: Mais Magazine:: Comentários: 0

Cabeceiras de Basto tem agora uma nova atração turística, pronta para “fazer perder a vista” a quem visita este concelho, uma Rede de Miradouros que se estende ao longo de todo o território cabeceirense.

São 11 os miradouros que integram esta lista e os quais estão agora a ser alvo de intervenção por parte da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, de forma a serem criadas todas as condições de fruição por parte dos turistas.

Por se encontrarem em zonas altas e de vistas desafogadas, estes locais permitem a observação de amplas paisagens, debruçadas sobre os vales.

Estes espaços, até agora “perdidos” em pequenos recantos do concelho, assumem, com a criação desta Rede de Miradouros, um papel de interesse turístico e cultural.


Por seu turno, as intervenções permitem a contemplação dos vários pontos de interesse paisagístico que o território oferece.


Com a criação de mais uma Experiência Turística, desta vez voltada para os Miradouros, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto pretende conceber, promover e comercializar produtos e experiências emocionantes, que conduzam à superação das expetativas dos visitantes.

Pretende ainda confirmar a importância do turismo na economia local, através da organização e gestão dos recursos endógenos e identitários do Território. Afirmar “Cabeceiras de Basto” como um destino turístico de excelência: através da estruturação, qualificação, dinamização e competitividade da oferta, apostando na sustentabilidade do destino, na valorização da sua identidade cultural e na preservação da sua matriz natural.

A rede integra, assim, o Miradouro de Porto D’Olho em Abadim, o Miradouro do Alto do Madoiro na freguesia de Bucos, o Miradouro do Calhau da Curvaceira em Gondiães, o Miradouro de Santa Bárbara na freguesia de Pedraça, o Miradouro das Cerdeirinhas em Refojos
e os Miradouros dos Esporões, de Fuliposo, de Magusteiro, de Meijoadela, do Nariz do Mundo e de Cambezes na freguesia de Riodouro.

A “Rede de Miradouros no concelho de Cabeceiras de Basto” decorre da aprovação de uma candidatura a fundos comunitários no âmbito do PDR 2020 – Renovação de Aldeias, através da PROBASTO.