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A Mais Magazine esteve à conversa com Nuno Jacinto – Diretor Comercial da ALD Automotive Portugal. Esta marca, oriunda de França, e presente em terras lusas há 30 anos, é líder europeia em soluções de Renting e Gestão de Frotas para empresas. Ficámos a conhecer as estratégias para ultrapassar a atual crise de semicondutores e como vai funcionar a parceria com a smart.


Qual é que tem sido o impacto da crise dos semicondutores na gestão de frotas e por onde pode passar a solução para a mesma?
A crise dos semicondutores continua com um importante impacto no mercado, com fortes atrasos na produção e tempos de espera mais longos, em particular nos veículos novos. A solução passa por conseguir estabilizar as entregas e oferecer diferentes alternativas aos
clientes, através de quatro abordagens principais: Antecipar as renovações – no que respeita a encomendas de veículos novos, começando a alinhar expetativas muito antes do contrato terminar. Em muitos casos pode significar um ano antes do término; Prolongar contratos uma situação com que muitos já estarão familiarizados, bastante utilizada durante a pandemia, mas que ainda se pode aplicar, especialmente quando se considera que o teletrabalho limitou a quilometragem percorrida em muitos veículos da empresa; Considerar alternativas
em termos de marcas e modelos particularmente afetadas por atrasos, assim como níveis de equipamento; Escolher soluções flexíveis – como o ALD Flex que oferece a flexibilidade que a empresa e os colaboradores precisam ou soluções de Renting de usados com disponibilidade de entrega imediata; e por último, ver os BEV como possível resposta, que têm revelado prazos de entrega mais curtos, devido à prioridade dada pelos OEMs.

Recentemente, estabelecerem uma parceria com a Smart. Falem-nos um pouco mais sobre ela e de que forma veio agilizar o processo para um modelo de renting integrado?
A smart, pioneira em mobilidade urbana, escolheu a ALD Automotive, como seu parceiro exclusivo de serviços digitais de Renting para a sua nova geração de veículos totalmente elétricos, numa oferta europeia integrada e totalmente digital. Quer dizer que a ALD Automotive
processará os contratos num formato inteiramente digital, desde o upload da documentação para análise de crédito até à assinatura eletrónica do contrato.

De que forma têm cumprido com o compromisso ambiental?
Prova do nosso compromisso e foco no desenvolvimento da mobilidade sustentável são, já em 2022, a certificação do nosso Sistema de Gestão Ambiental na norma internacional ISO 14001, que com a implementação e manutenção de um conjunto de compromissos e iniciativas,
assegura um Sistema de Gestão Ambiental adequado e eficaz; e a mais recente distinção “Platina” em Responsabilidade Social Empresarial (RSE), que nos permitiu alcançar o topo do 1% das melhores empresas do setor avaliadas pela EcoVadis, refletindo a nossa posição como ator chave para a transição energética, no panorama da mobilidade em Portugal.

A compra de carros elétricos em 2022 tem vindo a aumentar. Mas, ainda existem entraves na hora da utilização deste tipo de viaturas, como a falta de equipamentos para o carregamento e a aceitação da sociedade. Em Portugal, o que deve ser feito para reverter este panorama?
A parte relacionada com os incentivos fiscais, subsídios e outras medidas de apoio governamental aos VE são importantes motores da eletrificação, assim como a qualidade da infraestrutura. Na ALD Automotive o nosso foco têm sido as políticas relacionadas com os
veículos, incluindo as políticas públicas adicionais que terão impacto tanto nos modos de transporte como também, e muito importante, nas infraestruturas de carregamento. Todos os incentivos terão a mesma direção: criar o ambiente certo para a mobilidade pós-combustível em todos os modos de transporte, trazendo veículos mais limpos e uma experiência de tarifação mais simples e transparente.

Que desafios projetam para o futuro da mobilidade e como é que a ALD pretende respondê-los?
Um dos grandes desafios está relacionado com a estabilização da crise dos semicondutores. Outro dos desafios, passa por desenvolver convenientemente todo o ecossistema da mobilidade elétrica no nosso país, e que inclui também a qualidade da infraestrutura e
uma experiência de tarifação mais simples e transparente, e em simultâneo a responsabilidade de traduzir os objetivos de sustentabilidade numa real redução das emissões de CO2. É aqui que as gestoras de frota têm um papel preponderante na promoção ativa de um melhor
desempenho ambiental da atividade de Renting, nomeadamente através do aconselhamento das melhores soluções de acordo com os diferentes perfis de utilização dos condutores.