do Plano Estratégico, o P.PORTO deu corpo a um processo de racionalização da oferta formativa existente, reenquadrando-a em centros de conhecimento bem definidos, através da identificação dos clusters de referência para o ensino e formação das suas Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação”, relembra o Presidente da instituição. Neste processo foram criadas duas novas escolas e reorganizado o portifólio formativo de outras, alocando a cada uma a sua respetiva área de conhecimento e ação, promovendo assim a consolidação e concentração de massa crítica, e bases necessárias à partilha e cooperação inteligentes. “Esta reforma foi acompanhada por um investimento significativo na capacitação de pessoas, infraestruturas e equipamentos, sempre motivado por um grande esforço financeiro próprio. Um esforço de investimento que expressa uma aposta fundamental nas pessoas, no ensino e na investigação, na promoção e projeção da nossa capacidade de intervir e concretizar mais e melhor na sociedade em que estamos inseridos”, relembra o Presidente. A qualidade e a diversidade da oferta formativa do P.PORTO podem ser aferidas pela sua sistemática acreditação, a sua sólida atratividade, avaliada pelo número de candidatos que sucessivamente escolhem o P.PORTO em primeira opção, e pela ocupação quase plena de vagas em todos os anos letivos.

P.PORTO democratiza o acesso ao Ensino Superior e contribui para desenvolvimento local

Presentemente, a oferta do P.POR-TO abrange oito clusters, distribuídos por três campus localizados numa área extensa e geograficamente diferenciada. “Sabemos como a disseminação de IES de raiz politécnica contribuiu para o desenvolvimento local e a fixação das pessoas, representando um forte contributo para elevar a qualificação. Com o passar do tempo, o aumento da qualificação do corpo docente criou condições para re-forçar a investigação, a inovação e a prestação de serviços qualificados às empresas e instituições diversas, contribuindo para o desenvolvimento económico, social e cultural da região”.

No P.PORTO, para além do campus 1 alocado na zona da Asprela, no extremo norte da cidade, existem o campus 2, localizado na linha fronteiriça da Póvoa de Varzim/Vila do Conde e o campus 3 onde encontramos a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), que exprime a perfeita sinergia entre uma oferta formativa orientada para uma estratégia de colaboração com o tecido social envolvente e promoção do desenvolvimento sustentável da região. “O campus 3 assume-se como um eixo catalisador do desenvolvimento das Regiões do Vale do Sousa e Tâmega, contribuindo para o desenvolvimento e bem-estar social destas, através da formação superior, da investigação e da prestação de serviços à comunidade. A nossa capacidade de intervir e concretizar mais e melhor na sociedade em que estamos inseridos e numa área extensa e geograficamente diferenciada é a materialização no conhecimento de um Portugal aberto, inovador, competitivo e democrático”.

P.PORTO: uma comunidade global aberta a todos

Um dos desafios que se coloca às IES portuguesas é a internacionalização nos seus vários domínios, como a mobilidade ou projetos de cooperação e investigação. Assumindo-se uma comunidade global, fruto de programas de cooperação e mobilidade com diversas universidades e instituições internacionais de ensino superior de prestígio, o P.PORTO tem registado resultados positivos na atração de estudantes internacionais, de alunos em mobilidade, promovendo uma regeneração económica e a capacidade de fixar esses alunos, através de empregos qualificados. “Tem-se vindo a desenvolver uma estratégia nacional para captar e fixar talentos, e os resultados têm sido positivos. A maioria dos estudantes internacionais é oriunda do espaço lusófono, já no que respeita à mobilidade são europeus”.

Investigação privilegia cultura de criação de novo conhecimento

O P.PORTO tem-se pautado por um excelente desempenho na publicação científica de elevada qualidade. Tomando por base o Ranking Mundial da SCIMAGO, que combina indicadores quantitativos com qualitativos, a instituição do norte de Portugal surge muito bem posicionada no horizonte nacional, sempre com perspectivas de alcançar os lugares cimeiros. “Não há formação especializada de alto nível, nem produção de conhecimento, sem investigação. Por isso, a I&D foi sempre uma prioridade para nós”. Atualmente o P.PORTO dispõe de 16 unidades de I&D, avaliadas e financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), das quais oito são autónomas e oito resultam de parcerias com outros centros ou laboratórios associados. Com eixos prioritários de ação que passam pelo desenvolvimento de atividades de investigação científica avançada e a aplicação dos resultados de investigação para o desenvolvimento social e tecnológico, as unidades de I&D do P.PORTO têm sido, sucessivamente, classificadas como “Excelentes”, sendo hoje o P.PORTO a IES politécnica com mais centros de I&D avaliados e financiados pela FCT.

Desde os pequenos projetos locais até aos grandes projetos intercontinentais, as unidades de I&D do P.PORTO têm assumido a liderança, integrando redes estratégicas de parceiros capazes de desenhar o futuro e tornar os sonhos realidade. “Lideramos e integramos vários consórcios internacionais de I&D em diferentes áreas do conhecimento, aprovamos projetos europeus do Programa H2020, em áreas altamente competitivas, de que são exemplo as Biotecnologias, a Energia e as Tecnologias de Informação e promovemos projetos intercontinentais com parceiros de várias partes do globo, desde EUA, América Latina, África ou Ásia”.

Excelência e inovação no Ensino Superior

Inovar faz parte do quotidiano do P.PORTO que está determinado em promover gerações de empreendedores proativos, irreverentes e ousados. Para isso, a instituição intervém diretamente no tecido socioeconômico à escala local e global, através da promoção de uma cultura empreendedora que tem procurado incentivar os seus quadros à proatividade, à apetência pelo risco e ao inconformismo. “Desenvolvemos e valorizamos a criação de ambientes pedagógicos, tecnologicamente inovadores e aplicados, promovendo um quotidiano criativo e desafiador”.

Hoje, falar do P.PORTO é falar de um universo de 22 mil pessoas que estuda, ensina e investiga diariamente, impactando positivamente a produtividade do país, em grande parte fruto da sua especificidade em articular o mundo do conhecimento e a sua aplicação prática. “A nossa identidade, alicerçada na produção e disseminação de conhecimento e ligação ao mundo empresarial e organizacional, está orientada para a transformação e intervenção na sociedade”.

“Juntos fazemos o futuro”

Paulo Pereira assumiu recentemente a presidência do P.PORTO para o quadriénio 2022-2026. Tendo como objetivo concretizar o lema “Fazer o Futuro”, e sob a égide de uma liderança forte, conciliadora, participada e dialogante, o representante da instituição assume para os próximos anos o compromisso de catapultar a instituição para um patamar ainda mais relevante no panorama do Ensino Superior nacional e internacional. “Determinámos como princípio programático uma visão sólida e renovada do P.PORTO baseada numa relação de compromisso com o futuro, partilhada e em rede. Nada de sólido e verdadeiramente transformador é feito de forma isolada, daí o papel crucial das pessoas que constituem o P.PORTO, o nosso grande património e razão de ser da instituição.

Pautando a sua política por princípios base essenciais à determinação efetiva de uma comunidade coesa e próspera, o P.PORTO pretende apostar num clima mobilizador que envolva toda a comunidade, mantendo uma forte união interna e reforçando a génese agregadora da instituição. “O lema da candidatura, ‘Fazer o Futuro’, alicerçado num programa com nove eixos de ação e um vasto conjunto de medidas operativas, distribuídas por 22 vetores, tem como base um elevado e necessário envolvimento de toda a comunidade porque juntos fazemos o futuro”.

Perante este compromisso, o P.PORTO mostra-se disponível para a cooperação e diálogo com diversas instituições públicas e privadas, nos vários domínios especializados do conhecimento. “O P.PORTO, como instituição de Ensino Superior pública, tem a responsabilidade de promover a abertura das fronteiras científicas, culturais e de cidadania que vão muito para além da dimensão da educação formal. Assumimos esse compromisso, e temos sido, ao longo de anos, um agente promotor da criação e produção cultural”. Convocado pela Câmara Municipal do Porto, em parceria com um leque amplo de outros atores, o P.PORTO mostra-se comprometido em apoiar a cultura, promover o acolhimento de novas empresas e a aumentar o emprego qualificado. “A cidade e o Politécnico do Porto estão estrategicamente ligados. Um excelente exemplo da relevância da nossa cooperação é o recentemente inaugurado Parque da Asprela, fruto do esforço conjunto da autarquia, do P.PORTO, da Universidade do Porto”.

Sem esquecer o passado, que faz de si uma das mais conceituadas instituições de Ensino Superior em Portugal, o P.PORTO tem hoje, mais do que nunca, os olhos postos no futuro, seguro de que, com toda a certeza, o melhor ainda está por vir.