: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) foi fundado em 1886, sendo, desde então, uma instituição de ensino de referência ligada essencialmente às Ciências Empresariais. Tendo como visão a busca por inovação, experiência e responsabilidade social, o ISCAP fundamenta a sua atividade em quatro pilares fundamentais: ensino, investigação, internacionalização e prestação de serviços à comunidade.

A caminho de completar 136 anos de vida, o ISCAP tem por missão específica a formação, a investigação, a criação e difusão da cultura e do saber e a prestação de serviços na área das Ciências Empresariais. Povoada por mais de cinco mil estudantes, oferece oito Licenciaturas, 16 Mestrados e nove Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP). Para além disso, fazem ainda parte da sua oferta formativa mais de 20 Pós-Graduações e um MBA Executivo no âmbito da Porto Executive Academy (PEA).

Para Manuel Moreira da Silva, Presidente da instituição, a posição de destaque que o ISCAP ocupa desde a sua fundação advém da conjugação de duas importantes dimensões. “A primeira consiste na aposta numa formação interdisciplinar e de excelência, desenvolvida por um corpo docente de qualidade e envolvido em atividades de I&D, e pela lecionação de conteúdos alinhados com a realidade e a evolução do saber e do conhecimento nos vários domínios. A segunda advém do percurso profissional de sucesso e da afirmação individual dos seus estudantes, que são a face visível e os melhores embaixadores da formação de excelência oferecida nos diversos cursos do ISCAP”.

A elevada qualidade dos cursos ministrados, com os consequentes resultados em termos de empregabilidade dos licenciados, reflete o compromisso do ISCAP com o sucesso dos estudantes e com o desenvolvimento do tecido empresarial da região e do país. “O reconhecimento da qualidade e relevância da oferta formativa do ISCAP, medido pela elevada procura dos nossos ciclos de estudo e pelo índice de satisfação, é um dos melhores indicadores do sucesso da formação ministrada”.

Neste âmbito, o ISCAP tem vindo a desenvolver várias linhas de atuação, com o objetivo de apoiar a inserção dos estudantes no mercado de trabalho. Através da dinamização de programas de apoio à procura de emprego e da promoção de oportunidades no domínio do empreendedorismo e do empreendedorismo júnior, o ISCAP está dotado de vários serviços cuja principal missão é apoiar todo o processo de inserção dos seus graduados no mercado laboral.

Ligação à comunidade e a criação de sinergias

Desde a sua génese, o ISCAP tem como preocupação a criação de um forte relacionamento com a sua comunidade escolar e com o meio envolvente. Na verdade, a instituição carrega no seu ADN essa marca: a de ser uma escola aberta à comunidade e que envolve todos os seus atores neste relacionamento. Por ano, o ISCAP organiza mais de 300 eventos técnico científicos nacionais e internacionais nos mais diversos âmbitos. Para além disso tem, neste momento, a decorrer vários projetos com empresas, municípios e hubs de empresas. “Mantemos um relacionamento constante com o tecido empresarial e com as forças vivas da comunidade, assente no desenvolvimento de protocolos e parcerias estratégicas com grande valor para os nossos estudantes, que enriquecem o seu ambiente de aprendizagem e são geradoras de oportunidades de emprego no futuro”, explica o Presidente.

O ISCAP acredita que o seu crescimento só poderá realizar-se através da criação de sinergias com empresas, autarquias e outras instituições nacionais e internacionais. Por isso, aposta em parceiros de grande relevo, nacionais e internacionais, de onde fazem parte associações comerciais e profissionais, grandes empresas e grupos nacionais, diversas PME’s, autarquias e instituições públicas. Uma rede de parcerias que tem sido fundamental para prossecução da missão da instituição, como explica Manuel Moreira da Silva: “Todas estas parcerias suportam a implementação da nossa missão, seja por criarem oportunidades de estágio para os estudantes, participarem e promoverem projetos de investigação, ou por colaborarem nas dinâmicas de vários cursos e unidades curriculares”.

Internacionalização: um dos motores de crescimento do ISCAP

Também no âmbito da internacionalização a estratégia do ISCAP tem passado pelo aumento constante de acordos de cooperação celebrados e concretizados com várias instituições de Ensino Superior, particularmente na Europa, mas também no Brasil e em Angola. O Joint Degree realizado em parceria com a Vilniaus Kolegija (Lituânia) e com a Estonian Entrepreneurship University of Applied Sciences (Estónia) é apenas um exemplo dos diversos acordos estabelecidos pela instituição e que representam excelentes oportunidades de aprendizagem para os estudantes.

Manuel Moreira da Silva assume que a internacionalização e a realização de acordos de mobilidade são processos que têm merecido atenção contínua por parte do ISCAP, que tem vindo a criar condições para uma internacionalização mais integrada e mais inclusiva, alinhada com a Agenda 2030 das Nações Unidas, com o Programa ERASMUS+ e com a Universidade Europeia ATHENA, enquanto forma de aumentar a qualidade da educação, da investigação e o impacto na sociedade.

Unidades de investigação são ponto estratégico

Nos dias de hoje, a investigação científica é uma das áreas primordiais das instituições de Ensino Superior. Assim, o ISCAP assume as suas unidades de investigação, cuja atividade tem vindo a evoluir e a ser largamente reforçada como um ponto estratégico para o desenvolvimento da investigação e do conhecimento científico no núcleo do instituto. A acreditação do CEOS.PP – Centro de Estudos Organizacionais e Sociais, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, constitui o culminar dessa evolução e o reconhecimento da qualidade da investigação residente. “Uma aposta forte na investigação passa, necessariamente, por uma maior e melhor produção científica dos nossos docentes e investigadores e pela afirmação reforçada dos dois centros de investigação do ISCAP: o CEI – Centro de Estudos Interculturais – e do CEOS.PP, a nível nacional e internacional”. Neste âmbito importa assim destacar os projetos ENFEM – Female TCNs Integration in Local Communities through Employability and Entrepreneurship Local Oriented Strategies e o AA – Assessing newly arrived migrants’ knowledge in Science and Math using augmented teaching material, ambos coordenados pelo ISCAP e que representam uma efetiva resposta da instituição aos desafios da atualidade.