: Mais Magazine:: Comentários: 0

Criado em 1979, o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos – CCISP é o órgão de representação conjunta das instituições públicas de Ensino Superior Politécnico. Integra 15 politécnicos, cinco escolas politécnicas públicas não integradas e ainda a representação das universidades dos Açores, Algarve, Aveiro, Évora e Madeira. Fique a conhecer nesta edição, pela voz do Presidente Maria José Fernandes, o trabalho desenvolvido pelo CCISP em prol da coordenação e representação das instituições de Ensino Superior Politécnico e o seu papel incontornável no Ensino Superior português.

No CCISP estão representados todos os institutos superiores politécnicos públicos, as escolas superiores não integradas, assim como as universidades dos Açores, Algarve, Aveiro e Madeira. “O CCISP rege-se pela cooperação e união entre os seus membros. Estes valores são a base do nosso trabalho e da definição da nossa estratégia e das linhas de ação que nos orientam e sustentam todo o nosso trabalho em prol do cumprimento da missão que está adstrita ao Ensino Superior”, explica Maria José Fernandes. A cooperação e a união que caracterizam o funcionamento do CCISP são transpostos para a relação que mantem com os seus parceiros, regionais, nacionais e internacionais, bem como, com os diferentes atores sociais.

Afirmar os institutos politécnicos enquanto agentes transformadores tem sido um dos principais objetivos do CCISP, que assume como uma das suas principais missões contribuir para que Portugal disponha de um Ensino Superior moderno, dinâmico e eficiente, que prepare as novas gerações para enfrentarem com competência os desafios do presente e do futuro. “O Ensino Superior tem de ser um espaço privilegiado para a experimentação, para a criação e cocriação, para o desenvolvimento das soft skills. Neste sentido, precisamos de fomentar a inovação pedagógica, precisamos e continuar a trabalhar em conjunto com os empregadores e as instituições locais, para otimizar a nossa capacidade de oferta”. Com vista a atingir este propósito, o CCISP desenvolve uma estratégia alicerçada no trabalho em rede, na cooperação, envolvimento e participação de diferentes atores – pessoal docente, investigadores e estudantes.

A vertigem disruptiva em que se encontra o mundo acentuou a importância do Ensino Superior, enquanto pilar fundamental na transição para modelos de sociedade em que o conhecimento é a principal energia transformadora. Apesar desta realidade, Maria José Fernandes alerta que o Ensino Superior ainda se depara com vários desafios no que concerne à qualificação, de jovens e adultos, à melhoria de competências e ao processo de transformação digital. “Para além destes desafios, há alguns que continuam e que nos acompanham há mais anos, como é o caso do financiamento e do investimento”, alerta.

Prémio Empreendedorismo Prof. José Adriano
O CCISP instituiu o Prémio Empreendedorismo Prof. José Adriano, que tem como objetivo distinguir um(a) docente do Ensino Superior Politécnico que se tenha evidenciado pelos seus trabalhos na área do empreendedorismo. Uma iniciativa que veio contribuir para o desenvolvimento de uma cultura mais empreendedora no âmbito do Ensino Superior: “Quisemos fomentar a promoção da cultura empreendedora, motivando o desenvolvimento da criatividade, das ideias inovadoras, com a valorização do conhecimento gerado”. Ao promover o desenvolvimento de competências empreendedoras de vocação empresarial, o CCISP assume como uma das metas para o futuro ser uma referência no empreendedorismo no Ensino Superior nacional e internacional. Definindo metas e objetivos, estabelecendo prioridades, criando condições para que o Ensino Superior Politécnico contribua para a missão da qualificação de alto nível dos portugueses, o CCISP continuará a traçar o seu caminho na defesa intransigente de um Ensino Superior de qualidade.